Ciências Aeronáuticas
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Artigo Científico Acesso aberto 72 Anos da aviação agrícola no Brasil: mitos e verdades(2019) Junior, Claudeir FernandesThe purpose of this study is to highlight the history of agricultural aviation in Brazil, which celebrates 72 years in 2019, as well as to unveil the myths and prejudices created throughout its history, clarifying and showing the benefits of this essential pillar of civil aviation. This is an exploratory research, with the scope of theoretical foundation, based on document analysis that is quantitative and qualitative approach, with research and consultation in books, articles, data, reports and publications of regulators of the activity, as well as with review in current regulations and laws. It was concluded that, in fact, the misinformation about the historical formation of agricultural aviation in Brazil, as well as the many advantages of its use, led to the creation of myths and barriers that generated prejudices that are distanced from the real data and facts that permeate the situation. agricultural aviation and lead to frequent negative prejudices. Thus, the agricultural air activity has undergone several transformations, as it improves with the advancement of technology, and branches in several ways, mainly in favor of crop protection and care for the environment. Agricultural aviation is of paramount importance to civil aviation just as its exponential growth fosters the national and international economy.Monografia Acesso fechado A automação das aeronaves e seu impacto na proficiência técnica dos pilotos(2023-12) Scudeler, Yuri GazziEste estudo analisou o impacto da automação e da tecnologia da informação na aviação, indústria e sociedade contemporânea. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os impactos ocasionados como um todo devido ao uso excessivo do automatismo das aeronaves. Além disso, como objetivos específicos pretende-se compreender as causas que corroboram para o piloto virar refém destes sistemas; identificar os impactos que o uso excessivo do automatismo ocasiona nas habilidades técnicas dos pilotos; a segurança dos sistemas tecnológicos utilizados; coletar dados sobre nível de automação usada pelos pilotos; determinar causas que levam a dependência dos pilotos ao automatismo; contribuir para conscientização da prática do voo manual; colaborar para a melhora no treinamento de pilotos em simulador. A metodologia da pesquisa baseou-se em revisões bibliográficas de caráter qualitativo e cunho descritivo. Verificou-se que embora a automação e a tecnologia da informação ofereçam benefícios significativos, é fundamental realizar pesquisas adicionais para compreender plenamente os desafios e oportunidades dessas tecnologias em constante evolução e informar políticas e práticas que garantam seu uso eficaz e seguro na sociedade contemporânea.Monografia Acesso aberto A automação nas cabines de aeronaves e a segurança das operações aéreas(2024-06) SOARES, David Valadares BessaEsta pesquisa teve como objetivo geral concluir sobre as soluções para evitar a dependência da automação em pilotos. A aviação evoluiu muito desde quando foram voadas as primeiras aeronaves e com o passar do tempo, deixaram de ser simplórias no tocante ao material e equipamentos. Atualmente as aeronaves são altamente tecnológicas e com uma grande capacidade de automação. Muitas vezes os pilotos atuam meramente como espectadores, mas isso traz à tona um problema que os insere dentro do conceito Child of Magenta. Os pilotos conhecidos como filhos da magenta são aqueles altamente dependentes da automação. Essa dependência resulta em um risco a segurança operacional, visto que reduz suas habilidades que vão desde a pilotagem manual, poder de julgamento e consciência situacional. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa que fez uso do procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi a de cunho qualitativo. A análise dos dados foi feita por meio dos materiais utilizados para a confecção. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que a dependência da automação pode ser muito prejudicial e para isso se faz importante soluções que devem partir tanto do profissional, quanto da organização. A prática do voo manual, treinamento constante e uma cultura organizacional sólida são soluções para reduzir os índices de pilotos dependentes da automação.Monografia Acesso aberto A escassez de pilotos e o mercado aéreo: uma perspectiva desde o pré-pandemia até as próximas duas décadas(2023-12) SANTOS, Mateus Mattos BarbosaEste estudo visa identificar e propor soluções para a crise no mercado aéreo devido à escassez de pilotos enfrentada pela indústria aeronáutica. Além disso, explora o iminente crescimento do setor aeronáutico nas próximas duas décadas, respaldado por dados oficiais das principais fabricantes globais de aeronaves. Tais empresas delinearam estratégias para atender à crescente demanda, incluindo planos para o mercado aéreo e o contingente necessário de tripulantes. A metodologia abraçada envolveu revisão bibliográfica, incorporando revisão de literatura, pesquisa de campo e uma abordagem quantitativa. A análise de gráficos, tabelas, artigos e publicações oficiais destacou um notável crescimento pós-pandemia no mercado aéreo, com adaptações operacionais e conversões de aeronaves para modalidades cargueiras por muitas empresas. Além disso, observou-se que aspirantes a pilotos enfrentam desafios significativos, sendo o alto custo financeiro associado à formação aeronáutica e obtenção das licenças um dos maiores obstáculos. Como conclusão, a pesquisa sugere a implementação de incentivos como bolsas de estudos e subsídios, programas de recrutamento e parcerias com instituições educacionais no campo da formação aeronáutica. Essas medidas visam apoiar os aviadores, promovendo uma formação mais robusta e segura no mercado aéreo. Além disso, destaca-se a importância de valorizar os profissionais aeronautas por meio de salários mais elevados e flexibilidade nas escalas de voo, contribuindo para uma aviação eficiente e segura para todos os usuários.Monografia Acesso aberto A evolução das metodologias de treinamento dos pilotos brasileiros(2024-06) QUARESMA, Eduardo do NascimentoA transição das abordagens tradicionais para métodos baseados em competências é o centro do estudo. O marco inicial dessa evolução foi a implementação do Programa de Qualificação Avançado (AQP), que é utilizado várias empresas americanas, inclusive por uma empresa brasileira. Além disso, os Programas de Treinamento Baseado em Competências (CBTA/EBT) são destacados como avanços significativos. Essas metodologias focam no desenvolvimento de habilidades e na avaliação contínua de desempenho, priorizando a segurança operacional.Monografia Acesso aberto A fadiga do piloto em voos de longa distância(2023-12) POLYDORO, Bruno PereiraNesta pesquisa, o objetivo principal foi explorar a complexa relação entre o sono, o ciclo circadiano e a fadiga dos pilotos, com ênfase no impacto direto dessa fadiga nas operações aéreas. Esta pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, baseou-se em procedimentos bibliográficos e documentais para coleta de dados. Utilizaram-se fontes como livros, artigos científicos, dissertações, reportagens e regulamentações, como o RBAC 117 e a Lei 7.183 – Lei do Aeronauta. Os resultados destacam que a fadiga, muitas vezes desencadeada por condições como a falta de sono e mudanças nos fusos horários, apresenta-se como um risco substancial para a segurança operacional, influenciando diretamente o desempenho da tripulação. Na avaliação do impacto da fadiga nas operações aéreas, observou-se que aproximadamente 20% dos acidentes aéreos podem estar relacionados a esse fator, evidenciando a urgência de estratégias eficazes de gerenciamento de fadiga. A análise das práticas de gerenciamento de fadiga em voos de longa distância ressaltou a importância das regulamentações, como o RBAC 117, que estabelecem limites rigorosos para jornadas de trabalho e horas de voo. Concluiu-se que é de suma necessidade abordar e mitigar os efeitos da fadiga na esfera da aviação civil brasileira, especialmente em voos de longa distância, onde as demandas podem ter particularidades como jet lag e trazer impactos ainda mais significativos ao desempenho dos pilotos de linhas aéreas.Monografia Acesso aberto A gestão ambiental nos ambientes aeroportuários: segurança e sustentabilidade(2024-06) VIVALDINI, Thiago AlmagroEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender a atuação da gestão ambiental e seu impacto na manutenção da segurança e da sustentabilidade em áreas aeroportuárias. Como objetivos específicos procuramos analisar aspectos de uma boa gestão e sua importância para a segurança e sustentabilidade, assim como procuramos medidas que contribuam para a formação de uma gestão adequada do meio ambiente. Por meio do procedimento documental, buscou-se em monografias, artigos e documentos orientadores criados por instituições governamentais sobre o funcionamento administrativo dos aeroportos, os problemas ambientais causados pela sua implantação e atividade e medidas que procuram diminuir ou mitigar os danos causados por elas. Ao final da pesquisa, chegou-se a considerações importantes sobre a gestão ambiental em relação à segurança a curto e longo prazo. Foi possível concluir que um preparo de uma equipe gestora voltada para as preocupações do meio ambiente é imprescindível nas atividades aeronáuticas e que