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  • Monografia Acesso aberto
    Aprimorando a experiência do usuário: desenvolvimento de um e-commerce B2C para uma empresa de acessórios com foco em user interface
    (2024-07) SILVA, Mariana Dantas
    O cenário pós pandemia nos deixou com perspectivas muito positivas para o crescimento do mercado digital, muito se ouviu falar sobre os aumentos de tráfego em E-commerce e como o hábito que se criou durante a pandemia se estende até os dias atuais, pessoas que não tinham o hábito de comprar pela internet foram obrigadas a se adaptar ao comércio digital e mesmo com a retorno da modalidade presencial de compras, há relatos de pessoas que preferem realizar suas comprar sem sair do conforto de casa. Sendo assim, fica difícil não querer um pedaço desse mercado que nos mostra tão atrativo. Esse é o caso da empresa de acessórios personalizados Seja Trendy, que tem percebido essa movimentação no cenário digital e procura se posicionar diante as concorrentes criando um site de E-commerce que seja intuitivo e dinâmico, visando melhor atender e se relacionar com os clientes. O objetivo deste trabalho, portanto, é desenvolver um E-commerce para a marca de acessórios, de modo a considerar o Design de interface como sustentação do projeto
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A escassez de mulheres no mercado tecnológico brasileiro: um aplicativo como ferramenta de inclusão tecnológica
    (2024-06) OSORIO, Sarah Giannoni
    O objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo inovador que aumente a participação das mulheres na tecnologia e promova a inclusão. A pesquisa inicial e a definição dos objetivos, bem como a prototipação e teste do aplicativo, serão realizadas com o método Double Diamond. A técnica iterativa permite que o aplicativo atenda às necessidades e expectativas dos usuários com ajustes contínuos com base nos comentários deles. Além disso, os princípios essenciais de design de Donald Norman, que podem ser encontrados em seu influente livro "Design do Dia a Dia", servem como base para o projeto. A simplicidade e a usabilidade do design são elementos essenciais considerados para tornar o aplicativo mais fácil de entender e usar. O objetivo é transformar as preocupações dos usuários em soluções viáveis. Dentro desse contexto, é enfatizado que a participação feminina na tecnologia é crucial para a igualdade de gênero e para o progresso e a inovação. A variedade de perspectivas e experiências que as mulheres oferecem é essencial para promover a criatividade e a resolução de problemas no setor tecnológico. Assim, o objetivo deste projeto não é apenas abordar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no campo da tecnologia, mas também contribuir para uma mudança cultural que reconheça e encoraje sua participação ativa no setor. O objetivo do aplicativo é capacitar e inspirar mais mulheres a seguir carreiras tecnológicas, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e diversificado no campo. O aplicativo visa fornecer recursos, orientação e uma comunidade de apoio.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de interface digital: e-commerce B2B para loja Ellen Flores
    (2024-07) FLORES, Carina
    A ascensão da internet transformou radicalmente a maneira como o mundo se comunica e faz negócios. Para as empresas, a internet não é apenas uma ferramenta útil, mas sim uma necessidade imperativa, ela tornou-se o pilar central das estratégias de divulgação e captação de clientes, pois oferece alcance global a um custo acessível. Essa importância não diminui quando entramos no universo do comércio eletrônico B2B. Pelo contrário, a necessidade de uma presença online é ainda mais crucial quando se trata de interações entre empresas. Nesse contexto, se encontra a loja Ellen Flores, que enfrenta agora o desafio de expandir para o mercado B2B para atender as demandas específicas de seus clientes empresariais. A vista disso, o presente estudo propõe desenvolver o projeto de interface digital do e-commerce B2B da loja Ellen Flores, explorando através de pesquisas bibliográficas, de levantamento e documental, contribuições para a abordagem Projetual metodológica “Projeto E”. O procedimento engloba desde a compreensão do cliente até os princípios fundamentais de design, incluindo conceitos como usabilidade, arquitetura da informação e layout. O objetivo é criar um protótipo de interface que seja intuitivo para o usuário e que reflita os valores do empreendimento.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Design digital: redesign da interface de abertura do jogo League of Legends
    (2024-07) Silva, Jorge Weslley da
