Percepção dos alunos de odontologia da Unisul acerca do conhecimento em relação aos pacientes do espectro autista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-30

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Gris, Isadora

Orientador

Ximenes, Marcos

Coorientador

Resumo

Objetivo: verificar a percepção dos alunos de graduação de odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina acerca do conhecimento em relação aos pacientes do espectro autista. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, analítico e de natureza transversal. Fazem parte da amostra 98 alunos da 5° à 10° fase. Foram incluídos alunos que já fazem atendimento clínico, e que aceitaram participar do estudo a partir da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram excluídos alunos de 1ª a 4 fase, por não estarem matriculados em nenhuma disciplina que envolva atendimentos na clínica. A coleta foi feita através da aplicação de um questionário de autoria própria composto por 9 questões dicotômicas. A análise de dados foi feita com uma planilha no software Excel 2016 e realizada com valores absolutos (n) e relativos (%). Os dados foram descritos por meio de tabelas de contingência e pela distribuição do qui-quadrado. Resultados: Aproximadamente 97% dos alunos sabem o que é autismo, porém apenas 17,1% se sentem preparados para atendê-los, e 51,2% têm interesse em se aperfeiçoar no assunto. Além disso, a associação entre a fase do curso e o interesse dos acadêmicos é irrelevante (p=0,5089). Conclusão: A maioria dos estudantes não se sente preparado para atender pacientes com transtorno do espectro do autismo, o que ocorre em decorrência da pouca abordagem acadêmica voltada para o atendimento desses pacientes com deficiências durante a formação.

Palavras-chave

Transtorno do Espectro do Autismo, Avaliação educacional, Assistência odontológica para pacientes com deficiência

Citação

Coleções