Ciências Aeronáuticas

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  • Monografia Acesso aberto
    Perspectivas de uso dos Biocombustíveis sustentáveis na aviação brasileira
    (2024-06) SCANAVACHI, Carlos Eduardo Figueiredo
    O objetivo geral deste estudo foi de examinar as principais alternativas aos combustíveis fósseis nas operações aéreas brasileiras. Livros, artigos e relatórios foram analisados como fontes de dados, utilizando uma abordagem exploratória. O estudo empregou métodos qualitativos. Uma análise de dados de pesquisas bibliográficas sobre biocombustíveis foi realizada para avaliar as diversas matérias-primas viáveis para a produção sustentável de biocombustíveis no contexto brasileiro. Os resultados demonstram benefícios ambientais e econômicos para a sociedade brasileira. A conclusão é que a adoção de biocombustíveis, além de promovido o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional, também contribuiu significativamente para o alcance das metas globais de redução das emissões de gases poluentes. Com o crescimento populacional impulsionando a crescente demanda por combustível de aviação, o Brasil tem grande potencial para se destacar na produção de energia renovável. Além disso, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, aliados a políticas governamentais favoráveis, são essenciais para impulsionar essa transição energética e posicionar o Brasil como líder mundial no setor de aviação sustentável.
  • Monografia Acesso aberto
    A gestão ambiental nos ambientes aeroportuários: segurança e sustentabilidade
    (2024-06) VIVALDINI, Thiago Almagro
    Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a atuação da gestão ambiental e seu impacto na manutenção da segurança e da sustentabilidade em áreas aeroportuárias. Como objetivos específicos procuramos analisar aspectos de uma boa gestão e sua importância para a segurança e sustentabilidade, assim como procuramos medidas que contribuam para a formação de uma gestão adequada do meio ambiente. Por meio do procedimento documental, buscou-se em monografias, artigos e documentos orientadores criados por instituições governamentais sobre o funcionamento administrativo dos aeroportos, os problemas ambientais causados pela sua implantação e atividade e medidas que procuram diminuir ou mitigar os danos causados por elas. Ao final da pesquisa, chegou-se a considerações importantes sobre a gestão ambiental em relação à segurança a curto e longo prazo. Foi possível concluir que um preparo de uma equipe gestora voltada para as preocupações do meio ambiente é imprescindível nas atividades aeronáuticas e que a formação e educação ambiental deve ser sempre trabalhada no setor, pois é requisitada desde a implantação das dependências de um aeródromo, seu planejamento, até no dia a dia de suas atividades.
  • Monografia Acesso aberto
    Navegação por GNSS: o uso da tecnologia do sistema global de navegação aérea no Brasil
    (2024-06) LIMA , Aquiles Quaresma
    O objetivo do trabalho, se deu a compreender de que maneira o sistema global de navegação por satélite (GNSS) utilizado na navegação aérea, contribuiu para o aprimoramento operacional da aviação civil brasileira, A metodologia adotada neste trabalho baseou-se em uma análise bibliográfica de cunho exploratório, que serviu como fundamento para a investigação e compreensão aprofundada do tema em questão, esta abordagem permitiu uma exploração detalhada das fontes disponíveis, incluindo artigos científicos, livros, relatórios técnicos e outras publicações relevantes, a fim de identificar as principais tendências, debates e descobertas relacionadas à utilização de receptores de sinais na aviação contemporânea. O estudo abordou de forma abrangente os avanços tecnológicos, desafios regulatórios e impactos operacionais decorrentes da adoção do Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS) na aviação brasileira. Ao analisar os avanços tecnológicos, foi possível verificar como o GNSS revolucionou os sistemas de navegação aérea, proporcionando uma precisão e confiabilidade sem precedentes no posicionamento das aeronaves. Essa tecnologia não apenas permitiu rotas mais diretas e eficientes, mas também melhorou significativamente a segurança das operações aéreas, ao fornecer uma navegação mais precisa. Além disso, o estudo explorou questões relacionadas a harmonização de regulamentos nacionais e internacionais, certificação de equipamentos e aeronaves, e garantia de interoperabilidade com sistemas de navegação existentes. Em geral, na aviação atual é indispensável a utilização de receptores de sinais, sejam ele portáteis ou integrados ao painel da aeronave, demonstrando seusbenefícios oriundos da implementação da modernização. Com a pesquisa se conclui que, a utilização das tecnologias vieram para solucionar problemas, oferecendo mais segurança em relação ao espaço aéreo, bem como aumentar a capacidade e a eficiência aérea. Adotando sistemas avançados, como o GNSS, as companhias aéreas e os órgão reguladores tem sido capazes de aprimorar substancialmente a gestão do tráfego aéreo, com sistemas de navegação mais precisos e confiáveis, tendo a disposição ferramentas que permitem uma orientação mais precisa, mesmo em condições adversas. Isso não só reduz o potencial de acidentes, mas também aumenta a confiança dos pilotos durante os voos, resultando em um ambiente operacional mais seguro e controlado.
