Organização do tempo e espaço e sua influência na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Serafim, Patricia de Bem

Orientador

Cardoso, Jorge Alexandre Nogared

Coorientador

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia teve como objetivo analisar sobre a importância dada à organização do tempo e do espaço na educação infantil. Buscou analisar como os professores de escolas de educação infantil do município de Palhoça - SC consideram a importância da organização do tempo e do espaço no processo de desenvolvimento na educação infantil. Procurou ainda identificar a interação dos professores acerca das rotinas estabelecidas com a organização do espaço na sala de aula, além de refletir sobre a influência da rotina no desenvolvimento na educação infantil. Este trabalho foi fundamentado em uma pesquisa empírica, utilizando como instrumento o questionário, buscando levantar dados acerca do conhecimento dos professores sobre a organização do tempo e espaço e sua influência na educação infantil. Relacionando a teoria com os saberes e as práticas dos diferentes profissionais envolvidos na pesquisa, o resultado aponta para uma preocupação e um cuidado desses profissionais em suas práticas, consideram e reconhecem na organização do tempo e do espaço sua influência no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave

Educação infantil, Organização, Tempo, Espaço

Citação

Coleções