Pedagogia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 25
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Processos de aprendizagem da educação básica no campo: desafios e possibilidades.
    (2021-04) Oliveira, Silvia Lopes de; Garcia, Rubia Nunes Reis; Bernades, Reisla Cristina; Nunes, Valdirene dos Santos
    As políticas públicas de Educação chegaram ao campo como uma extensão do modelo de escola urbana. Com o processo de redemocratização do país e a aprovação da Constituição de 1988, inúmeros debates foram organizados em torno dos direitos sociais da população rural. Por meio da Carta Magna vigente, foram aprovados direitos educacionais bastante significativos consolidando o compromisso do Estado e da sociedade brasileira com a promoção da educação para todos, respeitando as singularidades culturais e regionais. Como objetivo deste estudo, coloca-se: compreender as dificuldades e as possíveis contextualizações que podem ser implementadas nas práticas pedagógicas em uma escola do Campo.
  • Monografia Acesso aberto
    Estrategias pedagogicas para a facilitação e desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TDAH
    (2023-12) GONTIJO , Thais Aragao
    O processo de ensino e aprendizagem é influenciado por diversos fatores, e é de responsabilidade dos educadores compreender as implicações desses fatores em seu método de ensino e no progresso educacional dos estudantes. Entre esses fatores, destacam-se as necessidades especiais dos alunos diagnosticados com condições como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Neste sentido, o objetivo deste estudo consistiu em examinar a literatura acadêmica e conduzir uma investigação de campo com o intuito de identificar práticas pedagógicas que visam otimizar o desempenho escolar de alunos diagnosticados com TDAH. O método de pesquisa empregado foi a abordagem qualitativa, combinando a revisão bibliográfica para construção do referencial teórico e do estado da arte, com a pesquisa de campo realizada em uma instituição de ensino particular em Divinópolis, Minas Gerais. Nesta pesquisa, participaram quatro professoras, representando diferentes níveis da Educação Básica, abrangendo a Educação Infantil, os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, bem como o Ensino Médio. Os resultados revelaram desafios significativos enfrentados pelos alunos com TDAH, tais como dificuldades de concentração, obediência a instruções e envolvimento em atividades de longa duração. Como resposta a essas dificuldades, foram aplicadas estratégias pedagógicas direcionadas à abordagem das necessidades específicas dos alunos, incluindo comunicação clara para transmitir instruções de atividades, divisão das tarefas em etapas para manter a atenção dos alunos e a incorporação de intervalos e pausas nas atividades para sustentar a concentração e garantir a conclusão das tarefas. Este estudo conclui que é essencial que os educadores reconheçam a presença de alunos com necessidades especiais e elaborem planos estratégicos a fim de preservar o progresso acadêmico desses estudantes, evitando prejuízos ao seu desempenho escolar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
    (2023-12) SALOMÉ, Joana Cecília Souza; LISBOA, Maria Eduarda de Souza; DALDEGAN, Sabrina Aparecida Costa
    As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) trazem para o campo da Educação novas possibilidades, exigindo dos educadores diferentes formas de atuação. O domínio da cultura digital está entre as dez competências gerais que a Educação Básica deve desenvolver nos estudantes, conforme destaca o texto da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Portanto, para que alcancem esse e outros objetivos delineados pela BNCC, é fundamental que os profissionais de educação estejam preparados para a promoção de tais aprendizagens, capacitando-se em serviço para a aplicação pedagógica das TDIC, de modo a munir-se de recursos para a aplicação de estratégias de ensino atraentes e condizentes com os desafios da contemporaneidade. Este estudo científico, tem como objetivo questão depesquisa identificar de que maneira a rede estadual de ensino da cidade de Divinópolis - MG tem atuado pela formação continuada de docentes em serviço no sentido da aplicação de tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas pedagógicas? Com o objetivo de compreender a realidade da rede estadual de ensino da cidade, foi utilizado como percurso metodológico a coleta de dados com abordagens de natureza quantitativa e qualitativa, combinadas por meio da aplicação de questionários on-line com os profissionais da rede estadual de ensino de Divinópolis - MG. Os resultados destacam a importância das ações de formação continuada docente como um componente fundamental para o aprimoramento da prática pedagógica e, consequentemente, para a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A brinquedoteca como projeto extensionista em uma escola de educação infantil do campo
    (2023-11) OLIVEIRA, Lorena De Freitas. RIBEIRO. Mariana De Souza.
