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Monografia Acesso aberto Acessibilidade digital: proposta de aplicativo de transporte público para pessoas cegas e com baixa visão(2021) Schneiders, VictoriaAcessibilidade digital é uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência (PCD) no ambiente virtual, visto que muitas delas utilizam dispositivos eletrônicos como aliados na realização de tarefas cotidianas. A partir disso, o objetivo principal do trabalho foi criar um protótipo de aplicativo móvel, utilizando as premissas de acessibilidade e design centrado no usuário (UX design), para pessoas com cegueira e baixa visão se orientarem no transporte público de Florianópolis, São José e Palhoça. A proposta surgiu a partir de problemas, relatados por este público, referentes à falta de acessibilidade e autonomia nos ônibus das cidades. O projeto utilizou a metodologia design thinking com abordagem do design centrado no usuário para compreender as verdadeiras necessidades desse público e tentar solucioná-las. Através de entrevistas, pesquisas e análises foi possível concluir o protótipo não funcional do aplicativo seguindo as diretrizes de acessibilidade, Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1), e os requisitos estabelecidos no projeto.Monografia Acesso embargado Acessório de frenagem para competidores de longboard na categoria downhill speed(2017) Emerim, João LucasSkateboard is a sport that is growing more and more. Among the most popular categories among youngsters today is downhill speed, which consists of riding downhill runs with skateboards that surpass the speed of one hundred kilometers per hour. As with any new sport, many of the equipment is not designed for specific use, and can cause consequences to athletes, such as injuries. In the case of equipment related to braking, currently the competitors use ordinary shoes and without any suitability for the practice of the sport. This project aims to develop a device that helps the competitors of downhill speed in the braking maneuver, without disrespecting the national and international rules of the sport.Monografia Acesso embargado Adaptação do conto Balanço Bruxólico para uma história em quadrinhos utilizando uma metodologia projetual de design(2018) Cardoso, Luiz Fernando RegisEsse trabalho busca apresentar uma maneira de se adaptar narrativas no formato de texto em história em quadrinhos, utiliza como objeto de estudo o conto Balanço Bruxólico de Franklin Cascaes, transportando-o para um formato que atenda a demanda dos jovens de 14 a 17 anos da cidade de Florianópolis. A metodologia utilizada baseia-se no trabalho de Motta(2012), que para os fins sugeridos no trabalho, foi adaptada adicionando etapas de processo de produção sugeridas por McKee (2013). Dessa forma pretende-se alcançar um resultado onde as páginas, os requadros e os quadrinhos forneçam ao leitor o máximo de informação possível, tornando o texto um complemento para a história em quadrinhos, e assim favorecendo a contemplação do conto.Monografia Acesso aberto Animação educacional “Dia de Pescaria”: incentivo ao desenvolvimento socioemocional do altruísmo(2019) Alves, Andréia SoaresResearch indicates that Brazilian education performs poorly and that this can become a trigger for many problems, such as increased crime. Faced with this scenario is the following problem: How can design contribute to the education of children in order to teach them to be more altruistic? In view of this issue, this project aimed to develop a two - minute educational animation for kindergarten children, aimed at improving the capacity of interaction between people, stimulating the socio - emotional development of altruism. For this, the project was based on the union of three methodologies: Design Thinking, used in the research and analysis stages, Bruno Munari, applied in the graphic part, and Tony White, in the structure and movements of the animation. Thus, the first objective was to understand how social-emotional skills can influence the future of children. During the progress, research and interviews contributed to the understanding and solution of the problem, with which it was possible to characterize the target audience and to define the language of the animation. Finally, a small film was developed that seeks to arouse empathy and improve the perception of the other, stimulating the altruistic actions of respect and love of the neighbor.Monografia Acesso aberto Aplicação do design thinking para comunicação do lançamento de coleção plus size da marca flor de maio biquínis(2023-06-19) Nascimento, Monica StahelinO projeto atual consiste no desenvolvimento de um catálogo digital para o lançamento de uma nova coleção da marca Flor de Maio Biquínis. O objetivo inicial do projeto é encontrar o melhor ponto de contato para informar os clientes sobre o lançamento, com foco específico em usuárias com manequim plus size. Para