Design
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 118
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Design de identidade visual para a marca SolSplash(0023-12) SILVA, Andreza Ribeiro daO projeto aborda sobre a identidade visual para a marca SolSplash, uma marca de moda praia que deseja representar os diversos tamanhos de corpos com suas peças variadas para todas as estruturas. A marca deseja ser representativa e promover o autoempoderamento e a autoconfiança para suas consumidoras, uma vez que esse mercado de moda praia tende a focar em corpos específicos considerados padrões - sendo estes aqueles esguios analisados nas mídias de televisão e nas redes sociais, o que colabora para o esquecimento da outra parcela de seu público. Essa sensação de invisibilidade perante a sociedade entre as clientes auxilia para o fortalecimento de uma baixa autoestima ainda maior, ocasionada por esse mercado que é enraizado nesses paradigmas retrógrados. Dessa forma, a SolSplash deseja abraçar, deseja confortar suas clientes e representar, valorizar as suas belezas reais, e incluí-las nesse mercado. Com suas peças diversas que vão desde o menor tamanho até o maior, a SolSplash é para todas as mulheres, feita por uma mulher real para mulheres reais. Sendo assim, é necessário uma identidade visual única para a marca. É isto que foi abordado durante este projeto, toda a construção de uma identidade que exclamasse representatividade, diversidade e empoderamento durante uma única análise.Monografia Acesso aberto Co-criação como estratégia de aprimoramento do projeto Tear Terapia(2017) Savi, Catherine RamosO presente trabalho tem como objetivo a contribuição para geração de renda da associação João Paulo II, localizado na comunidade da Praia, da Ponte do Imaruim, Palhoça/SC, através do projeto tear terapia, utilizando ferramentas do co-design. Com o propósito de que a associação possa continuar oferecendo educação a crianças carentes. Dessa forma visa compreender o âmbito social do design e assimilar a relevância da gestão de design dentro de projetos comunitários. Além do próprio papel das ONGs na sociedade atual e a relação entre design e artesanato. O trabalho fez com que as voluntárias do projeto se envolvessem durante todo o processo e foi percebido que buscaram retomar o espírito de grupo. O trabalho cumpriu o objetivo fazendo com que as voluntárias do projeto tear terapia desenvolvem a autonomia para tomada de decisões a partir de um planejamento que as auxiliará no aumento das vendas de seus produtos.Monografia Acesso embargado Criação de identidade visual para a marca La Vitti(2017) Alexandre, Isabela BarretoThis project intends to create a visual identity for the women's clothes brand La Vitti as well as it Visual Identity Manual, translating the concepts that the brand want to pass to its public. The project is based in the Alina Wheeler methodology, embracing applied research, bibliography, and data analysis. The creation of a very well-defined visual identity is important to a company to be able to have a visual representation that convey the brand values and be recognizable by it. As for the visual identity manual, it's importance shows up when applying it's identity to communication materials, maintaining a pattern based in usage rules which have to be followed correctly, facilitating it's identity memorization by usage coherency and repetition. This project resulted in a visual identity that translated the concepts of the brand and its new position to be followed, being approved by the public and it's managers, fulfilling its inicial project proposition.Monografia Acesso aberto Redesign do uniforme da Mulher Maravilha(2017) Brasiliense, Artur BrasilienseEste trabalho acadêmico de conclusão de curso, aborda um estudo da personagem fictícia da editora norte americana DC Comics a Mulher Maravilha e propõe um redesign de seu uniforme. O problema que motivou a realização deste trabalho foi compreender e apresentar uma solução para o conflito gráfico e conceitual que o vestuário da personagem apresentam aos olhos de muitas pessoas. Tendo em mente que todo personagem deve transmitir de maneira clara e imediata seus traços de personalidade através de uma representação gráfica, assunto este que foi explorado mais a fundo no trabalho, a Mulher Maravilha também não é exceção. Criada por William Moultoun Marston a personagem tem como principal conceito ser um símbolo de justiça, amor, paz e força feminina e desta maneira sua aparência gráfica deveria apresentar estas ideias. Porem durante todos os anos de sua aparição em diversas mídias, sua imagem e principalmente seu uniforme foram criticados por não apresentar as ideias que deveriam mas também exibir ideias opostas como machismo e menosprezar a imagem feminina, Esta opinião não é unanime o que indica que a imagem que deveria passar ainda é percebida por muitos. Este trabalho tem como objetivo estudar este conceito e a representação