Acessibilidade digital: proposta de aplicativo de transporte público para pessoas cegas e com baixa visão

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Schneiders, Victoria
Orientador
Ribas, Armando
Coorientador
Resumo
Acessibilidade digital é uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência (PCD) no ambiente virtual, visto que muitas delas utilizam dispositivos eletrônicos como aliados na realização de tarefas cotidianas. A partir disso, o objetivo principal do trabalho foi criar um protótipo de aplicativo móvel, utilizando as premissas de acessibilidade e design centrado no usuário (UX design), para pessoas com cegueira e baixa visão se orientarem no transporte público de Florianópolis, São José e Palhoça. A proposta surgiu a partir de problemas, relatados por este público, referentes à falta de acessibilidade e autonomia nos ônibus das cidades. O projeto utilizou a metodologia design thinking com abordagem do design centrado no usuário para compreender as verdadeiras necessidades desse público e tentar solucioná-las. Através de entrevistas, pesquisas e análises foi possível concluir o protótipo não funcional do aplicativo seguindo as diretrizes de acessibilidade, Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1), e os requisitos estabelecidos no projeto.
Digital accessibility is an inclusion tool for people with disabilities (PWD) in the virtual environment, since many of them use electronic devices as allies to perform daily tasks. The main objective of the project was to create a mobile application prototype, using the premises of accessibility and user-centered design (UX design), to help people with blindness and low vision in public transport of Florianópolis, São José and Palhoça. The proposal arose from problems reported by this audience regarding the lack of accessibility and autonomy on the cities buses. The project used a design thinking methodology with a user-centered design approach to understand the real needs of this audience and try to solve their problems. Through interviews, research and analysis, it was possible to complete the application's non-functional prototype following the accessibility guidelines, Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1), and obeying the requirements established.

Palavras-chave
Acessibilidade digital, Cegueira e baixa visão, Aplicativo móvel
Citação
Coleções