    A brinquedoteca é um espaço especialmente dedicado ao brincar e ao desenvolvimento infantil. É um ambiente projetado para oferecer às crianças uma variedade de brinquedos, jogos e materiais educativos que estimulam a criatividade, a imaginação, a socialização e o aprendizado, podendo ser um projeto extensionista valioso em escolas de educação infantil do campo. Assim, estudantes de Pedagogia do Centro Universitário UNA concretizaram, como resultado de um Projeto Extensionista, a implementação de uma brinquedoteca em uma escola municipal de Educação Infantil do campo. Tendo em vista que o desenvolvimento social e a atuação em comunidade são parte dos objetivos da ação universitária, este Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se a compreender a importância da realização de projetos de extensão universitária voltados para esta realidade educacional, bem como a importância de uma brinquedoteca como instrumento pedagógico. A pesquisa envolveu uma revisão teórica abrangente e coleta de dados em campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacaram a influência positiva da brinquedoteca na promoção de um ensino e aprendizado abrangente na educação infantil rural.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS
    (2024-11) VASCONCELOS , Luiza Nogueira; GONÇALVES, Maria Eduarda; COSTA, Thiago Aparecido da
    O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa destinada a investigar em que medida são realizadas pela rede estadual de ensino ações de atualização e capacitação dos profissionais de educação para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da educação. Os dados foram analisados à luz da legislação vigente sobre a educação inclusiva e da literatura especializada no tema. Os resultados indicaram que os professores do AEE possuem formação inicial diversificada, mas insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva, e que a formação continuada oferecida pela rede municipal é esporádica e descontextualizada.
  • Monografia Acesso aberto
    A Educação Escolar Indígena: história, desafios e possibilidades na afirmação da diversidade
    (2024-05) RAIMUNDO, Camila Corrêa; TEIXEIRA, Janaina Izabelle Fernandes
    Este estudo aborda a educação indígena no Brasil, visando compreender sua viabilização através da análise de história, estrutura, avanços, autonomia, organização escolar e conformidade legal. Utilizando uma abordagem bibliográfica, busca-se entender a complexidade desse cenário, transcendendo barreiras culturais. Os resultados evidenciam implicações práticas e limitações, delineando caminhos para políticas educacionais mais inclusivas, como a participação das comunidades na gestão escolar e formação de professores indígenas. O estudo contribui para o entendimento dos desafios enfrentados por essas populações e para o desenvolvimento de soluções adequadas e inclusivas.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O atendimento educacional especializado: estudo de caso em uma escola municipal de Divinópolis.
    (2023-11) VASCONCELOS , Luísa Nogueira; GONÇALVES , Maria Eduarda; COSTA, Thiago Aparecido da
    O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa destinada a investigar em que medida são realizadas pela rede estadual de ensino ações de atualização e capacitação dos profissionais de educação para atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais da educação. Os dados foram analisados à luz da legislação vigente sobre a educação inclusiva e da literatura especializada no tema. Os resultados indicaram que os professores do AEE possuem formação inicial diversificada, mas insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva, e que a formação continuada oferecida pela rede municipal é esporádica e descontextualizada.