gráfica que a personagem e o uniforme tem e propor uma alternativa de uniforme que represente o conceito já definido da Mulher Maravilha. No trabalho foi abordado elementos visuais que geram interpretações e definem significados para imagens gráficas e conceitos já pré-definidos e bem estabelecidos da personagem em conjunto de sua evolução através dos anos e sua recepção pelas massas e seu público alvo. Por fim com uma coleta de dados já definida foi produzido uma proposta de redesign de seu uniforme.Monografia Acesso aberto Projeto de embalagem para tele entrega da empresa Boka's III(2017) Alves, Camila SchüslerThis project aims to the development of a brand new package for the delivery service of Boka’s III, a restaurant located at Estreito, Florianópolis, focused on the most ordered size, namely, a quarter of a portion (900g). The initial concept adopted was that the package utilized by the company presents a series of problems, which are capable to influence da quality of the food itself and generate dissatisfaction by the clients, according to the realized searches. In this sense, a new design of the package was developted, with the purpose of satisfying the needs of higiene, storage, transport and handling, so as to improve the perception and the expectations of the consumer. For the laboration of a solution to the problem, a methodology with bibliographic search, data collection and analysis, besides the project methodology by Fabio Mestriner, which contains searches about the reality of he company and the package utilized, the target public, the delivery service itself and the mainly competitors. The execution of this study resulted, at last, on the development of a material and digital prototype of the package considered the most suitable with the planned strategies.Monografia Acesso aberto Mobiliário para guardar brinquedos: que estimule a coordenação motora das crianças(2017) Antunes, Agnes SouzaThis project is dedicated to furniture for storing toys, which aims to stimulate the motor coordination of children from two to five years. For the development of this work, the HCD (Human Centered Design) methodology was used and activities were identified that stimulated the motor coordination of the children, within the stipulated age range. Market analyzes were made of the children's furniture niche, bringing all the characteristics of these furniture from competing companies. It has been shown that there is a need to insert more diversity in the furniture, thinking about the child and not the adult, being necessary to invent and reinvent, since furniture is stuffing all the houses and it has already been identified that children spend part of their time inside home. Furthermore, a field research was carried out with children's observation and interviews with the parents, where data were collected on which toys the children had and whether they were intended to stimulate the children in the motor part, as well as how they stored their toys. Considering these data, the requirements were defined and the alternatives were generated, reaching the final product presented in this work, a toy storage furniture that stimulates the children's motor coordination, making their home an environment conducive to their development, as this is the environment in which they live.Monografia Acesso aberto Melhorando a interação da interface do site da previdência social para a terceira idade(2017) Lambert Slongo, GiulianaThis final paper will present a study about the possibility of improvements of the brazillian Social Security website for the use of the elderly. An analysis will be made about the third age, usability, information architecture, ergonomics, accessibility and other subjects related to the interaction of this group. The third age (people over sixty years old) is an age group that has a huge growth in Brazil and the world. However, this population has physiological, cognitive and emotional declines due mainly to aging. With increasing of technology and digtal devices, the elderly with their natural slopes have difficulties using these interfaces, but are they also designed for the use and understanding of this public? Or just for ther younger crowd? With this dilemma, this final paper will make a protoype of a website that uses usability guidelines, information architecture among other disciplines related to digital design, in addition to studies that include aging. In order to evaluate the problems of the elderly in interfaces, the project choose the brazillian Social Security website, called Previdência Social, which was tested in practice with users. From this evaluation, the author tried to dismantle all the problems of the guests when interacting with the site and than develop three alternatives of layout which were subsequently evaluated by the users. Based on the opinion of this group, one of the alternatives was chosen, which was also tested using the same methodology