Engenharia Mecânica

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  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Análise da utilização do Sistema MPEC® na montagem de tanques de armazenamento químico: um estudo de caso no sul do Brasil.
    (2023-11) SANTANA, Ruy Patrick Andrade de; MESQUITA, Thiago Dias; SILVA, Leonardo Sales Ferreira; LIMA, Ariane; SANTOS, Dayane Rodrigues dos
    Os combustíveis derivados do petróleo e os biocombustíveis são utilizados por toda a indústria e sociedade brasileira. A construção e manutenção de tanques de armazenamento químico se faz necessária para a operação das empresas que utilizam e/ou distribuem esse tipo de combustível na indústria brasileira. O sistema MPEC® consiste na montagem dos tanques de armazenamento químico de maneira inversa quando comparada à convencional e por essa razão gera economia de tempo de montagem, custo e diminuição do risco de acidentes. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização do sistema MPEC® na construção de tanques de armazenamento químico em uma obra localizada no Rio Grande do Sul. A metodologia adotada para elaboração do trabalho foi a realização de um levantamento bibliográfico acerca do tema e uma pesquisa de campo exploratória e observacional. Os resultados demonstraram que a utilização do MPEC®10 contribui para execução de projetos de forma rápida, dinâmica e em pleno acordo com as normas vigentes, atendendo as complexidades que o contrato possa vir a exigir. Concluiu se que o sistema MPEC® se apresenta vantajoso quando comparado aos demais sistemas de construção e montagem de tanques, porém, há a necessidade de estudos mais abrangentes sobre o tema para uma melhor compreensão das metodologias utilizadas na construção de tanques de armazenamento químico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Projeto carrinho Munck
    (2023-11) SILVA, Allan Flor da, Allan; SOUZA, Douglas Roberto de Oliveira, Douglas; SANTOS, Henrique Rodrigues dos, Henrique; NETO, José Amaro Gomes , José; GOMES, Lucas Barbosa, Lucas; ROCHA, Maria Eduarda Cunha da, Maria Eduarda; MARQUES, Robson Henrique, Robson
    O projeto consiste em todo o processo de dimensionamento e confecção de um Carrinho Munck, um carro de quatro rodas convencional com um sistema de elevação acoplado com patolagem. Com a função de entrar em espaços menores para remoção e instalação de pequenos equipamentos, como bombas e motores – em unidades operacionais e realizar seu transporte para manutenções e revisões, com a facilidade de ser manual, aumentando assim a produtividade e diminuindo recursos como suporte de içamento e máquinas modelo guindaste. Todo o projeto e protótipo foi realizado com o auxílio do software Fusion 360, onde com o mesmo a modelagem e manufatura do protótipo do carrinho foi aplicada, assim podendo simular os pontos de esforços sofridos pelo dimensionamento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Estudo da estratégia de controle cascata
    (2022-07-23) Pinto, Pedro; Marcolino, Victor; Silva, Vinicius; Viana, Yago
    O presente trabalho trata do projeto e implementação experimental de um sistema estável de controle de nível para uma indústria. Dado que o projeto implementado tratou do controle de nível e sabendo-se que a vazão de alimentação sofre variações, foi utilizada a arquitetura de controle cascata. O controle cascata permite que um controlador primário (mestre) regule um controlador secundário (escravo), melhorando a velocidade de resposta e reduzindo os distúrbios causados pela malha secundária. A execução deste projeto teve como base a utilização dos tanques de água para incêndio e foi definida, a utilização do Controlador Lógico Programável (CLP) Atos MCP4004.06BF para controle deste projeto. Para visualização dos processos foi utilizado o software InduSoft Web Studio v6.1 + Service Pack 6 e com ele foi estruturado o Programa Supervisório, conforme requisitos especificados no projeto, contendo 7 telas: sinótico, instrumentos, sintonia do controlador de nível (LIT), sintonia do controlador de vazão (FIC), alarmes, eventos e trend. A sintonia dos controladores foi realizada utilizando-se o Método do Modelo Interno (IMC). Os ajustes dos controladores possibilitaram que as perturbações induzidas ao sistema fossem rapidamente detectadas e corrigidas pela malha escrava antes mesmo de alterar e perturbar a malha mestra, obtendo-se um ótimo desempenho devido à distribuição equitativa, entre os dois controladores, dos elementos dinâmicos no processo.