    Este trabalho acadêmico tem como objetivo realizar o redesign da interface de abertura do jogo League of Legends, com o propósito de atribuir conceitos e metodologias do design de interface e de experiência do usuário em uma pesquisa científica, que servirá como ponto de partida para a realização de um protótipo não funcional da interface do jogo, com o intuito de buscar insights e alternativas para otimizar a sua usabilidade, navegabilidade e interatividade de forma que atenda os princípios do design digital, atendendo às necessidades dos jogadores. O objetivo é compreender o comportamento dos usuários do League of Legends em relação à interface atual do jogo, bem como o entendimento do contexto atual do jogo, buscando trabalhar conjuntamente com os pesquisados através da pesquisa participante, para obter uma visão em primeira mão da realidade vivida pelos jogadores, suas dores, sugestões, etc. Com uma abordagem centrada no usuário, esse projeto busca impulsionar o desenvolvimento e evolução da prática de design, tanto acadêmica quanto industrial, uma vez que utiliza de metodologias científicas apropriadas e promove o debate sobre a importância de manter as interfaces de jogos atualizadas frente às constantes mudanças no mercado.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Redesign de identidade visual para a marca Cloud Doll Store
    (2024-07) MATOS, Bruna Henrique
    Este projeto representa o trabalho de conclusão do curso de design da Universidade do Sul de Santa Catarina, com o objetivo de realizar um redesign para a marca Cloud Doll Store. A loja se destaca por produzir e vender artesanalmente bonecos de costura. A missão da Cloud Doll Store é expandir e crescer internacionalmente, tornando crucial uma marca e identidade visual sólidas alinhadas com suas estratégias. Para conduzir este estudo, adotamos a metodologia proposta por Alina Wheeler (2019), uma especialista renomada em gestão de marcas e autora do livro "O Guia Essencial para Gestão de Marcas". Essa metodologia oferece uma estrutura abrangente para o processo de redesign, permitindo uma análise detalhada dos elementos essenciais da identidade de marca. Durante este projeto, exploraremos os principais passos do processo de redesign, incluindo a análise da identidade atual da marca, a definição dos objetivos de redesign, o desenvolvimento de conceitos de design e de todo processo criativo envolvido na criação da marca.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Proposta de aplicativo que auxilie a reduzir os episódios de procrastinação no home office
    (2024-06) KAIZER, Eduarda
    No atual cenário profissional, o trabalho em regime de home office emergiu como uma prática amplamente adotada, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas de trabalho. A flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto oferece vantagens significativas em termos de conciliação entre vida pessoal e profissional, redução de deslocamentos e aumento da autonomia. No entanto, essa transição também trouxe consigo desafios inesperados, sendo a procrastinação um dos principais obstáculos enfrentados pelos profissionais que trabalham em casa, apresentando-se como uma preocupação crescente no contexto do trabalho remoto. Os trabalhadores em home office muitas vezes se veem lutando contra distrações domésticas, falta de motivação e dificuldades em estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal, visto que muitos dos trabalhadores não possuem o hábito de gerir o próprio expediente, resultando em uma diminuição da produtividade e da satisfação no trabalho. Neste contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo, projetado para auxiliar na diminuição da procrastinação entre profissionais que trabalham em home office. Para atingir esse objetivo, integra-se os mecanismos de gamificação com os princípios do design thinking, a fim de criar um aplicativo que não apenas melhore a produtividade e bem-estar dos trabalhadores remotos, mas também promova uma cultura de trabalho mais saudável e eficiente em um contexto em constante evolução.
  • Monografia Acesso fechado
    Tipografia vernacular em Florianópolis: projeto gráfico
    (2024-07) GONÇALVES, Calliari Gabianna
    O objetivo desta pesquisa é explorar e valorizar a tipografia vernacular de Florianópolis, destacando sua importância como comunicação entre a população. Pretende-se desenvolver um projeto gráfico que tenha uma identidade visual coerente, ressaltando a relevância do vernáculo como parte integral da identidade da cidade. Ao realizar essa análise, busca-se não apenas preencher uma lacuna de conhecimento, mas também promover o reconhecimento e a valorização dessa expressão cultural local.
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento de identidade visual para agência visual manage
    (2024-07) COSTA, Raul Imbassay
    Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento do sistema de identidade visual para a agência de marketing digital Visual Manage. Uma identidade visual eficiente garante identificação e destaque em relação a concorrentes, além de ser essencial para a inserção da empresa no mercado. Buscou-se por meio da fundamentação teórica, uma base de conhecimentos na área de design gráfico, identidade visual, marca, marketing digital e demais assuntos que despontam destes temas para auxiliar na realização do projeto. Ao final do projeto também será apresentado o manual de identidade visual da marca com as aplicações. A metodologia utilizada para a orientação das etapas do projeto foi a de Alina Wheeler (2012).
