Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-06-10
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Arana, Rodrigo
Orientador
Tavares, Angelo Damigo
Coorientador
Resumo
Este trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional.

Palavras-chave
Habilidades não-técnicas, Comportamento humano, Parametrização, Treinamento
Citação