O impacto e a relevância da capacitação em primeiros socorros voltada ao ambiente escolar: uma abordagem multidisciplinar
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Gomes, Douglas
Orientador
Carvalho, Fabio
Coorientador
Resumo
O espaço escolar é um ambiente propício para a existência de acidentes corriqueiros, como: engasgo por corpo estranho, convulsões, trauma com avulsão dentária, parada cardiorrespiratória (PCR), hemorragia externa e interna, queimadura, desmaio, entorse, luxações, fraturas. Diante disso, faz-se necessário avaliar o nível de conhecimento em Primeiros Socorros (PS) por parte dos professores e profissionais responsáveis pelos alunos, tanto no ensino infantil como no fundamental das escolas públicas e privadas. Dessa forma, os PS são um instrumento primordial para assegurar o bem-estar da comunidade estudantil, perante uma situação de emergência. Com esse conhecimento, os profissionais saberão proceder de forma correta e segura, proporcionando mudanças satisfatórias neste aspecto. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo principal: determinar o grau de influência da capacitação em primeiros socorros para os professores e coordenadores do ambiente escolar, no intuito de salvar vidas. Os objetivos específicos são: aprimorar e enaltecer a importância do conhecimento em PS no âmbito escolar ou em qualquer cenário propício a acidentes, e que necessite de um atendimento de emergência; buscar meios e estratégias para que “leigos” obtenham conhecimento, valendo-se de recursos eficazes na educação em saúde, sendo que a enfermagem ocupe essa função estrategista para oferecer essas ações voltadas para os PS; fazer o confronto com o déficit de conhecimento dos professores acerca da temática, levando em consideração os entraves que estão causando a falta de interesse e a busca de conhecimento em relação aos PS; Método: Trata-se de uma revisão integrativa. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos idiomas inglês, português e espanhol, aos textos na íntegra e aos temas compatíveis com o pesquisado neste trabalho, com limitadores temporais no período de publicação de 2011 até 2021, consultados nas bases de dados: Medline/PubMed, LILACS, SciElo. Resultado: Foi evidenciado um nível de conhecimento insatisfatório dos professores e profissionais do ambiente escolar a respeito da temática de primeiros socorros, notando-se que a educação em saúde é de suma relevância para o desenvolvimento de práticas de capacitação em PS nas escolas. Conclusão: A presente pesquisa constatou que o treinamento em primeiros socorros é relevante. Ela apresentou resultados satisfatórios e efetivos nos atendimentos de emergência nas escolas. Descritores: “Primeiros Socorros”, “Escola” e “Educação em Saúde”.
Palavras-chave
Primeiros Socorros, Escola, Educação em saúde