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Memo: jogo de cartas para estímulo da memória e funções cognitivas em pessoas com déficit de atenção
    (2024-07) SILVA, Cássio Gustavo Aguiar da
    Este projeto busca criar um jogo de cartas competitivo que será destinado principalmente a jovens que enfrentam desafios de concentração, como aqueles diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de atrair também o público em geral amantes por jogos de cartas e tabuleiro. Utilizando o método Double Diamond para o desenvolvimento do projeto, serão realizadas suas quatro etapas, desde a pesquisa inicial, a definição dos objetivos e público-alvo, o desenvolvimento de todo o design dos elementos do jogo e sua prototipação digital e física. Essa abordagem permite ajustes constantes com base em novas descobertas e no feedback dos usuários, garantindo que o jogo atenda da melhor forma possível às suas expectativas e necessidades. As cartas do jogo serão elaboradas de forma simples e intuitiva, para que não se tenha dificuldades na sua compreensão e seu propósito na partida. O design será pensado de forma a estimular a concentração e foco dos jogadores, enquanto o aspecto competitivo ajudará a reforçar isso, trazendo diversão e promovendo interação social entre os indivíduos.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Projeto de interface digital para a otus engenharia
    (2024-07) GONZALES JUNIOR, José Vagner Araújo
    Atualmente, o avanço da internet vem inovando a forma como as empresas se apresentam e se relacionam com seus clientes. A Otus Engenharia, uma empresa de Florianópolis, atua no mercado B2B, prestando serviços de Gestão e Coordenação de Projetos em BIM, além de cursos para capacitar profissionais a fazerem o mesmo tipo de serviço. Em um setor altamente técnico e especializado como o da engenharia, a compreensão total dos serviços oferecidos é essencial, é nesse contexto que o design de interface desempenha um papel crucial. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe uma reformulação do design de interface da Otus Engenharia, compreendendo que os websites podem ser uma ferramenta eficaz para apresentar-se ao mercado e mostrar seus serviços. integrando informações de forma mais precisa e melhorando a apresentação de seus produtos e serviços. Isso será alcançado por meio de pesquisas bibliográficas, levantamento e análise documental, contribuindo para uma abordagem metodológica denominada “Projeto E.” O processo de desenvolvimento da nova interface irá exigir uma compreensão do cliente e dos fundamentos do design de interfaces, como usabilidade, arquitetura da informação e diagramação. O foco principal será criar um protótipo de interface que atenda às demandas da empresa, além de comunicar de forma clara e direta sua identidade e valores.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A organização e o sucesso acadêmico: desenvolvimento de um planner para estudantes
    (2024-07) SANTANA, Beatriz
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal a criação de um protótipo de um planner desenvolvido para auxiliar os estudantes tanto de segundo grau quanto os que estão na faculdade, na organização de trajetória acadêmica.Para isso, foi aplicado a metodologia de criação de design thinking, foram realizados estudos sobre as dificuldades dos acadêmicos em se concentrar e manter focados, principalmente, no momento dedicados exclusivamente aos estudos, visando a conhecer as funcionalidades essenciais para criação do planner. Após a coleta de dados e estudos iniciais o projeto foi submetido a uma pesquisa com algumas pessoas de faixa etária de 15 a 22 anos para identificar a dificuldade de concentração e organização no momento dos estudos.
  • Monografia Acesso aberto
    Proposta de experiência de delivery vegetariano e vegano viabilizado através de um aplicativo
    (2024-06) SILVA, Vitória Morais da
    A crescente demanda por opções vegetarianas e veganas no Brasil reflete uma transformação significativa nos hábitos alimentares da população brasileira. Este movimento também, se reflete no mercado de delivery de alimentos. Com a procura cada vez maior por esse tipo de alimentação, muitos estabelecimentos começaram a desenvolver produtos para atender a essa demanda. No entanto, ainda existem muitos desafios relacionados à informações sobre esses segmentos, o que gera insegurança aos consumidores na hora de pedir sua comida em plataformas convencionais de delivery. O objetivo deste projeto é desenvolver uma proposta de experiência de delivery vegetariano e vegano viabilizado através de um aplicativo, com foco inicial na cidade de Florianópolis. Isso envolve considerar os desafios e necessidades específicas desses usuários ao fazerem pedidos por apps. Utilizando a metodologia do design thinking, e seguindo o método do double diamond, o público-alvo será colocado no centro do projeto. A ideia é trabalhar em colaboração com os mesmos para desenvolver uma interface direcionada e interativa.
