Ciências Aeronáuticas
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Artigo Científico Acesso aberto 72 Anos da aviação agrícola no Brasil: mitos e verdades(2019) Junior, Claudeir FernandesThe purpose of this study is to highlight the history of agricultural aviation in Brazil, which celebrates 72 years in 2019, as well as to unveil the myths and prejudices created throughout its history, clarifying and showing the benefits of this essential pillar of civil aviation. This is an exploratory research, with the scope of theoretical foundation, based on document analysis that is quantitative and qualitative approach, with research and consultation in books, articles, data, reports and publications of regulators of the activity, as well as with review in current regulations and laws. It was concluded that, in fact, the misinformation about the historical formation of agricultural aviation in Brazil, as well as the many advantages of its use, led to the creation of myths and barriers that generated prejudices that are distanced from the real data and facts that permeate the situation. agricultural aviation and lead to frequent negative prejudices. Thus, the agricultural air activity has undergone several transformations, as it improves with the advancement of technology, and branches in several ways, mainly in favor of crop protection and care for the environment. Agricultural aviation is of paramount importance to civil aviation just as its exponential growth fosters the national and international economy.Monografia Acesso fechado A automação das aeronaves e seu impacto na proficiência técnica dos pilotos(2023-12) Scudeler, Yuri GazziEste estudo analisou o impacto da automação e da tecnologia da informação na aviação, indústria e sociedade contemporânea. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos ocasionados como um todo devido ao uso excessivo do automatismo das aeronaves. Além disso, como objetivos específicos pretende-se compreender as causas que corroboram para o piloto virar refém destes sistemas; identificar os impactos que o uso excessivo do automatismo ocasiona nas habilidades técnicas dos pilotos; a segurança dos sistemas tecnológicos utilizados; coletar dados sobre nível de automação usada pelos pilotos; determinar causas que levam a dependência dos pilotos ao automatismo; contribuir para conscientização da prática do voo manual; colaborar para a melhora no treinamento de pilotos em simulador. A metodologia da pesquisa baseou-se em revisões bibliográficas de caráter qualitativo e cunho descritivo. Verificou-se que embora a automação e a tecnologia da informação ofereçam benefícios significativos, é fundamental realizar pesquisas adicionais para compreender plenamente os desafios e oportunidades dessas tecnologias em constante evolução e informar políticas e práticas que garantam seu uso eficaz e seguro na sociedade contemporânea.Monografia Acesso aberto A ESCASSEZ DE PILOTOS E O MERCADO AÉREO: UMA PERSPECTIVA DESDE O PRÉ-PANDEMIA ATÉ AS PRÓXIMAS DUAS DÉCADAS.(2023-12) SANTOS, Mateus Mattos BarbosaEste estudo visa identificar e propor soluções para a crise no mercado aéreo devido à escassez de pilotos enfrentada pela indústria aeronáutica. Além disso, explora o iminente crescimento do setor aeronáutico nas próximas duas décadas, respaldado por dados oficiais das principais fabricantes globais de aeronaves. Tais empresas delinearam estratégias para atender à crescente demanda, incluindo planos para o mercado aéreo e o contingente necessário de tripulantes. A metodologia abraçada envolveu revisão bibliográfica, incorporando revisão de literatura, pesquisa de campo e uma abordagem quantitativa. A análise de gráficos, tabelas, artigos e publicações oficiais destacou um notável crescimento pós-pandemia no mercado aéreo, com adaptações operacionais e conversões de aeronaves para modalidades cargueiras por muitas empresas. Além disso, observou-se que aspirantes a pilotos enfrentam desafios significativos, sendo o alto custo financeiro associado à formação aeronáutica e obtenção das licenças um dos maiores obstáculos. Como conclusão, a pesquisa sugere a implementação de incentivos como bolsas de estudos e subsídios, programas de recrutamento e parcerias com instituições educacionais no campo da formação aeronáutica. Essas medidas visam apoiar os aviadores, promovendo uma formação mais robusta e segura no mercado aéreo. Além disso, destaca-se a importância de valorizar os profissionais aeronautas por meio de salários mais elevados e flexibilidade nas escalas de voo, contribuindo para uma aviação eficiente e segura para todos os usuários.Monografia Acesso aberto A fadiga do piloto em voos de longa distância(2023-12) POLYDORO, Bruno PereiraNesta