  • Monografia Acesso aberto
    IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
    (2023-11) SOUZA, Paloma Estephanie
    Para a criança a brincadeira é um meio de exercitar sua imaginação, estabelecendo relações com o mundo ao seu redor e suas vivências. É através da brincadeira que a criança constrói, organiza, reflete e cria seu universo. O presente estudo busca responder à seguinte questão de pesquisa: de que modo jogos e brincadeiras trazem contribuições para a primeira infância? Como objetivo principal tem-se: investigar de que maneira os jogos e brincadeiras contribuem para a formação integral do indivíduo. Para elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso utiliza-se como metodologia o levantamento bibliográfico e a pesquisa empírica de caráter qualitativo, que descortina a maneira como os jogos e brincadeiras são aplicados na Educação Infantil e a importância de que haja uma mudança de paradigmas e concepções pessoais e profissionais dos docentes, seja por meio da promoção de reflexões coletivas ou de formações continuadas em serviço. O estudo reforça a necessidade de repensar o papel do brincar na Educação Infantil e de capacitar os educadores para aproveitar seu potencial educacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM
    (2023-12) SILVA, Maysa Duarte
    No presente trabalho, busca-se compreender o que crianças atuantes da educação infantil, estão se manifestando mediante metodologias embasadas no ato de brincar. A escolha do tema nasceu mediante a necessidade do educador em formação compreender e dominar o “brincar”, assimilando-o como ferramenta pedagógica, visto que as brincadeiras são tão significativas e rotineiras no universo infantil, pois é brincando que os pequenos tem suas primeiras concepções sobre sociedade, e como eles intercedem a ela. Através da pesquisa de campo realizada em ambiente escolar, buscou-se perceber as perspectivas propiciadas pelo brincar, e como a criança espelhada pelo brincar aprende, interage e interfere no ambiente escolar, dessa forma essa pesquisa se baseia em salas de aula e na área externa, onde essas ações são realizadas com maior frequência. Para estruturação desta pesquisa, foi realizado um estudo descritivo, construído e fundamentado principalmente nas perspectivas e filosofias vygostikianas, e legislações vigentes a respeito da Educação Infantil contemporânea. Diante o estudo realizado, constata-se as vantagens da brincadeira para o aprimoramento da aprendizagem e da socialização infantil, bem como a relevância de proporcionar estes momentos no âmbito escolar
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Musicalização na educação infantil
    (2022-11-21) Batista, Jéssica Barreto; Silva, Suellen Aparecida da
    A música é essencial para a prática pedagógica pois, por meio dela, as crianças usufruem da ludicidade e desenvolvem-se intelectual e emocionalmente, aprendendo a expressar suas opiniões, conhecimentos e sentimentos. Ao vivenciar as atividades musicais, os alunos despertam sensibilidades e compreensões por meio da descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos. Diante disso, este estudo realiza análise de normatizações e pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo com o objetivo de entender a importância e os benefícios da música nos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos da pandemia de Covid-19 na educação infantil
    (2022-11) Ferreira, Isabelly Diovana Tavares Ferreira; Souza, Girlene Mendes de Souza
    Este estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021. Este estudo busca compreender os impactos da forma de escolarização colocada em prática no período pandêmico no que diz respeito à Educação Infantil, investigando as relações estabelecidas entre escola e família e analisando as dificuldades encontradas no processo. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa, opta-se pelo estudo de referencial teórico e pela realização de pesquisa de campo de cunho qualitativo, entrevistando-se profissionais de educação que vivenciaram essa modalidade de ensino nos anos de 2020 e 2021.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O acompanhamento pedagógico de crianças em tratamentos oncológicos
    (2022-11-22) Vilela, Letícia Oliveira; Diniz, Rafaela Fonseca
    Considerando que crianças diagnosticadas com doenças oncológicas, devido ao longo período de tratamento hospitalar, ficam impossibilitadas de frequentar instituições de ensino, é imprescindível que, ainda que nessas condições, elas tenham acesso tanto à assistência médica adequada quanto a uma educação de qualidade. O afastamento das atividades escolares faz com que essas crianças sofram consequências negativas em âmbitos físico e emocional. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar a importância do acompanhamento pedagógico hospitalar na vida de crianças que estão em tratamento contra o câncer.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Mente e corpo em movimento: o desenvolvimento da psicomotricidade em escolas de educação infantil.