  • Monografia Acesso aberto
    A saúde mental de profissionais do contexto aeronáutico e a segurança de todos
    (2024-06) FAZIO, Leonardo Oliveira
    O trabalho aborda a saúde mental de profissionais que atuam no setor aeronáutico e seu impacto direto na segurança de todos os envolvidos em operações aéreas, analisando o nível da qualidade de vida de profissionais do contexto aeronáutico que vivenciam situações de risco, podendo afetar na saúde mental e na segurança de principalmente de pilotos. A relação de bem-estar psicológico precisa ocorrer para todos os colaboradores envolvidos, e assim, a presente pesquisa apresenta correlação significativa entre a saúde mental dos trabalhadores e a incidência de erros operacionais que podem comprometer a segurança de voos. Foram abordados pontos essenciais desenvolvidos frente ao tema, concluindo que a implementação de medidas voltadas ao bem-estar mental dos profissionais aeronáuticos são cruciais para manutenção de altos padrões de segurança na aviação. Dessa forma, importa-se sobre a compreensão da saúde mental no contexto aeronáutico, recomendando o olhar de cuidado e promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro.
  • Monografia Acesso aberto
    As dificuldades de um piloto recém-habilitado ingressar no mercado de trabalho
    (2024-06) BRAMBILLA, Thiago Pasqual
    Esta pesquisa teve como objetivo primordial investigar as principais dificuldades enfrentadas por pilotos recém-habilitados ao tentarem ingressar no mercado de trabalho brasileiro. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, adotando procedimentos bibliográficos e documentais para a coleta de dados, e uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, para a análise desses dados. Fontes incluíram artigos, regulamentos da aviação, relatórios institucionais e depoimentos de profissionais do setor, publicados em plataformas digitais e redes sociais. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que as dificuldades de inserção no mercado são exacerbadas pela alta exigência de horas de voo e experiência prévia, além dos elevados custos de formação. Destacou-se a total necessidade de implementação de políticas públicas e programas de capacitação que facilitem a inserção desses profissionais no mercado de trabalho, como estágios e mentorias, que poderiam melhorar significativamente as oportunidades de emprego e a segurança das operações aéreas.
  • Monografia Acesso aberto
    Perigo da utilização de aeronaves remotamente pilotadas em área de tráfego aéreo
    (2024-06) LUCKOW, Anna Paula da Silva
    Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender os fatores que podem contribuir para a ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos envolvendo aeronaves tripuladas com as remotamente tripuladas. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de regulamentos, leis e artigos. A abordagem utilizada foi a qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o descumprimento de normas e leis pré-definidas e a não observância dos limites de segurança contribuem para várias ocorrências, tanto prejuízos humanos como materiais. A cooperação entre as autoridades, fabricantes de drones e associações profissionais é crucial para desenvolver e implementar soluções eficazes para prevenir incidentes e proteger o espaço aéreo brasileiro. Investir na melhoria da infraestrutura e dos sistemas de controle do espaço aéreo é fundamental para acomodar seu uso crescente. A padronização requer uma estratégia abrangente que integre fiscalização rigorosa, educação pública e cooperação setorial e desenvolvimento sustentável da indústria de drones no Brasil.