pesquisa, o objetivo principal foi explorar a complexa relação entre o sono, o ciclo circadiano e a fadiga dos pilotos, com ênfase no impacto direto dessa fadiga nas operações aéreas. Esta pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, baseou-se em procedimentos bibliográficos e documentais para coleta de dados. Utilizaram-se fontes como livros, artigos científicos, dissertações, reportagens e regulamentações, como o RBAC 117 e a Lei 7.183 – Lei do Aeronauta. Os resultados destacam que a fadiga, muitas vezes desencadeada por condições como a falta de sono e mudanças nos fusos horários, apresenta-se como um risco substancial para a segurança operacional, influenciando diretamente o desempenho da tripulação. Na avaliação do impacto da fadiga nas operações aéreas, observou-se que aproximadamente 20% dos acidentes aéreos podem estar relacionados a esse fator, evidenciando a urgência de estratégias eficazes de gerenciamento de fadiga. A análise das práticas de gerenciamento de fadiga em voos de longa distância ressaltou a importância das regulamentações, como o RBAC 117, que estabelecem limites rigorosos para jornadas de trabalho e horas de voo. Concluiu-se que é de suma necessidade abordar e mitigar os efeitos da fadiga na esfera da aviação civil brasileira, especialmente em voos de longa distância, onde as demandas podem ter particularidades como jet lag e trazer impactos ainda mais significativos ao desempenho dos pilotos de linhas aéreas.Monografia Acesso aberto A importância da simulação no treinamento de pilotos(2023-12) SILVA, Heyttor Flemming AntunesO objetivo geral deste trabalho foi investigar como a simulação de voo contribui para melhorar a segurança nas operações de aeronaves. A importância da simulação nesse contexto está relacionada a uma série de benefícios que, muitas vezes, resultam em ganhos financeiros tanto para os pilotos quanto para as organizações. Pilotos em formação podem falhar em missões de treinamento sem as consequências financeiras e de segurança associadas ao mundo real. Além disso, do ponto de vista da segurança operacional, a simulação aumenta a proficiência dos colaboradores, reduzindo a ocorrência de acidentes e incidentes que, por sua vez, evitam indenizações financeiras e preservam a reputação das organizações. Esta pesquisa segue uma abordagem explicativa e utiliza a metodologia qualitativa. A análise baseou-se em revisão bibliográfica e documental, que permitiu uma compreensão mais aprofundada do tema. A conclusão desta pesquisa enfatiza a importância da simulação em ambientes controlados e a aplicação de princípios da andragogia no treinamento de adultos, destacando que esses elementos desempenham um papel fundamental na capacitação dos pilotos e na melhoria da segurança operacional da aviação. Portanto, a simulação de voo é uma ferramenta valiosa que contribui significativamente para a formação e aprimoramento dos pilotos, garantindo operações mais seguras e eficazes, resultando em benefícios tanto financeiros como em termos de segurança para todos os envolvidos.Monografia Acesso embargado A importância de lidar com as principais ameaças da saúde mental na aviação(2023-12) DECKER, Heros Ramon WaltrickEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar quais são as principais ameaças à saúde mental no contexto da aviação. Os tripulantes precisam de uma saúde mental equilibrada para lidarem diariamente com inúmeros riscos. A aviação tem a iminência de emergências diariamente, e por isso, seus colaboradores devem estar portando uma saúde mental sã. A depressão, ansiedade e a síndrome de burnout são algumas das ameaças à saúde mental dos colaboradores, e tanto as organizações quanto os próprios colaboradores devem estar atentos a essa questão. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental através de uma vasta seleção de materiais. A abordagem utilizada foi qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que as ameaças à saúde mental representam um desafio significativo para a segurança operacional da aviação. É um dever mútuo tanto da organização quanto dos colaboradores se precaverem e abordarem proativamente os perigos causados por uma saúde mental em desequilíbrio. A integridade mental dos colaboradores é essencial para garantir que a aviação continue a operar com eficiência e segurança. Portanto, promover um ambiente que fomente a saúde mental e forneça recursos para lidar com as ameaças identificadas é crucial para o bem-estar de todos os envolvidos e para a segurança das operações aéreas.Monografia Acesso aberto A importância do CRM na execução de procedimentos por instrumentos(2023-12) PRETE, ViniciusO objetivo desta pesquisa foi compreender a importância do Crew Resource Management (CRM) na