    (2022-11-21) Dias, Aparecida Alves; Rodrigues, Drielly Paulini
    Este trabalho dedica-se ao estudo de práticas pedagógicas que visam ao desenvolvimento da Psicomotricidade em escolas de Educação Infantil. Levando em consideração que as práticas psicomotoras são ferramentas que auxiliam significativamente a docência na Educação Infantil, trazendo uma proposta lúdica, divertida, em que a criança trabalha a corporeidade e o autoconhecimento, destaca-se que, na primeira infância, o corpo é considerado a forma de comunicação dos sujeitos. É através dele que a criança irá se reconhecer e reconhecer o mundo que a cerca. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo investigar como a Psicomotricidade é trabalhada, a fim de contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O desenvolvimento da pedagogia sistêmica no contexto da alfabetização
    (2022-11-22) Silva, Brenda Saldanha; Oliveira, Paloma Fabiana de
    Considerando que uma relação educacional sistêmica visa a promover uma abordagem pedagógica baseada em diferentes universos da criança, levando em conta, entre outros aspectos, sua família e comunidade de origem, torna-se indispensável o entendimento de que os pais ou responsáveis por cada aluno sejam partícipes constantes dos processos de escolarização. Para concretização do estudo, como metodologia, utiliza-se a revisão de bibliografia, seguida de pesquisa de campo de cunho qualitativo, com a realização de entrevista com profissional escolar de uma unidade de ensino que atenda alunos do 10 e 20 ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização).
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A importância da Afetividade na relação professor/aluno nos processos de ensino/aprendizagem na educação infantil
    (2022-11) Silva, Lidiane Alves da
    Este estudo busca demonstrar que a afetividade está entrelaçada na relação professor-aluno, influenciando significativamente a aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que esta é a fase em que a criança começa a entender as mudanças físicas e sociais e a adaptar-se a elas, criando conexões com o meio em que se insere. Nesse sentido, assume-se como objetivo entender a importância da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e sua influência na aprendizagem de crianças, nessa etapa escolar. Para tanto, são utilizadas como metodologias a revisão de bibliografia e a pesquisa de campo de cunho qualitativo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A escolarização e a inclusão social da criança autista
    (2022-11-22) Silva, Gabriela Fonseca
    Uma pesquisa de 2018, realizada pelo Center of Diseases Control and Prevention (CDC), entidade governamental dos Estados Unidos, aponta que uma criança a cada 44 nascidas têm o Transtorno do Espectro do Autismo (6A02) (TEA). Esta estimativa destaca uma quantidade significativa de crianças e jovens que, cada vez mais, precisam ter seu direito à educação garantido, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988. Portanto, o objetivo geral traçado para esta pesquisa é compreender de que forma um aluno com TEA tem sua inclusão social desenvolvida por meio da sua trajetória escolar. O estudo proposto pode ser justificado pelo reconhecimento de que cada criança autista tem suas particularidades e apresenta necessidades educativas singulares e que merecem ser analisadas.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A importância da educação continuada e as tecnologias educacionais pós pandemia
    (2021-07-12) Miranda, Sara Suélen Braga Silva; Oliveira, Gabrielle Bárbara Silva
    Este artigo tem como objetivo compreender a importância da formação continuada na vida do educador por meio do uso das tecnologias digitais que ficaram em evidencia durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. As informações foram extraídas por meio de pesquisas bibliográficas e pesquisa qualitativa. Nesse sentido, coletamos estudos através do questionário aplicado pelas pesquisadoras respondido por sete profissionais que atuam na área da educação sobre a formação continuada por meio de questionário no Google Forms, contendo nove perguntas sobre dificuldades e benefícios que essas tecnologias trouxeram. De forma mais abrangente professores da educação infantil, ensino médio, ensino técnico e ensino superior responderam ao questionário para que pudéssemos dimensionar quais profissionais atuantes na educação tem se preocupado com