alcançar esse objetivo, a metodologia adotada foi do Design Thinking e técnicas de design de serviços, juntamente com a abordagem de Design de Identidade da Marca de Alina Wheeler. O projeto está relacionado à representatividade do público plus size, buscando compreender suas necessidades. O projeto conta com uma fase de análise de dados buscados dos usuários da marca e da própria marca em si, o que revelou a importância de mensagens de representatividade dentro da marca, assim como desafios a serem superados para proporcionar uma jornada fácil e clara para as clientes. Com base nessa análise, seguiu-se nas etapas de ideação e prototipação, desenvolvendo uma solução que se alinha à jornada desenvolvida no projeto. O resultado principal é o catálogo digital, acompanhado por postagens para redes sociais e uma arte para o e-mail de agradecimento no pós-compra.Monografia Acesso aberto Aplicativo Fênix: Qualificação profissional e inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho(2021-12-17) Marczak, Camila SeveroPessoas trans sofrem preconceito até mesmo antes de terem noção de quem são, isso pode ter início na infância e uma das consequências desse preconceito é a evasão escolar, que entre tantos problemas enfrentados pelas pessoas trans, acaba sendo um dos pontos que dificultam a ocupação de vagas no mercado de trabalho formal. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma digital que forneça capacitação para pessoas trans com foco na inclusão no mercado de trabalho. Esse trabalho foi desenvolvido através da metodologia Design Centrado no Ser Humano (HCD) da IDEO que possui três etapas, a ouvir, a criar e a implementar, em cada etapa foram utilizadas ferramentas de projeto que permitiram compreender o contexto de vida, necessidades e dores das pessoas trans. Essas ferramentas também trouxeram novos pontos de atenção e o aplicativo ganhou novas funcionalidades que suportam as pessoas trans em diversas áreas de suas vidas, além da profissional que era o foco inicial. O objetivo do trabalho foi alcançado através do desenvolvimento do aplicativo Fênix, que possui cursos online, bolsas de estudo, vagas de emprego, rede de apoio com profissionais voluntários como médicos e advogados, além de doações de produtos e serviços para que dessa forma as pessoas trans possam ocupar o espaço que é de direito na sociedade de forma digna.Monografia Acesso aberto Away for a while: arte conceitual, ilustração final e animações para projeto de jogo digital(2023-06-26) Sant'Anna, Pedro Baiocchi deJogos digitais são um marco cultural, atualmente como uma das indústrias de entretenimento que mais gera atenção, lucro e crescimento. Dentro deste grupo, há um crescimento exponencial de atenção, os jogos independentes, que são conhecidos por criarem experiências únicas, distintas e inovadoras. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo a criação de materiais gráficos de personagens e ambiente, de conceito até arte final, para um projeto de videogame indie de RPG, nomeado “Away for a While”. Para o desenvolvimento foi utilizado a metodologia do Duplo Diamante, que com ela foi possível definir as etapas necessárias de desenvolvimento: análise visual de jogos, criação de concept art, pixel art e por último, animação básica de pixel art. Dentro da metodologia utilizada foi escolhida uma técnica de criação de concept art de Scott Robertson, chamada de P.S.D (2013) (Proporção, Superfície e Detalhe), que facilita as etapas de desenvolvimento futuro. Após uma pesquisa de conceitos relevantes para cada etapa de desenvolvimento, foi feita uma análise de arte de jogos do gênero de RPG e quais características são mais atraentes aos seus usuários. Com as etapas de pesquisa finalizadas, foi possível utilizar todas as informações ofertadas para desenvolver alternativas e ilustrações finalizadas que servirão como guias visuais para futuras adições ao jogo. O material de ilustração dos personagens foi depois transformado em pixel art, que tem aplicação prática e direta para uma engine de jogo.Monografia Acesso aberto A biônica como ferramenta para o desenvolvimento de uma barraca para feira-livre de Florianópolis(2017) Oliveira, Camila Sales deThis project proposes the development of a market-place tent that is easier to assemble, disassemble and transport, following the market-place from Largo da Alfândega, on Florianópolis. It must be developed from bionics as a tool for creation, and it must be thought throughout all the sorts of users, in order to be easier to assemble, disassemble and transport, either for expert users, or new users. Bionics was used in this project, which definition consists of observing natural systems and implementing their solution principles, seeking for relevant answers for the development process of the product. The bionics methodology was applied on the market-place tent, using the human knee as an analogy for this project. This study resulted