execução de procedimentos de voo por instrumentos (IFR) e como ele contribui para a eficiência e segurança das operações. A pesquisa explorou como o CRM é fundamental para manter alta a consciência situacional e prevenir a desorientação espacial durante voos por instrumentos. Este estudo foi conduzido com uma abordagem explicativa, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais para coletar informações relevantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para analisar os dados, com base nos materiais utilizados na investigação. Ao término deste trabalho, ficou evidente que o CRM desempenha um papel crítico na execução de procedimentos IFR, garantindo que os voos por instrumentos sejam eficientes e seguros. A ênfase no trabalho em equipe é crucial para manter a consciência situacional da tripulação e evitar a desorientação espacial. Portanto, a pesquisa destacou a importância de incorporar o CRM em todos os voos, especialmente aqueles que seguem regras de voo não visual. A conscientização sobre o CRM e sua implementação eficaz podem contribuir significativamente para a melhoria da segurança e da eficiência nas operações IFR.Monografia Acesso aberto A importância do treinamento de pessoal para lidar com passageiros indisciplinados(2023-12) ZIGNANI, Luiz Felipe PelisserEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender a importância do treinamento do pessoal da aviação para lidar com passageiros com atitudes de indisciplina. A aviação comercial é uma indústria global de grande importância, que conecta pessoas e lugares em todo o mundo. No entanto, um desafio significativo que os profissionais da aviação enfrentam é lidar com passageiros indisciplinados, cujas ações podem comprometer a segurança e a experiência de voo de todos a bordo. A evolução da aviação transformou o papel dos pilotos e comissários de bordo, que agora não apenas operam a aeronave, mas também são responsáveis por garantir o conforto e a segurança dos passageiros. Esta pesquisa adotou uma abordagem exploratória, com o método qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental relacionados à aviação comercial e ao treinamento do pessoal. Ao concluir, o estudo demonstrou que o treinamento do pessoal da aviação desempenha um papel fundamental na prevenção e na gestão de incidentes envolvendo passageiros indisciplinados. Com o aumento da complexidade das aeronaves e da dinâmica das operações aéreas, os profissionais da aviação devem estar preparados para lidar com uma variedade de situações desafiadoras a bordo que inclui lidar com passageiros indisciplinados.Monografia Acesso fechado A NECESSIDADE DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NA AVIAÇÃO ENFATIZADA PELA PANDEMIA DE COVID-19(2023-12) OLIVEIRA, EvandroO objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância enfatizada da Psicologia Organizacional na aviação em decorrência da pandemia de Covid-19. A aviação é um setor crítico que enfrentou desafios significativos devido à crise global desencadeada pela disseminação do vírus. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com procedimento documental e bibliográfico, classificando-a como explicativa. O estudo explorou como a Psicologia Organizacional desempenhou um papel vital na manutenção da segurança operacional e bem-estar dos colaboradores do segmento aeronáutico durante esse período desafiador. Os resultados desta pesquisa destacaram a importância crucial de prezar pela saúde mental dos colaboradores na aviação, dada a natureza intensiva e estressante do trabalho. A Psicologia Organizacional emergiu como um elemento essencial para identificar sinais de estresse, ansiedade e depressão entre os colaboradores, proporcionando suporte adequado e promovendo um ambiente de trabalho saudável. Além disso, a pesquisa enfatizou a necessidade de políticas de prevenção, intervenção em crises e programas de treinamento em resiliência, destacando o papel da Psicologia Organizacional na promoção da segurança operacional. Em conclusão, este estudo reconhece que a Psicologia Organizacional desempenha um papel significativo na manutenção da segurança operacional e bem-estar dos colaboradores no setor aeronáutico, especialmente em tempos de crise como a pandemia de Covid-19.Monografia Acesso embargado Uma abordagem sobre a responsabilidade das empresas de transporte aéreo no Brasil(2020) Quaresma, Fabio de OliveiraAeronautical law is governed by national and international standards, and Brazil for being part of international conventions and treaties referring to aviation is subordinate to such. From this national standardization, which mixes internal and international standards, conflicts arise in which the understandings on certain issues are