a atualização de seus saberes. A tecnologia e principalmente com a formação continuada para o avanço do novo milênio, da resiliência, da organização e da autonomia do aluno. Como resultado, entendemos que o embasamento teórico foi uma busca das competências profissionais, as quais se fazem necessárias ao professor/educador do século XXI. A educação foi impulsionada pela necessidade de formular meios para driblar o isolamento social, e nesse desafio a tecnologia tem papel fundamental provocando grandes mudanças na comunidade escolar. No mundo pós-pandemia, viveremos o primórdio das mudanças globais, que revelam um quadro desafiador, múltiplo não apenas em riscos, mas também em possibilidades.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Contribuições pedagógicas dentro do ambiente hospitalar da Santa Casa de Belo Horizonte
    (2022) Fonseca, Rosângela; Franklim, Sueli; Ribeiro, Luciene
    O presente artigo possui como objetivo principal desenvolver uma análise exploratória da pedagogia hospitalar e suas características, considerando o contexto das crianças e pacientes em situação de internação. A pesquisa foi conduzida com fundamentos nas referências teóricas principais da área, mostrando o trajeto desta vertente educacional tão importante no Brasil, a legislação que envolve a temática, a relação do pedagogo hospitalar com a criança e o projeto pedagógico existente no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem qualitativa voltada para a pesquisa de campo e para entrevistas não estruturadas realizadas com as pedagogas hospitalares que se prontificaram a participar da pesquisa. Em linhas gerais os resultados apontam incisivamente na direção da importância que a pedagogia hospitalar exerce nos hospitais, auxiliando muitas vezes no tratamento clínico da criança/paciente. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de alguma forma para a superação dos desafios que se colocam diante do setor na contemporaneidade, de forma a maximizar todos os benefícios da pedagogia hospitalar em larga escala.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uma análise do Plano de Estudos Tutorados (PET) do ano de 2020 na perspectiva da lei N°10.639/03 nos conteúdos de História do (7°) ano
    (2022) Sales e Silva, Fernanda Graziele
    O presente artigo visa analisar os Planos de Estudos tutorados (PET) de História do (7°) ano e a lei n°10.639/03, a qual institui a obrigatoriedade da temática africana e afro-brasileira nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio. O PET é uma ferramenta do Regime de Estudos não presenciais desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e é ofertado aos alunos da rede pública, sendo uma alternativa projetada para dar continuidade ao processo de ensino, aprendizagem nesse período que as aulas estiverem suspensas pela pandemia (COVID-19). Na análise documental qualitativa foi possível compreender os significados das ideias contidas nos conteúdos e interpretar de forma crítica o fichamento dos planos de estudos. Pela complexidade de abordar a temática afro-brasileira e africana, podemos perceber que o Plano de Estudos em seus conteúdos apresenta em sua grande parte a visão hegemônica europeia que acumulou poder político, econômico e social explorando outras nações no período da colonização, e sua influência abarca o conteúdo de história.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E ALFABETIZAÇÃO
    (2021-07-11) Catôco, Fernanda; Souza, Karina; Xavier, Lilian
    O processo de aprendizagem por meio das brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil no processo de alfabetização e se justifica pelo interesse das acadêmicas pelo tema em averiguar a importância do desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a brincadeira é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e a exploração de significados e sentidos pelas crianças, interferindo positivamente no processo de alfabetização. Além disso, tornou-se evidente que, utilizando o ato de brincar na escola, o professor consegue desenvolver e estimular as crianças em diversas situações educacionais, construindo seu processo de ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias onde a criança é estimulada de forma lúdica e significativa. Dessa forma, espera-se que este artigo contribua para ampliar e aprofundar as discussões e a compreensão acerca da importância do brincar na educação infantil para o processo de alfabetização.