  • Monografia Acesso aberto
    Redesign do consultório Lumar Center
    (2024-07) VICENTE, Brenda Karoliny da Silva
    O projeto visa realizar o redesign do ambiente do Lumar Center, um consultório especializado em podologia e estética, com o objetivo de otimizar o uso do espaço reduzido. Isso envolve reorganizar os móveis de maneira eficiente para acomodar tanto a profissional quanto os clientes de forma confortável e funcional. A abordagem inclui não apenas melhorar a eficiência do layout, mas também criar um ambiente acolhedor que promova o bem-estar e a experiência positiva dos clientes durante suas visitas ao consultório.
  • Monografia Acesso aberto
    Reestruturação do sistema de identidade visual: projeto ajude o Chico
    (2024-06) MACHADO, Laura Brunato de Souza
    O presente trabalho de conclusão de curso de Design na Universidade do Sul de Santa Catarina tem como finalidade desenvolver uma reestruturação na identidade visual do Projeto Ajude o Chico, um projeto voluntário de animais sem fins lucrativos dedicado à proteção e conscientização do bem-estar animal atuante na região da Grande Florianópolis, considerando que o principal meio de comunicação do projeto é através das redes sociais e a crescente importância da presença digital e as redes sociais como ferramenta para ampliar o alcance, visibilidade e reconhecimento. A metodologia adotada baseia-se nas diretrizes de Alina Wheeler (2019), autora da obra “Guia essencial para a gestão de Marcas” e especialista em branding e design estratégico, utilizadas para guiar as etapas da pesquisa, esclarecimento da estratégia, design de identidade, criação de pontos de contato e gestão de ativos. Ao aplicar essa metodologia em conjunto com o procedimento projetual documental e alinhado às pesquisas bibliográficas, a nova identidade visual visa conceber o desenvolvimento de conceitos de design que transmitem efetivamente os valores e missão da organização.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Sistema de identidade visual: criação da marca e conceito Alvino Arquitetura e Urbanismo
    (2023-12) RODRIGUES, Cleo Alvino dos Santos
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste na elaboração dos estudos que conduziram à criação do design da marca para o escritório de Arquitetura e Design "Alvino Arquitetura e Urbanismo", que deseja ser algo inovador e adequado ao seu público, especificamente o público street urbano de Santa Catarina. O objetivo é buscar o empreendedorismo e adentrar profundamente no mercado de trabalho catarinense. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolver uma marca que estivesse alinhada com esse momento profissional. Tendo isso em mente, o propósito deste trabalho é construir uma identidade visual e um manual de marca que auxiliem no posicionamento de mercado que o escritório almeja, destacando a importância da marca para posicionar uma empresa. Com o auxílio de pesquisas qualitativas e quantitativas, será elaborado um questionário que busca informações sobre a percepção do público em relação à necessidade de um escritório inovador e focado no assunto.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de interface digital para o assentamento comuna Amarildo de Souza
    (2023-12) SOUZA, Fernanda Kitsuwa
    Levando em consideração que a internet ultrapassa barreiras geográficas e conecta pessoas, sendo o canal de troca de informações mais utilizado atualmente, as instituições buscam, através de websites, ocupar o espaço online, apresentar seus ideais, e criar senso de comunidade. O Assentamento Comuna Amarildo de Souza vincula-se à luta de classe e à reforma agrária e é o primeiro Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. Ao defenderem a democratização do acesso à alimentação saudável, buscam no meio digital atingir mais pessoas que abracem a causa, e maior amplitude no quesito entrega de suas cestas de alimentos orgânicos in natura, produzidas pelas famílias que residem no assentamento. Assim sendo, este trabalho de conclusão de curso propõe desenvolver o projeto de interface gráfica que integre informações institucionais e de produto para o Assentamento Comuna Amarildo de Souza, explorando através de pesquisas bibliográficas, de levantamento e documental, contribuições para a abordagem projetual metodológica “Projeto E”. O processo, demanda desde o entendimento sobre o cliente, até fundamentos básicos de design, e conceitos de design de interfaces; como usabilidade, arquitetura da informação e diagramação. O foco é resultar em um protótipo de interface cuja usabilidade seja amigável, e que transpareça os valores do assentamento.
