Organização do tempo e espaço e sua influência na educação infantil
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Serafim, Patricia de Bem
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia teve como objetivo analisar sobre a importância dada à organização do tempo e do espaço na educação infantil. Buscou analisar como os professores de escolas de educação infantil do município de Palhoça - SC consideram a importância da organização do tempo e do espaço no processo de desenvolvimento na educação infantil. Procurou ainda identificar a interação dos professores acerca das rotinas estabelecidas com a organização do espaço na sala de aula, além de refletir sobre a influência da rotina no desenvolvimento na educação infantil. Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa empírica, utilizando como instrumento o questionário, buscando levantar dados acerca do conhecimento dos professores sobre a organização do tempo e espaço e sua influência na educação infantil. Relacionando a teoria com os saberes e as práticas dos diferentes profissionais envolvidos na pesquisa, o resultado aponta para uma preocupação e um cuidado desses profissionais em suas práticas, consideram e reconhecem na organização do tempo e do espaço sua influência no desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave
Educação infantil, Organização, Tempo, Espaço