a formação e educação ambiental deve ser sempre trabalhada no setor, pois é requisitada desde a implantação das dependências de um aeródromo, seu planejamento, até no dia a dia de suas atividades.Monografia Acesso aberto A importância da simulação no treinamento de pilotos(2023-12) SILVA, Heyttor Flemming AntunesO objetivo geral deste trabalho foi investigar como a simulação de voo contribui para melhorar a segurança nas operações de aeronaves. A importância da simulação nesse contexto está relacionada a uma série de benefícios que, muitas vezes, resultam em ganhos financeiros tanto para os pilotos quanto para as organizações. Pilotos em formação podem falhar em missões de treinamento sem as consequências financeiras e de segurança associadas ao mundo real. Além disso, do ponto de vista da segurança operacional, a simulação aumenta a proficiência dos colaboradores, reduzindo a ocorrência de acidentes e incidentes que, por sua vez, evitam indenizações financeiras e preservam a reputação das organizações. Esta pesquisa segue uma abordagem explicativa e utiliza a metodologia qualitativa. A análise baseou-se em revisão bibliográfica e documental, que permitiu uma compreensão mais aprofundada do tema. A conclusão desta pesquisa enfatiza a importância da simulação em ambientes controlados e a aplicação de princípios da andragogia no treinamento de adultos, destacando que esses elementos desempenham um papel fundamental na capacitação dos pilotos e na melhoria da segurança operacional da aviação. Portanto, a simulação de voo é uma ferramenta valiosa que contribui significativamente para a formação e aprimoramento dos pilotos, garantindo operações mais seguras e eficazes, resultando em benefícios tanto financeiros como em termos de segurança para todos os envolvidos.Monografia Acesso embargado A importância de lidar com as principais ameaças da saúde mental na aviação(2023-12) DECKER, Heros Ramon WaltrickEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar quais são as principais ameaças à saúde mental no contexto da aviação. Os tripulantes precisam de uma saúde mental equilibrada para lidarem diariamente com inúmeros riscos. A aviação tem a iminência de emergências diariamente, e por isso, seus colaboradores devem estar portando uma saúde mental sã. A depressão, ansiedade e a síndrome de burnout são algumas das ameaças à saúde mental dos colaboradores, e tanto as organizações quanto os próprios colaboradores devem estar atentos a essa questão. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico e documental através de uma vasta seleção de materiais. A abordagem utilizada foi qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que as ameaças à saúde mental representam um desafio significativo para a segurança operacional da aviação. É um dever mútuo tanto da organização quanto dos colaboradores se precaverem e abordarem proativamente os perigos causados por uma saúde mental em desequilíbrio. A integridade mental dos colaboradores é essencial para garantir que a aviação continue a operar com eficiência e segurança. Portanto, promover um ambiente que fomente a saúde mental e forneça recursos para lidar com as ameaças identificadas é crucial para o bem-estar de todos os envolvidos e para a segurança das operações aéreas.Monografia Acesso aberto A importância do CRM na execução de procedimentos por instrumentos(2023-12) PRETE, ViniciusO objetivo desta pesquisa foi compreender a importância do Crew Resource Management (CRM) na execução de procedimentos de voo por instrumentos (IFR) e como ele contribui para a eficiência e segurança das operações. A pesquisa explorou como o CRM é fundamental para manter alta a consciência situacional e prevenir a desorientação espacial durante voos por instrumentos. Este estudo foi conduzido com uma abordagem explicativa, utilizando procedimentos bibliográficos e documentais para coletar informações relevantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para analisar os dados, com base nos materiais utilizados na investigação. Ao término deste trabalho, ficou evidente que o CRM desempenha um papel crítico na execução de procedimentos IFR, garantindo que os voos por instrumentos sejam eficientes e seguros. A ênfase no trabalho em equipe é crucial para manter a consciência situacional da tripulação e evitar a desorientação espacial. Portanto, a pesquisa destacou a importância de incorporar o CRM em todos os voos, especialmente aqueles que seguem regras de voo não visual. A conscientização sobre o CRM e sua implementação eficaz podem contribuir significativamente para a melhoria da segurança e da eficiência nas operações IFR.Monografia Acesso aberto A importância do planejamento meteorológico para as operações aéreas(2024-06) WILTGEN, Lucas MartinatoEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar como o planejamento meteorológicopode impactar na operação aérea. Todo voo seguro é precedido por uma análise de materiais e até mesmo softwares para se analisar a rota do voo, altitude e informações operacionais de aeroportos. Todas essas informações são de suma importância para que a tripulação faça uma decolagem e pouso em segurança. Todavia, deve-se considerar também e principalmente o planejamento meteorológico, visto que a não observação desse planejamento pode resultar em acidentes fatais, algo que já ocorreu e continua acontecendo. As observações, previsões, mensagens, radares e demais materiais fornecem embasamento para uma melhor tomada de decisão por parte dos tripulantes no que concerne à meteorologia. Caracteriza-se como uma pesquisa explicativa com procedimento bibliográfico e documental por meio artigos, reportagens, leis, monografias, teses e documentos exclusivos do meio eletrônico. A abordagem utilizada foi qualitativa. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que o planejamento meteorológico é vital para uma operação segura e deve ser bem interpretado, visto que são diversas peculiaridades e características comuns de cada material meteorológico. Negligenciar as informações acerca da meteorologia significa realizar uma atividade aérea insegura, além de se demonstrar como uma falta de disciplina e compromisso para com a segurança operacional.Monografia Acesso aberto A importância do treinamento de pessoal para lidar com passageiros indisciplinados(2023-12) ZIGNANI, Luiz Felipe PelisserEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender a importância do treinamento do pessoal da aviação para lidar com passageiros com atitudes de indisciplina. A aviação comercial é uma indústria global de grande importância, que conecta pessoas e lugares em todo o mundo. No entanto, um desafio significativo que os profissionais da aviação enfrentam é lidar com passageiros indisciplinados, cujas ações podem comprometer a segurança e a experiência de voo de todos a bordo. A evolução da aviação transformou o papel dos pilotos e comissários de bordo, que agora não apenas operam a aeronave, mas também são responsáveis por garantir o conforto e a segurança dos passageiros. Esta pesquisa adotou uma abordagem exploratória, com o método qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental relacionados à aviação comercial e ao treinamento do pessoal. Ao concluir, o estudo demonstrou que o treinamento do pessoal da aviação desempenha um papel fundamental na prevenção e na gestão de incidentes envolvendo passageiros indisciplinados. Com o aumento da complexidade das aeronaves e da dinâmica das operações aéreas, os profissionais da aviação devem estar preparados para lidar com uma variedade de situações desafiadoras a bordo que inclui lidar com passageiros indisciplinados.Monografia Acesso fechado A necessidade da psicologia organizacional na aviação enfatizada pela pandemia de COVID-19(2023-12) OLIVEIRA, EvandroO objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância enfatizada da Psicologia Organizacional na aviação em decorrência da pandemia de Covid-19. A aviação é um setor crítico que enfrentou desafios significativos devido à crise global desencadeada pela disseminação do vírus. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com procedimento documental e bibliográfico, classificando-a como explicativa. O estudo explorou como a Psicologia Organizacional desempenhou um papel vital na manutenção da segurança operacional e bem-estar dos colaboradores do segmento aeronáutico durante esse período desafiador. Os resultados desta pesquisa destacaram a importância crucial de prezar pela saúde mental dos colaboradores na aviação, dada a natureza intensiva e estressante do trabalho. A Psicologia Organizacional emergiu como um elemento essencial para identificar sinais de estresse, ansiedade e depressão entre os colaboradores, proporcionando suporte adequado e promovendo um ambiente de trabalho saudável. Além disso, a pesquisa enfatizou a necessidade de políticas de prevenção, intervenção em crises e programas de treinamento em resiliência, destacando o papel da Psicologia Organizacional na promoção da segurança operacional. Em conclusão, este estudo reconhece que a Psicologia Organizacional desempenha um papel significativo na manutenção da segurança operacional e bem-estar dos colaboradores no setor aeronáutico, especialmente em tempos de crise como a pandemia de Covid-19.Monografia Acesso aberto A perda da proficiência de voo manual em aeronaves com alto grau de automatismo(2024-06) MOLLICA, Gabriel Silva FranciscoEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto da crescente automação nas aeronaves comerciais na proficiência