  • Monografia Acesso aberto
    A evolução das metodologias de treinamento dos pilotos brasileiros
    (2024-06) QUARESMA, Eduardo do Nascimento
    A transição das abordagens tradicionais para métodos baseados em competências é o centro do estudo. O marco inicial dessa evolução foi a implementação do Programa de Qualificação Avançado (AQP), que é utilizado várias empresas americanas, inclusive por uma empresa brasileira. Além disso, os Programas de Treinamento Baseado em Competências (CBTA/EBT) são destacados como avanços significativos. Essas metodologias focam no desenvolvimento de habilidades e na avaliação contínua de desempenho, priorizando a segurança operacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Embraer bandeirante: ases da aviação brasileira
    (2024-06) CAMARGO, Iury Telisesqui Borges
    A presente monografia investiga o papel do Embraer Bandeirante na história da aviação brasileira, enfocando sua importância como um dos pilares da indústria aeroespacial nacional. O objetivo principal deste trabalho é explorar o legado do Bandeirante, reconhecendo sua significância histórica e tecnológica, bem como sua relevância contínua no cenário da aviação brasileira. Utilizando uma abordagem metodológica que combina revisão bibliográfica e análise de dados, a pesquisa examina a trajetória do Bandeirante desde sua concepção até sua atual posição na aviação nacional. Os resultados revelam a importância do Bandeirante na conectividade regional, no transporte de cargas e passageiros, e no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Além disso, são destacadas as melhorias potenciais nos modelos existentes do Bandeirante e as perspectivas para sua modernização. Conclui-se que o Bandeirante permanece como um símbolo da engenhosidade brasileira na indústria aeronáutica, representando não apenas uma peça fundamental do passado, mas também uma oportunidade para impulsionar o futuro da aviação nacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão ambiental na aviação, nos aeroportos e seus arredores
    (2024-06) ROTELLI, Lucas
    Este trabalho teve como objetivo geral adquirir conhecimentos sobre a gestão ambiental na aviação civil, tomando uma perspectiva ampla e compreensiva, analisando impactos e medidas mitigatórias e/ou de controle desses mesmos impactos resultantes da presença da atividade aérea civil. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental, por meio de publicações, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, percebe-se que o tema é mais complexo do que se apresenta inicialmente, a aquisição de informações foi possível e sua análise resultou na conclusão de que a maior parte dos fatores, se não todos, são observados e controlados seguindo as regulamentações existentes, regulamentações que se encontram em constante uso e atualizações, normalmente de origem internacional e adaptadas para seus devidos territórios. Os principais fatores entre gestão e impactos trabalhados são os ruídos aeronáuticos, a qualidade do ar e as mudanças climáticas, com análises de casos específicos para ruídos e qualidade do ar, visando exemplificar com dados reais. Para mudanças climáticas aplicou-se uma visão mais ampla, certos eventos se apresentam em maior escala, principalmente no que tange emissões gasosas e a crise climática, com esses concluiu-se que passam a ser objetivos do coletivo global, parte da aviação civil e além.
  • Monografia Acesso aberto
    Danos causados por raios em aeronaves construidas com materiais compostos
    (2024-06) REIS, Victor George Braga
    Este trabalho teve como objetivo geral identificar os fatores contribuintes para a ocorrência, nos últimos anos, de danos em aviões e helicópteros que possuem materiais compostos na sua construção. Realizou-se uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico, documental e estudo de casos por meio de artigos, reportagens, regulamentos e relatórios de acidentes ou incidentes aéreos. A abordagem utilizada foi qualitativa. Inicialmente foi feita uma fundamentação teórica para compreender as características dos raios e sua interação com as aeronaves que utilizam materiais compostos em sua construção. Em seguida foram avaliadas as normas utilizadas para certificação. Finalmente foram analisados diversos casos de acidentes e incidentes envolvendo aviões e helicópteros buscando identificar quais fatores foram importantes para o comprometimento da segurança de voo e ocorrência de danos. Como resultado, conclui-se que, muitas vezes, os órgãos de certificação e os fabricantes de aeronaves não conseguem antever completamente possíveis danos causados por raios. Propõe-se que, para o aumento da segurança de voo, a interação entre aeronaves construídas com materiais compostos e raios seja reavaliada. Propõe-se também como um possível trabalho futuro o estudo do impacto das mudanças climáticas no agravamento desse cenário.
