A responsabilidade do digital influencer por dano social
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
TROIANO, Juliana Moss
Orientador
SCHMIDT JÚNIOR, Roberto Eurico
Coorientador
Resumo
O presente estudo visa responder à questão: os influenciadores digitais têm responsabilidade pelos danos sociais causados em razão do produto influenciado? A relevância desse projeto se dá pelo fato de que, com as redes sociais, surgiu uma nova modalidade de promoção da marca, os influenciadores digitais. Eles caracterizam-se como empresa, que têm como atividade principal a produção de conteúdo, participando ativamente na formação de opinião dos seus seguidores. O que se pretende é analisar sua responsabilidade por induzir a compra de produtos, por meio de propagandas ilícitas. Demonstrar-se-á a relação de confiança que o influenciado tem nos influenciadores. Explicar-se-á a criação de um dano social, sua necessidade de indenização e qual a sua destinação, criada a partir da publicação de conteúdos que induzem a erro o consumidor. Por fim, será feita uma conclusão expondo a minha opinião sobre todo o estudo abordado.
Palavras-chave
Influenciador digital, Formador de opinião, Responsabilidade, Dano social