  • Monografia Acesso embargado
    Impactos gerados pelo uso da impressão 3D na Medicina
    (2021-06-08) Silva, Felipe dos Santos; Rocha, Jean da SIlva; Lima, Lucas Pereira de
    A engenharia tem se empenhado em resolver problemas. Construções, criação de equipamentos inovadores e descobertas têm surgido. A bioengenharia é uma nova vertente da engenharia que tem buscado melhorias e avanços para setores da medicina, que hoje enfrentam problemas. Essa revisão pretende contribuir com a união de conteúdos já publicados sobre essa área pouco conhecida, mas que promete benefícios à humanidade e tem por objetivo mostrar a evolução da bioengenharia e da impressão 3D e sua relação com a medicina, através da técnica da bioimpressão. Atualmente existe grande demanda por órgãos, o que torna as filas de transplantes cada vez maiores; e devido às técnicas de bioimpressão que estão sendo aperfeiçoadas a produção de órgãos em laboratório pode ser uma alternativa promissora. Através do levantamento de informações de artigos, teses e de laboratórios de bioengenharia com foco na bioimpressão é possível identificar neste trabalho a evolução da bioengenharia e o uso da bioimpressão através das impressoras 3D; as principais técnicas utilizadas, com foco na técnica de extrusão, que tem sido a mais promissora e viável devido ao custo acessível e bons resultados; os biomateriais mais utilizados e os laboratórios especialistas na produção de órgãos artificiais. Outrossim, aborda-se o atual cenário das filas de transplantes de órgãos no Brasil e uma perspectiva de como a bioimpressão de órgãos pode ajudar a reduzir as filas de espera. Espera-se que o presente trabalho possa demonstrar a importância e os impactos que a evolução da impressão tridimensional tem gerado na medicina através da produção de órgãos. Após analisados os dados identificou-se que a técnica da bioimpressão de tecidos hepáticos tem potencial de produzir órgãos que possam ser transplantados nos próximos anos, ampliando a técnica para outros órgãos; redução ou até o fim das filas de espera por órgãos; teste de drogas in vitro e modelagem de doenças. Foram apresentadas também as limitações que ainda envolvem a bioengenharia, tais como investimento inadequado; necessidade de aperfeiçoamento das tecnologias existentes, como equipamentos e materiais, que tornem a bioimpressão mais viável; e o entendimento das questões biológicas que tornem esses órgãos com completa funcionalidade, com potencial para atenuar problemas recorrentes na sociedade. A impressão 3D tem se mostrado uma ferramenta inovadora na atualidade, e tem possibilitado resultados importantes à medicina, através da bioengenharia tecidual, com a produção de tecidos e órgãos artificiais, que trarão benefícios em longo prazo. Sugere-se para os próximos trabalhos o estudo de campanhas que incentivem transplantes de órgãos biológicos e análise de outras técnicas de fabricação de órgãos existentes como, por exemplo, a descelularização.
  • Monografia Acesso aberto
    Automatização dos bicicletários no Centro Universitário São Judas Tadeu – Campus Unimonte
    (2021-06-08) Gomes, Renier; Carpanedo, Luiz; Mendonça, Matheus
    Este projeto tem o objetivo de aprimorar o artigo entregue em 2020 dos alunos de Engenharia mecânica na implementação de um sistema de trava fixa como solução para modernização dos bicicletários instalados atualmente no Centro Universitário São Judas Tadeu – campus UNIMONTE, localizada na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Em fevereiro de 2020 o surto de covid-19 chegou ao Brasil, gerando novos questionamentos em vários aspectos, dentre eles a forma de locomoção de sua população. Tendo em vista que a melhor profilaxia no momento é o distanciamento social, a bicicleta ressurge como um meio de transporte mais atrativo e seguro frente a opções de transporte coletivo para curtas e médias distâncias, principalmente em cidades planas como é a cidade de Santos. O projeto visa aprimorar o atual bicicletário, melhorar a experiência do usuário utilizando a interface com um aplicativo e reforçar a segurança do conjunto, oferecendo uma trava automatizada para cada vaga do bicicletário. O sistema de travas foi redesenhado em um software em 3D com simulação das cargas aplicadas no sistema para futura implementação no local. Nesta simulação foi avaliada a resistência mecânica do conjunto, indicando se há pontos de atenção referente aos esforços nos ganchos. Foi desenvolvido um aplicativo para realizar a comunicação com o arduíno que comandará o sistema de travas, o que proporcionará a consulta prévia de vagas disponíveis aos usuários nos bicicletários instalados no local através de um sensor de presença projetado para ser instalado acima de cada gancho que receberá uma bicicleta. O projeto ainda estimou os custos para implementação do novo sistema, tendo como base o menor dos bicicletários existentes na universidade, com 11 vagas disponíveis. A simulação de cargas demonstrou que a estrutura projetada suportará o peso de todas as bicicletas e o projeto demonstrou um custo de implantação relativamente baixo, além disso a simulação do funcionamento do sistema e do aplicativo foi satisfatória, com um layout amigável ao usuário no smartphone. É possível concluir que o projeto de bicicletário proposto melhorará consideravelmente a experiência do aluno da universidade que utiliza a bicicleta como meio de transporte e pode inclusive aproveitar boa parte da estrutura já presente na universidade.