on an articulated tent divided by two pieces, in order to make the assemble, disassemble and transportation easier, and in order to supply the maket workers demands.Monografia Acesso aberto As bruxas de Franklin Cascaes: uma animação(2021) Souza, Guilherme OliveiraEstre projeto representa o desenvolvimento de uma animação tradicional digital fazendo uso do design e os princípios de animação, tendo como objetivo reacender a cultura mística por trás da cidade de Florianópolis, conhecida também como Ilha da Magia. Esta animação abordará as Eleições Bruxólicas, um conto de Franklin Cascaes, demonstrando como a bruxa-chefe é eleita. Para representar esse imaginário místico se utilizou de metodologias já consagradas no mundo da animação, juntamente de pesquisas sobre a importância da cultura, design, animação, linguagem visual e dos trabalhos coletados e publicados por Franklin Cascaes, a fim de chegar a um resultado esperado a ser utilizado para apresentar o assunto Ilha da Magia.Artigo Científico Acesso aberto Cinetipo: desenvolvimento de família tipográfica para legendagem(2021-12-16) Frielink, BrendaEste trabalho apresenta o projeto de pesquisa teórica em tipografia e de desenvolvimento de uma família tipográfica. Considerando o contexto de alto consumo de conteúdo audiovisual na atualidade, seja por meio de filmes e séries, programas de televisão ou redes sociais, o objetivo do trabalho consistiu em desenvolver duas fontes nos estilos regular e itálico, visando a aplicação em formato de legenda. O trabalho buscou compreender e listar as características tipográficas que resultam em uma melhor legibilidade para, assim, desenvolver fontes que possam melhorar a experiência dos leitores. A partir da metodologia adaptada do livro Como Criar Tipos (2019), o projeto contemplou a pesquisa teórica de temas como anatomia tipográfica e especificidades da legendagem, a análise de fontes de referência por meio de testes de visualização, bem como a descrição do processo de desenho de glifos, seus espaçamentos e refinamentos. Os resultados obtidos foram apresentados em um conteúdo audiovisual, meio para o qual as fontes foram produzidas.Monografia Acesso aberto Co-criação como estratégia de aprimoramento do projeto Tear Terapia(2017) Savi, Catherine RamosO presente trabalho tem como objetivo a contribuição para geração de renda da associação João Paulo II, localizado na comunidade da Praia, da Ponte do Imaruim, Palhoça/SC, através do projeto tear terapia, utilizando ferramentas do co-design. Com o propósito de que a associação possa continuar oferecendo educação a crianças carentes. Dessa forma visa compreender o âmbito social do design e assimilar a relevância da gestão de design dentro de projetos comunitários. Além do próprio papel das ONGs na sociedade atual e a relação entre design e artesanato. O trabalho fez com que as voluntárias do projeto se envolvessem durante todo o processo e foi percebido que buscaram retomar o espírito de grupo. O trabalho cumpriu o objetivo fazendo com que as voluntárias do projeto tear terapia desenvolvem a autonomia para tomada de decisões a partir de um planejamento que as auxiliará no aumento das vendas de seus produtos.Monografia Acesso aberto Concept art de personagens para webcomic “mundo-tudo”(2023-12) SILVA, Gabriel Goularte daOs personagens desempenham um papel central em uma história em quadrinhos, sendo os condutores do enredo. Para alcançar essa conexão vital entre autor e público, adotamos a metodologia de Seegmiller no design de personagens. Este trabalho representou uma oportunidade de aprendizado valiosa, aprimorando habilidades nessa área específica e proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a construção de personagens. A abordagem Seegmiller destacou a importância de criar personagens alinhados não apenas ao público-alvo, mas também à visão autoral, enriquecendo assim nossa compreensão prática e apreciação estética.Artigo Científico Acesso aberto Concept art dos personagens principais do livro “Amigos no escuro”(2018) Meira, Silvia SeveroA ilustração é um elemento de muita importância na literatura infantil pois não se trata apenas de um complemento o texto como muitos acreditam, ela pode ampliar, indagar, justificar o texto, além disso o livro ilustrado permite para a criança uma maior imersão na história contada, deixando a leitura mais prazerosa. O objetivo desse trabalho é desenvolver o concept art dos personagens principais do livro infantil “Amigos no Escuro”. Para alcançar esse objetivo foi adotada a metodologia do Segmiller, desenvolvendo os personagens desde do sktech até a ilustração final dos personagens. Esse trabalho possibilitou grande entendimento de como são as práticas do concept art e como realizar concept de uma forma prática, foi compreendido também a importância que os sketchs possuem, e o quanto eles contribuem para deixar uma obra mais autentica.Monografia Acesso aberto Criação