de voo manual dos pilotos, investigando os fatores que contribuem para essa perda de proficiência. A pesquisa atual adotou uma abordagem exploratória e qualitativa através da revisão bibliográfica de uma ampla variedade de fontes, como documentos de órgãos aeronáuticos, relatórios de acidentes, monografias e revistas especializadas para aprofundar a compreensão dos desafios enfrentados pelos pilotos diante da crescente automação das aeronaves comerciais. Apesar da automação trazer inúmeros benefícios para a aviação ter o nível de segurança atual, há um consenso emergente de que um equilíbrio adequado entre automação e habilidades de voo manual é essencial para garantir a segurança de voo e a eficiência das operações aéreas. Existe atualmente, preocupações significativas quanto à dependência excessiva da automação, que pode levar à deterioração das habilidades de voo manual dos pilotos e consequentemente prejudicar a segurança operacional. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que, uma abordagem proativa e focada no desenvolvimento e manutenção das habilidades de voo manual dos pilotos é fundamental para garantir a segurança e a eficácia contínuas das operações aéreas em um mundo cada vez mais automatizado. Se faz necessário integrar a automação com as habilidades manuais, sendo que um complementa a operação do outro.Monografia Acesso aberto A saúde mental de profissionais do contexto aeronáutico e a segurança de todos(2024-06) FAZIO, Leonardo OliveiraO trabalho aborda a saúde mental de profissionais que atuam no setor aeronáutico e seu impacto direto na segurança de todos os envolvidos em operações aéreas, analisando o nível da qualidade de vida de profissionais do contexto aeronáutico que vivenciam situações de risco, podendo afetar na saúde mental e na segurança de principalmente de pilotos. A relação de bem-estar psicológico precisa ocorrer para todos os colaboradores envolvidos, e assim, a presente pesquisa apresenta correlação significativa entre a saúde mental dos trabalhadores e a incidência de erros operacionais que podem comprometer a segurança de voos. Foram abordados pontos essenciais desenvolvidos frente ao tema, concluindo que a implementação de medidas voltadas ao bem-estar mental dos profissionais aeronáuticos são cruciais para manutenção de altos padrões de segurança na aviação. Dessa forma, importa-se sobre a compreensão da saúde mental no contexto aeronáutico, recomendando o olhar de cuidado e promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro.Monografia Acesso embargado Uma abordagem sobre a responsabilidade das empresas de transporte aéreo no Brasil(2020) Quaresma, Fabio de OliveiraAeronautical law is governed by national and international standards, and Brazil for being part of international conventions and treaties referring to aviation is subordinate to such. From this national standardization, which mixes internal and international standards, conflicts arise in which the understandings on certain issues are divided, with the civil liability of the air carrier being one of these conflicting issues. The general objective of this study is to analyze aspects of civil liability in air transport, verifying which are the species and elements that make up civil liability and their peculiarities, differentiating their modalities based on the elements based on guilt and damage. It is a descriptive research,with bibliographic procedures and qualitative approach. In conclusion, this study demonstrated that, as a general rule, the air carrier's strict civil liability is in force, therefore, there is no limitation on the duty to indemnify, therefore, the Warsaw Convention or the Brazilian Aeronautical Code does not apply.Monografia Acesso embargado Abordagem sobre o emprego de simuladores de voo em computadores pessoais como auxílio na formação aeronáutica(2020) Costa, Adriano SaraivaThis work consists in the elaboration of a research to verify the possibility of using flight simulators in personal computers as an aid in aeronautical training. Through bibliographic searches on the internet, some simulation platforms available on the market and their characteristics were analyzed. In the end, it was concluded that flight simulation on desktop computers has a lot of potential to assist students by allowing, at a low cost, a platform for familiarizing procedures, operation and performances of different aircraft, as well as serving as a tool for practical procedures. aeronautics that then would only be possible in homologated simulators or in real flightMonografia Acesso aberto Acidentes aéreos: fatores humanos como fator contribuinte(2021-06-21) Nakahara, Jorge LuizDesde o início, a aviação tem feito um grande número de vítimas em acidentes. Além de fatores de ordem humana também existem fatores materiais, relacionados com a deficiência de projetos, fabricação, como os fatores operacionais que se relaciona na causa de acidentes na aviação. A presente pesquisa objetivando identificar os fatores humanos como causa de acidentes aéreos, buscou investigar as causas dos acidentes aéreos e os órgãos responsáveis, pautada em documentos, relatórios e pesquisas anteriores disponíveis em acervo no CENIPA e o SIPAER. Demonstrou-se, os fatores humanos mais presentes em situações de acidentes aéreos abordando os pontos fisiológicos e psicológicos. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, destaca-se problemas maiores com o emocional, cansaço, fadiga e desatenção. E, para diminuir estes índices, sugere-se uma atenção especial e melhorias aos programas de treinamento já existentes como por exemplo o SMS (Safety Management System) e SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional), que visa à gestão da segurança, mitigando riscos em todos os setores das organizações, promovendo e garantindo níveis aceitáveis de riscos e aplicando programas de melhoria continuada, aumentando a cada processo os níveis de segurança. Tal razão abrange a melhoria das condições de trabalho dos pilotos e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida e a produtividade desses profissionais. A investigação das causas do acidente e determinante para apurar os riscos e fatores, com intuito de responsabilizar os culpados, e realizar as adequações necessárias quanto aos procedimentos e normas vigentes existentes. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura, sendo um estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa bibliográfica já publicada sobre o tema utilizando cruzamento das informações obtidas por meio das pesquisas, índices, registros atualizados pelas autoridades do sobre a aplicabilidade de políticas preventivas em acidentes aéreosEstudo de Caso Acesso aberto Acidentes com aviões de pequeno porte no brasil: estudo de caso do acidente com a aeronave PT-CTB(2020) Ribeiro, Pedro Renan de OliveiraAs aviation is one of the most widely used modes of transport today, the safety of passengers and the entire aviation community must be improved. Based on the identification of hazards, risk management and mitigation are reduced. Thus, this work seeks to analyze the main contributing factors for air accidents in Brazil. Through the investigation and data obtained from the accident with the PT-CTB aircraft, which took place in Barreirinhas on April 2, 2016, it will be possible to know what were the contributing factors to this accident and human influences. The general objective is to describe human factors and their influences for safety and to analyze aeronautical maintenance as a contributing factor to accidents. The present work seeks to analyze and conclude whether the maintenance of the aircraft influences the occurrence of air accidents. The methodology used will be a bibliographic review, since it seeks to observe documents, data and reports, supporting this work. Through the studies carried out it was found several contributing factors for the occurrence of air accidents, among them the engine failure in flight and loss of control in flight, resulting from the maintenance failure.Monografia Acesso embargado Acidentes e incidentes aeronáuticos no Brasil ocorridos nos últimos anos, tendo como fator contribuinte condições meteorológicas adversas(2019) Ferreira, Pedro Henrique AmaralEver since the beginning of aviation and its first flights, adverse weather conditions have been classified among the most critical contributing factors in accidents and incidents along the years. Considering this scenario, this research will make an analysis of accidents and incident rates with data provided by CENIPA, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, in order to contribute to the aeronautical community on the reduction of these kinds of occurrences. In this study we will address one of the most common contributing factors in accidents and incidents: adverse weather conditions, by presenting graphs, which will provide a general scenario of the impact of this matter in aeronautical accidents and incidents, reinforcing the importance from the operators of adherence to the rules of the air and current aviation regulations and guidelines, crew training and correct use of technology. Statistic data gathered from national and international aviation organizations authorities’ reports lead to the conclusion that campaigns of aviation safety are needed in order to prevent these occurrences and reduction of these rates. A more active participation of the national aviation regulator was also considered a major factor in order to improve the safety of flight.