divided, with the civil liability of the air carrier being one of these conflicting issues. The general objective of this study is to analyze aspects of civil liability in air transport, verifying which are the species and elements that make up civil liability and their peculiarities, differentiating their modalities based on the elements based on guilt and damage. It is a descriptive research,with bibliographic procedures and qualitative approach. In conclusion, this study demonstrated that, as a general rule, the air carrier's strict civil liability is in force, therefore, there is no limitation on the duty to indemnify, therefore, the Warsaw Convention or the Brazilian Aeronautical Code does not apply.Monografia Acesso embargado Abordagem sobre o emprego de simuladores de voo em computadores pessoais como auxílio na formação aeronáutica(2020) Costa, Adriano SaraivaThis work consists in the elaboration of a research to verify the possibility of using flight simulators in personal computers as an aid in aeronautical training. Through bibliographic searches on the internet, some simulation platforms available on the market and their characteristics were analyzed. In the end, it was concluded that flight simulation on desktop computers has a lot of potential to assist students by allowing, at a low cost, a platform for familiarizing procedures, operation and performances of different aircraft, as well as serving as a tool for practical procedures. aeronautics that then would only be possible in homologated simulators or in real flightMonografia Acesso aberto Acidentes aéreos: fatores humanos como fator contribuinte(2021-06-21) Nakahara, Jorge LuizDesde o início, a aviação tem feito um grande número de vítimas em acidentes. Além de fatores de ordem humana também existem fatores materiais, relacionados com a deficiência de projetos, fabricação, como os fatores operacionais que se relaciona na causa de acidentes na aviação. A presente pesquisa objetivando identificar os fatores humanos como causa de acidentes aéreos, buscou investigar as causas dos acidentes aéreos e os órgãos responsáveis, pautada em documentos, relatórios e pesquisas anteriores disponíveis em acervo no CENIPA e o SIPAER. Demonstrou-se, os fatores humanos mais presentes em situações de acidentes aéreos abordando os pontos fisiológicos e psicológicos. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, destaca-se problemas maiores com o emocional, cansaço, fadiga e desatenção. E, para diminuir estes índices, sugere-se uma atenção especial e melhorias aos programas de treinamento já existentes como por exemplo o SMS (Safety Management System) e SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional), que visa à gestão da segurança, mitigando riscos em todos os setores das organizações, promovendo e garantindo níveis aceitáveis de riscos e aplicando programas de melhoria continuada, aumentando a cada processo os níveis de segurança. Tal razão abrange a melhoria das condições de trabalho dos pilotos e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida e a produtividade desses profissionais. A investigação das causas do acidente e determinante para apurar os riscos e fatores, com intuito de responsabilizar os culpados, e realizar as adequações necessárias quanto aos procedimentos e normas vigentes existentes. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura, sendo um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica já publicada sobre o tema utilizando cruzamento das informações obtidas por meio das pesquisas, índices, registros atualizados pelas autoridades do sobre a aplicabilidade de políticas preventivas em acidentes aéreosEstudo de Caso Acesso aberto Acidentes com aviões de pequeno porte no brasil: estudo de caso do acidente com a aeronave PT-CTB(2020) Ribeiro, Pedro Renan de OliveiraAs aviation is one of the most widely used modes of transport today, the safety of passengers and the entire aviation community must be improved. Based on the identification of hazards, risk management and mitigation are reduced. Thus, this work seeks to analyze the main contributing factors for air accidents in Brazil. Through the investigation and data obtained from the accident with the PT-CTB aircraft, which took place in Barreirinhas on April 2, 2016, it will be possible to know what were the contributing factors to this accident and human influences. The general objective is to describe human factors and their influences for safety and to analyze aeronautical maintenance as a contributing factor to accidents. The present work seeks to analyze and conclude whether the maintenance of the aircraft influences the occurrence of air accidents. The methodology used will be a bibliographic review, since