de brinquedo a partir da reutilização de materiais da manquitaria da Unisul(2020) Vivan, IsabelaEste projeto tem como objetivo a criação de um brinquedo a partir dos materiais que são descartados na maquetaria da Unisul - Campus Dib Mussi, sendo seu público composto por crianças de um a três anos que possam desenvolver a sua cognição. Para o desenvolvimento deste projeto, foi realizado diversos estudos e uma análise de concorrentes de brinquedos com o sistema de encaixe, no qual foi recomendado por professores através de uma pesquisa de campo, para então aplicar no projeto com as sobras dos materiais selecionados. Além disso, foram realizadas gerações de alternativas e definido os requisitos, chegando ao produto final.Monografia Acesso aberto Criação de identidade de marca para o hotel Garten(2023-06-27) Buckstegge, João Ricardo dos Santos KleineEste trabalho de conclusão de curso desenvolve a identidade da marca do hotel Garten, localizado em Balneário Camboriú, que ainda não existia em nenhum tipo de manifestação. Quando não há identidade visual, propósito ou posicionamento bem definido no mercado, a empresa não fica identificada e os clientes não são direcionados coerentemente; portanto, foram definidos e sistematizados atributos tangíveis e intangíveis da marca. Para embasar as decisões projetuais, foi realizada a revisão de componentes de uma marca e aprofundamento no tema hotéis, hospitalidade e turismo, seguido do desenvolvimento do projeto de design. A metodologia projetual aplicada foi a de Alina Wheeler, que possui cinco etapas, acrescida de ferramentas selecionadas pelo autor para complementá-la. Durante a primeira etapa do projeto, foram realizadas pesquisas sobre o cliente, grupo focal similar, segmentação do público-alvo, auditoria da concorrência e matriz SWOT. Na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa conceitual sobre o tema relacionado ao hotel – jardins – e desenvolvido o posicionamento da marca, utilizando dos arquétipos propostos por Mark e Pearson, o Círculo Dourado de Simon Sinek e visão, missão e valores. Na terceira etapa da metodologia, foi desenvolvida a identidade visual, com a definição da assinatura visual, paleta de cores, famílias tipográficas auxiliares, grelha para desenvolvimento de pontos de contato, família de ícones e padronagem. Ao fim dessa etapa, a percepção da marca foi testada com o público geral e stakeholders através de pesquisa netnográfica; após entrevista com os stakeholders, o projeto foi aprovado. Na quarta etapa, foi realizada a prototipação da marca em pontos de contato, e, na última etapa, foi criado um manual de marca holístico, contendo informações sobre atributos tangíveis e intangíveis. O resultado do projeto deve trazer a identificação correta do hotel por parte do público, assim como direcionar decisões corporativas. Também foi identificada a falta de ferramentas na metodologia de design para desenvolver atributos intangíveis da marca, quando ainda não existentes.Monografia Acesso aberto Criação de identidade visual de marca para consultório odontológico(2017) Vieira, Felipe PeressoniThe first stage of this work was summarized in researching and presenting a visual identity to mark a dental office, with the aid of design and graphic design, in addition to the internal and external analysis of a dental office and the day to day of a dentist. The goal was to identify reasons and the need for creating a branding identity, defining a name and branding manual for an office. It also aimed to understand the concepts that characterize a visual identity, brand and graphic design. The second stage of the current work was dedicated to the bibliographic review of the most pertinent topics for the construction of the theoretical basis, definition of the methodology to be used to implement the objectives, data collection and data analysis, elaboration of the proposal concept and design guidelines. The third stage of the current work was the analysis of the results obtained with the methodology used in the second stage, to begin the definition of the concept of the brand. After the defined concept, the design phase began, which used the guidelines obtained in the concept of the brand, through the brand and creation brief, to arrive at the results that best solve the objectives that the project was intended to achieve and thus obtain the brand identity for the study company of this project. The fourth and last stage of the current work was the application of the developed visual identity, in the creation of the contact points that represent the company, through graphic pieces whose primary objective is to present visually the attributes and concepts of the company using the aspects and visual communication techniques.Monografia Acesso embargado Criação de identidade visual para a marca La Vitti(2017) Alexandre, Isabela BarretoThis project intends to create a visual identity for the women's clothes