  • Monografia Acesso aberto
    Design digital: desenvolvimento da interface do aplicativo de aluguel e locação de bicicletas “floripedal”
    (2023-12) FILOMENO, Nathalia Silva
    A evolução das interfaces digitais têm transformado significativamente a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. Em um cenário de constantes mudanças tecnológicas, as interfaces digitais tornaram-se ferramentas essenciais para promover soluções inovadoras para os desafios contemporâneos, especialmente no campo da mobilidade urbana. Historicamente, o crescimento desorganizado das cidades, particularmente no Brasil, resultou em desafios de mobilidade, como congestionamentos, poluição e acidentes de trânsito e a tecnologia, por meio de smartphones e aplicativos, desempenha um papel crucial na busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes para a mobilidade urbana. Em Florianópolis, o ciclismo tem se destacado como uma solução sustentável para a mobilidade urbana. O objetivo deste trabalho é explorar a viabilidade e os benefícios de um aplicativo de aluguel e locação de bicicletas para a cidade de Florianópolis, considerando os desafios e as necessidades dos ciclistas, bem como as potencialidades das interfaces digitais.
  • Monografia Acesso aberto
    Design de identidade visual para a marca SolSplash
    (0023-12) SILVA, Andreza Ribeiro da
    O projeto aborda sobre a identidade visual para a marca SolSplash, uma marca de moda praia que deseja representar os diversos tamanhos de corpos com suas peças variadas para todas as estruturas. A marca deseja ser representativa e promover o autoempoderamento e a autoconfiança para suas consumidoras, uma vez que esse mercado de moda praia tende a focar em corpos específicos considerados padrões - sendo estes aqueles esguios analisados nas mídias de televisão e nas redes sociais, o que colabora para o esquecimento da outra parcela de seu público. Essa sensação de invisibilidade perante a sociedade entre as clientes auxilia para o fortalecimento de uma baixa autoestima ainda maior, ocasionada por esse mercado que é enraizado nesses paradigmas retrógrados. Dessa forma, a SolSplash deseja abraçar, deseja confortar suas clientes e representar, valorizar as suas belezas reais, e incluí-las nesse mercado. Com suas peças diversas que vão desde o menor tamanho até o maior, a SolSplash é para todas as mulheres, feita por uma mulher real para mulheres reais. Sendo assim, é necessário uma identidade visual única para a marca. É isto que foi abordado durante este projeto, toda a construção de uma identidade que exclamasse representatividade, diversidade e empoderamento durante uma única análise.
  • Monografia Acesso aberto
    Manual de identidade visual para a marca Patitas
    (2023-12) ASSIS, Camila Bion de
    e identidade visual para a marca Patitas. Um design de identidade bem sucedido deve traduzir os valores tangíveis e intangíveis da marca construindo a percepção do público através de seus pontos de contato. Para alcançar esses resultados, foi realizada a fundamentação teórica dos tópicos de marca, identidade visual e branding, seguido por um estudo sobre o mercado Pet e o segmento de Pet Care. Para o desenvolvimento da identidade foi selecionada a metodologia projetual de Alina Wheeler que inclui etapas de condução de pesquisa, esclarecimento de estratégia, design de identidade, criação de pontos de contato e gestão de ativos. No final desse material será apresentado o manual de identidade visual, uma união de todo o conhecimento e construção desenvolvido ao longo dos últimos meses.
  • Monografia Acesso aberto
    Sistema de identidade visual Danda bolos artísticos
    (2023-12) FELISBINO, Júlia Cunha
    O propósito deste trabalho de conclusão de curso se dá quanto ao redesign da identidade visual da marca Danda Bolos Artísticos, assim como a criação do manual de identidade visual. A empresa que até então não possuía uma identidade que expressasse o DNA da marca, além de pouca consistência e padronização em suas aplicações, sofrendo com maior dificuldade de reconhecimento e valor dos consumidores, e não se sobressaindo perante as demais concorrentes diante de um mercado saturado. Sendo assim, o projeto apresenta os principais conceitos de design, identidade visual e estratégias de branding, a fim de fundamentar e propor a melhor alternativa para o cliente, que se destaque com relação à concorrência e expresse da melhor forma os valores e visão da empresa. O desenvolvimento da identidade se dá a partir da metodologia de Alina Wheeler, que é divida em 5 (cinco) etapas, detalhadas passo a passo, com o intuito de entender a concorrência, o público-alvo, o mercado e também a própria marca.