  • Monografia Acesso aberto
    Gestão financeira das companhias aéreas brasileira como possível fator determinante de insucesso
    (2024-06) KATO, Ricardo
    Este trabalho tem como objetivo investigar a ineficiência na gestão financeira, das companhias aéreas brasileiras, como fator determinante na falência das empresas, analisando suas causas, impactos e possíveis soluções; uma vez que essa ineficiência, na gestão financeira, tem sido um fator crítico que contribuiu, significativamente, para a falência de diversas companhias aéreas brasileiras. O setor enfrenta desafios únicos, como volatilidade nos preços do combustível, câmbio instável e uma concorrência acirrada. Com muitas empresas acumulando dívidas expressivas, a falta de uma gestão financeira eficaz, levou a um aumento insustentável nos custos operacionais; ademais, as oscilações, nas taxas de câmbio, exacerbaram a vulnerabilidade das companhias; especialmente, aquelas que mantinham dívidas denominadas em moeda estrangeira. Para isso, se propôs uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva. A abordagem exploratória, visa a compreensão inicial e aprofundada do fenômeno em estudo, permitindo a identificação de elementos relevantes e a formulação de hipóteses iniciais. A abordagem descritiva, por sua vez, tem como objetivo retratar características e traços específicos do fenômeno, buscando estabelecer relações e padrões entre variáveis. Como conclusões, verificou-se que o impacto dessa ineficiência, na saúde financeira das empresas, se reflete na redução de rotas e frota, prejudicando a qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, a perda da confiança dos consumidores e a consequente queda na demanda por passagens aéreas, agravaram ainda mais a situação. Para reverter esse cenário, é crucial que as companhias aéreas busquem estratégias de reestruturação financeira, otimização operacional e diversificação de receitas, a fim de enfrentar os desafios do mercado e evitar a deterioração contínua de suas condições financeiras.
  • Monografia Acesso aberto
    Utilização de hidrogênio como combustível na aviação quais as vantagens e dificuldades de sua utilização
    (2024-06) HAACK, Leandro
    A preocupação da humanidade com as mudanças climáticas causadas pelos gases do efeito estufa tem se intensificado nas últimas décadas, motivando a busca por fontes de energia mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. O hidrogênio desponta como um potencial substituto para os combustíveis fósseis, oferecendo uma alternativa promissora para reduzir significativamente as emissões de carbono. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens e dificuldades da utilização do Hidrogênio como combustível de aviões, analisando os avanços na fabricação de novos motores movidos a hidrogênio, como o combustível deve ser armazenado, quais a dificuldades na distribuição deste combustível, quais mudanças na infraestrutura aeroportuária serão necessárias e pôr fim a segurança da utilização do hidrogênio como combustível de aviões. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, com o procedimento bibliográfico e abordagem tanto qualitativa como quantitativa. A análise dos dados foi feita através de revistas, artigos científicos, reportagens e documentários sobre a utilização de hidrogênio como combustível de aviões. O finalizar a pesquisa, conclui-se que o hidrogênio tem grandes chances de ser o combustível do futuro na aviação devido a sua grande abundância no planeta terra e podendo praticamente eliminar a emissão de gases causadores do efeito estufa. Porém ainda muitas pesquisas e desenvolvimento têm que ser feitos em diversas frentes para chegarmos a esse resultado.
  • Monografia Acesso aberto
    Limbo previdenciário na aviação
    (2024-06) FONSECA, Marcelo
    O presente estudo investiga o limbo previdenciário na aviação, uma situação complexa que afeta os profissionais dessa indústria devido a incapacidades físicas decorrentes de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho na aviação. O contexto da aviação é caracterizado por demandas operacionais rigorosas e normas de segurança estritas, o que torna o retorno ao trabalho após um período de afastamento por motivos de saúde, particularmente desafiador para os profissionais afetados. O objetivo deste estudo é analisar o limbo previdenciário na aviação, identificando suas causas, impactos e implicações para os trabalhadores da indústria aeronáutica. Pretende-se também explorar medidas potenciais para lidar com essa questão, visando melhorar a assistência aos profissionais afetados e promover uma reintegração mais eficaz ao ambiente de trabalho. A metodologia empregada consistiu em uma revisão de literatura abrangente sobre o limbo previdenciário na aviação. Foram consultadas bases de dados acadêmicas e científicas, bem como publicações relevantes em revistas especializadas e livros-texto. A revisão incluiu estudos que abordam as causas subjacentes ao limbo previdenciário na aviação, os impactos sobre a saúde física e emocional dos trabalhadores e as abordagens eficazes para prevenção e gestão dessa situação. A revisão de literatura identificou diversas causas para o limbo previdenciário na aviação, incluindo acidentes aeronáuticos, lesões ocupacionais, exposição a riscos ambientais e doenças relacionadas ao trabalho. Os resultados também destacaram os impactos significativos do limbo previdenciário sobre a qualidade de vida, estabilidade financeira e bem-estar emocional dos profissionais da aviação. Além disso, foram discutidas abordagens promissoras para lidar com essa questão, como políticas de saúde ocupacional mais eficazes, programas de reabilitação profissional e melhorias no sistema previdenciário. O limbo previdenciário na aviação é um desafio complexo que requer uma abordagem multidisciplinar e holística. Recomendamos a implementação de medidas preventivas mais robustas, como investimentos em segurança no trabalho e programas de capacitação para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Se enfatizou a importância de políticas previdenciárias mais flexíveis e adaptadas às necessidades dos trabalhadores da aviação afetados pelo limbo previdenciário. Espera-se que este estudo contribua para uma melhor compreensão dessa questão e para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para enfrentá-la no contexto da aviação.
