Como as empresas Low Costs funcionam: modelo Southwest

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-10

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Lima, Mychel Carvalho Morais

Orientador

Silva, Orlando Flávio

Coorientador

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as distintas estratégias utilizadas atualmente pelas empresas aéreas low costs em relação às empresas tradicionais, e/ou de bandeira, em busca da máxima eficiência operacional e apontar como é possível ser uma empresa viável cobrando baixas tarifas em um mercado no qual os custos são consideráveis, voando com segurança. Além de responder a pergunta do por que este modelo falha quando o aspecto se refere a rotas de longa distância. A metodologia adotada caracteriza-se como pesquisa científica, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, visando abordar as diferenças do tipo de gestão de empresas aéreas de baixo custo com base no modelo da Southwest Airlines, empresa precursora desta estratégia. Buscou-se o entendimento de como as empresas aéreas low costs operam, seus conceitos adotados, suas práticas de mercado e características principais de gestão e logística através de análises e percepções. O trabalho conclui que estas empresas revolucionaram a indústria aérea como um todo e o modo como as pessoas viajam, principalmente do viajante a lazer, de turismo ou que visita a família, que são mais favoráveis a viajar nestas companhias. Além do mais, e dependendo de certos fatores estas empresas podem conseguir lucros muito maiores que empresas tradicionais. É fundamental observar também que não existe mais um padrão único de operação como ou uma empresa puramente low cost ou convencional, o que existem são modelos considerados híbridos, que significa uma mistura de conceitos e estratégias, no qual cada organização aplica o que considera melhor em sua visão de planejamento para sobreviver neste mercado ultra competitivo, que é a indústria aeronáutica.

Palavras-chave

Low Cost, Southwest Airlines, Indústria aérea, Passageiros

Citação