Nutrição

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ciclagem de peso: o que é e quais são os desafios
    (2022-12-14) Cunha, Letícia Leite; Costa, Stefane Netto
    A ciclagem de peso, ou efeito sanfona, é um processo que causa diversas comorbidades para o organismo, como doenças cardiovasculares, maior acúmulo de gordura visceral, resistência à insulina, hipertensão, dislipidemias e perda acentuada de massa muscular. A prática de dietas restritivas é o principal fator que promove a ciclagem de peso e o surgimento de transtornos e compulsões alimentares. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo geral elaborar um material educativo para utilização em atendimentos nutricionais sobre a importância da perda de peso saudável. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho literário exploratório, onde foram analisados 25 artigos no período de 1998 até a atualidade (2022), sendo o critério de inclusão informações relacionadas com a ciclagem de peso, relação com doenças cardiometabolicas, mecanismos fisiológicos de saciedade e emagrecimento saudável e foram excluídos os estudos específicos em indivíduos com algum grau de comorbidade já existente. Conclusão: Foi identificado que diversos malefícios podem ser causados à saúde devido a ciclagem de peso. O consumo de dietas restritivas tornou-se o principal fator determinante para a ciclagem de peso, podendo acarretar sérias consequências para a saúde, como compulsões e transtornos alimentares, distúrbios psicológicos, desregulação fisiológica e uma série de comorbidades cardiometabólicas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Intervenções dietéticas: adequação de micro e macronutrientes de cardápios para idosos em instituições de longa permanência
    (2022-12-16) Lira, Daniel Araújo Calixto; Reis, Pedro Henrique Macedo dos
    A cada ano a projeção do número de idosos no Brasil e no mundo se torna maior. Envelhecer é um processo natural, progressivo, degenerativo, universal e intrínseco, onde sua principal característica é a redução funcional, através do comprometimento e enfraquecimento de mecanismos de defesa. A vigilância nutricional é essencial na manutenção do estado nutricional do idoso. Este estudo tem como objetivo propor intervenções dietéticas para suplementação nutricional de idosos. Foi realizado um levantamento e análise de cardápios oferecidos em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos privada do município de São Bernardo do Campo, SP, com auxílio do software WebDiet® e foram propostas intervenções dietéticas com o intuito de melhorar o aporte nutricional das refeições. Foi possível identificar o aumento de macro e micronutrientes dentre os cardápios modificados. Pode-se concluir que com alterações de receitas como leite com frutas, iogurtes e bolos tradicionalmente ofertados, foi possível obter uma melhora na composição nutricional, podendo trazer assim mais saúde por meio da dieta.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Transtornos alimentares em ginastas de alto rendimento: alimentação e performance.
    (2022-12-12) Campos, Julia; Brito, Isabella; Bastos, Igor
    O esporte é capaz de oferecer vivências e reflexões significativas, ainda mais quando se trata de educação corporal. A singularidade de cada modalidade abrange um universo único que engloba valores, normas, regras, preconceitos e posturas específicas do treinamento esportivo. A ginástica rítmica (GR) é uma modalidade de alta dificuldade técnica e que busca a perfeição em seus movimentos, o alto nível de desempenho deve ser alcançado bem na juventude, atrelado com um padrão corporal de baixo peso e rígidos treinos. Essa rotina extenuante contribui para tornar esse público propenso ao desenvolvimento de transtornos e hábitos alimentares inadequados. Dentre os diversos transtornos existentes os apresentados com maior frequência são: anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica. Estudos têm mostrado que em longo prazo, estes comportamentos têm desencadeado disfunções hormonais, diminuição da densidade mineral, incidência de amenorreia, osteoporose e anemia. As pesquisas relacionadas sobre o impacto dos transtornos alimentares nas ginastas de alto rendimento ainda são escassas, sendo esse o foco do presente estudo de revisão da literatura. Para isso foi realizada uma busca de artigos nas bases de dados Scielo, BVS, Google Acadêmico e Pubmed. Os resultados mostraram alguns sinais de comportamentos irregulares em diversos ambientes de treinamento, com potencial para o desenvolvimento de transtornos alimentares. Logo, mostra-se a relevância deste tema para profissionais da área da saúde com foco para intervenções.