  • Monografia Acesso aberto
    Single-pilot na aviação moderna: os desafios que envolvem suas operações
    (2024-06) CASTRO NETO, Arivaldo Thales de
    Na pesquisa desta atividade, foi realizada a análise nas operações envolvendo dois pilotos no comando da aeronave, e, a partir desta análise, foi examinado a adaptação adotada para o procedimento nas operações single-pilot. Foi pesquisado de maneira comparativa, o grau de segurança envolvida nas operações single-pilot em relação à modalidade dual-single. O elemento humano foi considerado de extrema importância na exploração dos acontecimentos de incidentes ou acidentes na operação envolvendo apenas um pilotono comando de aeronave em estudo, ocorrências estas de alto grau de complexidade, onde o discernimento situacional é considerado extremamente decisivo para que no momento de tomaras decisões, seja a mais prudente possível. Ao considerar os segmentos alcançados com os aprendizados, foi constatado que o grau de segurança pode alcançar níveis aceitáveis, estando a operação com um ou dois pilotos no comando de aeronave, desde que seja respeitado as variáveis que motivam a segurança da operacão.
  • Monografia Acesso aberto
    Gerenciamento de tráfego aéreo com participação de sistemas de aeronaves não tripuladas
    (2024-06) MORETTI, Gilberto Junior
    O objetivo geral do estudo foi analisar os desafios que o sistema de aeronaves não tripuladas enfrentam e como eles são introduzidos no gerenciamento de tráfego aéreo, além de explorar mudanças potenciais para otimizar a integração de operações de drones no espaço aéreo controlado. A pesquisa demonstrou que a integração de drones no gerenciamento de tráfego aéreo requer adaptações regulatórias e operacionais significativas. Além disso, ressautou-se a necessidade de desenvolvimento contínuo em tecnologias de gerenciamento de tráfego e estratégias de mitigação de riscos para harmonizar as operações de drones com as aeronaves tripuladas, garantindo a segurança e eficiência do espaço aéreo.
  • Monografia Acesso aberto
    Piloto e copiloto: hierarquia e segurança operacional
    (2024-06) ARANA, Marco Antonio Costa
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância da hierarquia na aviação e em que momento ela pode ser desconsiderada. A hierarquia é importante em diversos segmentos e sobretudo no da aviação. Seria inexequível a atividade entre duas pessoas na cabine sem que houvesse uma clara distinção entre superior e subordinado. A hierarquia é a base para o sucesso das organizações e no contexto aeronáutico pode ser visualizada como uma ferramenta que preza pela segurança da operação com base na divisão de responsabilidades entre comandante e copiloto. Entretanto, existem situações em que a hierarquia pode ser deixada de lado. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa, pois utilizou-se de materiais já confeccionados para citar de forma direta e indireta a visão de terceiros sobre o tema. O procedimento utilizado foi o bibliográfico e documental. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que a hierarquia é de suma importância para a aviação, mas existem situações em que ela pode ser desconsiderada pelo copiloto durante uma missão ou até mesmo antes dela. Esses casos podem ser variados e requerem sabedoria por parte do tripulante para agir. A máxima compreendida é de que a segurança de voo deve ser prezada e mantida mesmo que a hierarquia a bordo tenha que ser desconsiderada.
  • Monografia Acesso aberto
    A importância do planejamento meteorológico para as operações aéreas
    (2024-06) WILTGEN, Lucas Martinato
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como o planejamento meteorológicopode impactar na operação aérea. Todo voo seguro é precedido por uma análise de materiais e até mesmo softwares para se analisar a rota do voo, altitude e informações operacionais de aeroportos. Todas essas informações são de suma importância para que a tripulação faça uma decolagem e pouso em segurança. Todavia, deve-se considerar também e principalmente o planejamento meteorológico, visto que a não observação desse planejamento pode resultar em acidentes fatais, algo que já ocorreu e continua acontecendo. As observações, previsões, mensagens, radares e demais materiais fornecem embasamento para uma melhor tomada de decisão por parte dos tripulantes no que concerne à meteorologia. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa com procedimento bibliográfico e documental por meio artigos, reportagens, leis, monografias, teses e documentos exclusivos do meio eletrônico. A abordagem utilizada foi qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o planejamento meteorológico é vital para uma operação segura e deve ser bem interpretado, visto que são diversas peculiaridades e características comuns de cada material meteorológico. Negligenciar as informações acerca da meteorologia significa realizar uma atividade aérea insegura, além de se demonstrar como uma falta de disciplina e compromisso para com a segurança operacional.
