Aspectos Negativos na Relação Criança-Adolescente e Acesso à Internet

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
GRAÇAS, Roberson Carlos das
Silva, Larissa Pimenta Martins
Orientador
Teixeira, Túlio Louchard Picinini
Coorientador
Resumo
A internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos e servia como ferramenta de comunicação durante a Guerra Fria. Posteriormente, tornou-se ferramenta de uso acadêmico no auxílio de estudos. Foi popularizada como “Internet” em meados de 1982 com a expansão para países como Holanda, Dinamarca e Suécia. A partir de 1992, foi criado o WWW2, local onde eram armazenadas todas as informações que qualquer pessoa com acesso à Internet poderia navegar. Com o passar do tempo, grande parte da população teve acesso à Internet por meio de computadores ou smartphones. A facilidade do acesso causou um problema chamado hiper conectividade e por conta disso foram incluídos no DSM-V critérios para diagnosticar pessoas que fazem uso compulsivo da Internet. A presente pesquisa realizou uma Revisão de Literatura com o objetivo de examinar os aspectos negativos na relação criança-adolescente e o acesso à Internet. Dessa forma foi possível verificar que o uso desmedido da Internet pode gerar impactos negativos na vida das crianças e adolescentes.
The internet was created in the 60s in the United States and served as a communication tool during the Cold War. Later, it became a tool for academic use to aid studies. It was popularized as the “Internet” in mid-1982 expanding to countries such as the Netherlands, Denmark and Sweden. In 1992, the WWW was created, a place where all the information that anyone with Internet access could browse was stored. Over time, a large part of the population had access to the Internet through computers or smartphones. Ease of access caused a problem called hyperconnectivity and because of this criteria were 1 Graduandos do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA 2 World Wide Web - Sistema de documentos em hipermídia interligados e executados na Internet included in the DSM-V to diagnose people who compulsively use the Internet. This research carried out a Literature Review intending to examine the negative aspects of the child-adolescent relationship and access to the Internet. Thus, it was possible to verify that the excessive use of the Internet can generate negative impacts on the lives of children and adolescents.

Palavras-chave
Internet, Crianças, Adolescentes, Psicologia, Tecnologia, Children, Teenager, Psychology, Technology
Citação
Coleções