brand La Vitti as well as it Visual Identity Manual, translating the concepts that the brand want to pass to its public. The project is based in the Alina Wheeler methodology, embracing applied research, bibliography, and data analysis. The creation of a very well-defined visual identity is important to a company to be able to have a visual representation that convey the brand values and be recognizable by it. As for the visual identity manual, it's importance shows up when applying it's identity to communication materials, maintaining a pattern based in usage rules which have to be followed correctly, facilitating it's identity memorization by usage coherency and repetition. This project resulted in a visual identity that translated the concepts of the brand and its new position to be followed, being approved by the public and it's managers, fulfilling its inicial project proposition.Monografia Acesso aberto Criação de uma nova identidade visual para a empresa Porto da Silva Sociedade Individual de Advocacia(2019) Ramos, Guilherme GoulartThis academic work has a objective or development the Visual Identify of Porto da Silva Law Firm, sought to understand the Market and how to create a creation through it, making a brand with clear objectives and using, demonstrating a tone of seriousness and sobriety. There was a prior study of the elements linked to law through semantic panels and brainstorming that, together with the study of colors applications and typography, created a Visual Identify, a useful fórum for the balancing elemento of justice, engravings summed in red olor together conveying Harmony, confidence, balance, sobriety, etc. and the Cambria Bold font to redisplay a sobriety already mentioned.Monografia Acesso aberto Descobrindo um outro cinema: Uma animação 2D(2020) Silveira, Ricardo MendonçaThe Brazilian cinema has seen an increasing number of views in the last decade, but it still has a small box office when compared to major international productions. And, this same issue is repeated in the broadcasting of films and national series in the programming of television stations and the provision of content on streaming platforms. As a result, the propagation of national culture has just been directly affected, which no longer has the prominence it should have, as well as affected the entire Brazilian population, which, in turn, ceases to be represented on the screens, with its cultural features lost and holding the possibility of enjoying the advances in the production of this art nationally, that is, not only from a social, but also an economic perspective. In the midst of this problem, the objective arose, through Animation Design and an animated short, to highlight the importance of national cinema as a way of preserving Brazilian culture and as a tool for identifying people with cinematographic productions. To this end, it was decided to promote, initially, a theoretical / bibliographical study of the connection between design and culture, national cinema and its barriers, the designer's contributions to animation and the principles of animation. field with the intention of understanding the motivations of the population's lack of interest in relation to national productions and, later, the animated short about the importance of national cinema as a form of cultural self-affirmation. For that, the research method of Prodanov and Freitas and the method of Bugay Animation Design were used. Thus, through the theoretical and field research that justified this project, it was understood, as a final result, the main reasons that distance people from national cinema, namely, the low offer and promotion when compared to other films and the phenomenon called “ foreignism ”, conception developed as a result of the strong influence that foreign contents, materials and thoughts end up projecting on the Brazilian population. Finally, through studies about animation design, it was possible to obtain the expected result, the conclusion of the animated short called “Discovering Another Cinema”.Monografia Acesso aberto Desenvolvimento de identidade visual para a marca Sukie Kamie Studio(2023-12) BEDIN, Kamilla GrazielaO presente trabalho de conclusão do curso de Design da Universidade do Sul de Santa Catarina tem como objetivo o desenvolvimento de uma identidade visual para uma marca de um estúdio de design. São abordados elementos essenciais do design gráfico, como as leis da Gestalt, cor e tipografia. O conceito de identidade visual é explorado, incluindo definições de marca, branding e os principais elementos necessários para o desenvolvimento do manual de identidade visual. Através deste trabalho, busca-se entender e fornecer orientações sobre as melhores práticas e estratégias na área de design de identidade visual. Ao final será apresentado o manual de identidade visual da marca, concebido a partir das pesquisas e metodologias descritas no projeto.