  • Monografia Acesso aberto
    O uso de paraquedas balístico na aviação
    (2024-06) ROLOFF, Rodrigo Harmuch
    Esta pesquisa teve como objetivo geral concluir como o paraquedas balístico aumenta a segurança da operação de aeronaves monomotoras. Caracterizou-­se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa. Os riscos na aviação são muitos e podem ser enquadrados dentro de alguns fatores como o humano, operacional e o material. Para manter a aviação segura, é importante gerenciar condições latentes de insegurança que, uma vez não mitigadas, podem gerar acidentes com inúmeras consequências. As aeronaves monomotoras e multimotoras possuem suas particularidades nas respectivas operações e o que as diferencia é a controlabilidade em situações de falhas de motor. Entende-­se que os paraquedas balísticos podem aumentar a segurança na operação de aeronaves monomotoras, visto que são inúmeras situações que podem colocar uma aeronave que possui apenas uma força de tração em risco. Dentre inúmeros riscos na aviação, o paraquedas atua para com a aviação de pequeno porte como um dos últimos recursos da tripulação ou passageiros em caso de uma emergência. A possibilidade de controlar a queda da aeronave e minimizar ao máximo o impacto com o solo é um dos benefícios da utilização de paraquedas balísticos próprios para aeronaves.
  • Monografia Acesso aberto
    Recursos humanos e segurança operacional: os perigos do treinamento negativo
    (2024-06) VIEIRA, Endrew Mondoni
    Esta pesquisa teve como objetivo geral concluir como o treinamento pode se tornar prejudicial aos pilotos afetando a segurança operacional. O treinamento na aviação deve ser contínuo ao longo do tempo, visto que a proficiência do tripulante está diretamente relacionada com a segurança da operação. Entretanto, embora o treinamento seja considerado indispensável, em algumas situações ele pode se tornar negativo. Isso significa que o instruendo adquiriu do seu instrutor algum hábito ruim que pode no futuro se configurar em uma situação de acidente ou incidente aeronáutico. O treinamento negativo pode ocorrer desde uma conversa informal como até mesmo em uma atitude ou sugestão inocente do instrutor durante a aula. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa com procedimento bibliográfico e documental. A abordagem selecionada para o desenvolvimento foi a qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio dos materiais, documentos e demais dados que embasaram a pesquisa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que se deve dar uma grande atenção para como os treinamentos estão ocorrendo. A equipe de instrutores deve ser mantida sob observação e treinada para com os fatores negativos oriundos do treinamento negativo. É somente através do rígido controle e vigilância para com as instruções aeronáuticas que se pode evitar o treinamento negativo e assim manter a segurança operacional elevada.
  • Monografia Acesso aberto
    Transporte aéreo de órgãos vitais: a doação como exercício da cidadania: a doação como exercício da cidadania
    (2024-06) VALERIANO, João Lucas Fernandes
    Esta pesquisa teve como objetivo geral entender como a importância do transporte aéreo aliado a conscientização e a educação social podem fazer a diferença na prática da doação de órgãos. A doação de órgãos deve ser vista sob uma perspectiva cidadã. Para isso é preciso que haja conscientização e educação social. O Brasil é um país que apoia a doação de órgãos e dispõe de um modelo de saúde que possui a sua disposição aeronaves para realizar o transporte de órgãos vitais. Todavia, ainda existe muita recusa e desconhecimento sobre o tema da doação de órgãos. O fato de haverem muitas famílias que não permitem a doação de órgãos remonta para uma sociedade que ainda desconhece a importância do tema. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio documentos governamentais, documentos exclusivos do meio eletrônico, leis, revistas e artigos. A abordagem utilizada foi a qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o desconhecimento sobre a doação de órgãos ainda é uma grande barreira e isso faz com que as filas de espera para doação de órgãos sejam mantidas elevadas. Aliando o transporte aéreo com sua eficiência para com a conscientização e educação social é possível criar uma sociedade mais equitativa e consciente para com este importante tema.