it seeks to observe documents, data and reports, supporting this work. Through the studies carried out it was found several contributing factors for the occurrence of air accidents, among them the engine failure in flight and loss of control in flight, resulting from the maintenance failure.Monografia Acesso embargado Acidentes e incidentes aeronáuticos no Brasil ocorridos nos últimos anos, tendo como fator contribuinte condições meteorológicas adversas(2019) Ferreira, Pedro Henrique AmaralEver since the beginning of aviation and its first flights, adverse weather conditions have been classified among the most critical contributing factors in accidents and incidents along the years. Considering this scenario, this research will make an analysis of accidents and incident rates with data provided by CENIPA, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, in order to contribute to the aeronautical community on the reduction of these kinds of occurrences. In this study we will address one of the most common contributing factors in accidents and incidents: adverse weather conditions, by presenting graphs, which will provide a general scenario of the impact of this matter in aeronautical accidents and incidents, reinforcing the importance from the operators of adherence to the rules of the air and current aviation regulations and guidelines, crew training and correct use of technology. Statistic data gathered from national and international aviation organizations authorities’ reports lead to the conclusion that campaigns of aviation safety are needed in order to prevent these occurrences and reduction of these rates. A more active participation of the national aviation regulator was also considered a major factor in order to improve the safety of flight.Monografia Acesso embargado Acidentes e incidentes na aviação de instrução no estado do Rio de Janeiro: análise estatística dos fatores contribuintes nas ocorrências do período 2012-2016 e proposição de ações mitigatórias(2018) Maio, Artur RodriguesThe Objective of this work is to search and identify the major contributing factors at the accidents and incidents of the instructing aviation at the state of Rio de Janeiro by the period of the years 2012 and 2016. It is an exploratory work with documentary procedures and quantitative and qualitative approach, by the review of the official data and the final reports of the accidents in the instruction aviation occurred at the period studied, books, articles and regulation of the Brazilian aviation. The presentation of the data is by statistics graphics. According to theoretical discussion, is possible to identify the leading contributing factor for the occurrences. So it make possible to propose actions to reduce this factors, based on risk management applied to aviation. At the end of this work is determined that the leading contributing factor is pilot’s judgment and is proposed an action to reduce the risk correlated to that factor.Monografia Acesso aberto Ações necessárias para melhoria de infraestrutura aeroportuária para atrair empresas Low Cost no Brasil(2019) Lazeri, Rodrigo LobenweinThe objective of this paper is to compare the airport infrastructure of the main airports in the world, used by the leading companies of the low cost market, with the Brazil’s airport infrastructure. And to discover the most important factors that attract low cost companies to operate at these airports. Through internet bibliographic searches, the characteristics of Brazilian airports that hinder the emergence of low cost companies were analyzed. Thus, airfares are higher due to low competition between airlines. Thereby, the poorest sections of the population are moving away from this mode of transport. At the end of the research, it concluded that the Brazilian infrastructure has much to improve, especially in the area of aircraft movements.Monografia Acesso aberto Ações pós-acidente aeronáutico: o caso do JJ3054(2022-06-20) Rodrigues Garcia, Tamires AparecidaEste trabalho teve como objetivo geral compreender quais ações foram tomadas pela TAM após o acidente com o voo JJ3054 em relação a assistência de familiares de vítimas e quais requisitos da IAC 200-1001 foram cumpridos. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens e regulamentos. A abordagem utilizada foi qualitativa. A análise dos dados foi feita por meio de depoimentos de familiares de vítimas que foram assistidos pela TAM após o acidente e pessoas que fizeram parte da assistência humanitária do acidente. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que existem requisitos na norma brasileira que precisam ser melhorados e que o bom treinamento da equipe é parte fundamental para o bom desempenho na assistência humanitária de um acidente.Artigo Científico Acesso aberto Acrobacia aérea em geral: manobras, regras e competições(2018) Coletto, Ana Carolina GuirroThis research had as main objective to explain about acrobatics, qualifying its objectives in the aeronautical environment, as for example the importance of the training of abnormal maneuvers in the formation and in the life of a pilot. It is characterized an exploratory research, with bibliographical and documentary procedure, through articles, reports, aviation sites in general, books on acrobatics and its training, regulations and laws. The approach used was qualitative and quantitative. Analyzing the data by means of graphs, analyzed according to the theoretical basis. At the end of the research, it is concluded that the lack of knowledge and relevance on the subject is of only importance in the aeronautical environment, thus, maintaining a study on flight safety in abnormal attitudes, and these are carried out in a safe way, in order to guarantee the safety of pilots and those who watch and appreciate the maneuvers of the ground, and thereby increase the situational awareness of those involved, qualifying the skills, qualifying the practice of flying, in order to achieve greater use of the flight, thus knowing the limits of man and of the aircraft to be flown. With this research will be discussed on what aerobatics is, how it influences the learning of a pilot, thereby raising the pilot's awareness, qualifying it, and ensuring an increase in flight safety.Monografia Acesso aberto Adequação da instrução de voo inicial à modernização dos métodos de navegação, procedimentos e estrutura do espaço aéreo no Brasil(2016) Muzzi, VitorThe aim of this study was to describe the process of adaptation of the initial flight instruction to the needs of the aviation market in general, in a context of rapid modernization of the navigation methods, procedures and structure of the airspace. Additionally, explaining the difficulties of adapting the education system to this context, in what concerns aircraft and other teaching platforms, instructional programs and bureaucratic barriers. This is characterized as a descriptive research, with documental procedure through documents, regulations and laws. The approach used was qualitative. The analysis of data was based on the procedure of data content analysis, and the data was collected by documentary and bibliographic review. Analyzing the results obtained in the research, one can conclude that the current flight instruction system does not support the adaptations necessary to update the current instruction model. It is necessary to change the structure of the system, seeking alternatives compatible with the characteristics of Brazilian educational institutions, such as MPL (Multiple Crew License), already regulated in Brazil. It was also possible to observe during the work process, that the approached theme lacks of literature, and a greater number of researches about the modernization of the flight instruction system is primordial to the adoption of measures to this end by the competent authorities.Monografia Acesso aberto ADS-B: Implementação e modernização do espaço aéreo brasileiro(2017) Vilela, Renato Augusto RamosThe Automatic Dependent Surveillance System (ADS-B) is a technological system that can fundamentally change the way aircraft are tracked and monitored in national airspace. Instead of relying on costly radar technology, aircraft will transmit their position, speed, altitude, as well as other important information to land-based receivers and other nearby aircraft. ADS-B has the potential to increase traffic capacity, improve efficiency, reduce costs and improve airspace safety. This research has as general objective to identify the advantages and disadvantages in the use of the ADS-B system for air traffic controllers, aircraft operators and other users of the Brazilian Airspace Control System (SISCEAB). It is characterized as an exploratory research with bibliographic and documentary procedure through books, articles, reports, regulations and laws. The approach used was qualitative. The data will be analyzed through content analysis and will be presented through categories of analysis, tables and graphs, and later analyzed according to the theoretical basis, in order to reach the proposed objective. As a result, it is concluded that ADS-B, according to its development potential, low implementation and maintenance costs, and the ability to integrate with systems that are already used, represents a powerful tool to increase air traffic, contributing to lower operating costs, favoring environmental issues and making flight operations more and more secure.