used by the first test on the site of Previdência Social. With these evaluations, the author was able to analyze the two results and come to a conclusion on whether or not there is a problem in the construction of interfaces with the third age.Monografia Acesso aberto Produto para beneficiar a identificação e monitoramento do recém-nascido em maternidades(2017) Silveira, Daniela FurtadoO presente projeto tem como objetivo desenvolver um dispositivo que melhore e facilite a identificação do recém-nascido em maternidades brasileiras, visando a diminuição de casos de erro do destino do mesmo, ou seja, troca de bebês. Para o desenvolvimento da solução foi aplicada uma metodologia de design que engloba pesquisa aplicada, bibliográfica e levantamento e análise de dados. As principais abordagens aplicadas no projeto foram o design centrado no humano, design de experiência, segurança do paciente e tecnologia de monitoramento e identificação. Esta pesquisa resultou em uma pulseira onde foram agregados elementos tecnológicos para armazenamento de dados e controle de acesso. O desenvolvimento do dispositivo busca trazer mais segurança, tranquilidade e conforto às famílias que estão esperando um filho.Monografia Acesso aberto Criação de identidade visual de marca para consultório odontológico(2017) Vieira, Felipe PeressoniThe first stage of this work was summarized in researching and presenting a visual identity to mark a dental office, with the aid of design and graphic design, in addition to the internal and external analysis of a dental office and the day to day of a dentist. The goal was to identify reasons and the need for creating a branding identity, defining a name and branding manual for an office. It also aimed to understand the concepts that characterize a visual identity, brand and graphic design. The second stage of the current work was dedicated to the bibliographic review of the most pertinent topics for the construction of the theoretical basis, definition of the methodology to be used to implement the objectives, data collection and data analysis, elaboration of the proposal concept and design guidelines. The third stage of the current work was the analysis of the results obtained with the methodology used in the second stage, to begin the definition of the concept of the brand. After the defined concept, the design phase began, which used the guidelines obtained in the concept of the brand, through the brand and creation brief, to arrive at the results that best solve the objectives that the project was intended to achieve and thus obtain the brand identity for the study company of this project. The fourth and last stage of the current work was the application of the developed visual identity, in the creation of the contact points that represent the company, through graphic pieces whose primary objective is to present visually the attributes and concepts of the company using the aspects and visual communication techniques.Monografia Acesso aberto Identidade visual Carômilla confeitaria e café(2017) Moraes, Tessa NettoEsse trabalho versa sobre o redesign da identidade visual para Carômilla, estabelecimento que foi fundado no ano de 2015, no ramo de confeitarias e cafés, buscando mostrar como o design pode auxiliar na identificação e posicionamento de uma identidade visual de uma confeitaria/cafeteria.Monografia Acesso aberto A biônica como ferramenta para o desenvolvimento de uma barraca para feira-livre de Florianópolis(2017) Oliveira, Camila Sales deThis project proposes the development of a market-place tent that is easier to assemble, disassemble and transport, following the market-place from Largo da Alfândega, on Florianópolis. It must be developed from bionics as a tool for creation, and it must be thought throughout all the sorts of users, in order to be easier to assemble, disassemble and transport, either for expert users, or new users. Bionics was used in this project, which definition consists of observing natural systems and implementing their solution principles, seeking for relevant answers for the development process of the product. The bionics methodology was applied on the market-place tent, using the human knee as an analogy for this project. This study resulted on an articulated tent divided by two pieces, in order to make the assemble, disassemble and transportation easier, and in order to supply the maket workers demands.Artigo Científico Acesso embargado Mobiliário urbano para o Parque da Luz(2017) Sousa, MarinaPublic spaces, such as parks, were in the past scenarios of social, cultural, and even economic exchanges; and for the most part, have lost their value and utility, nowadays. This is often due to the neglect or lack of appropriation of users and rulers. Facing the present situation of the Park of Light, located in the Center of Florianópolis, this work presents the necessary study to solve the main problem. According to a survey carried out on the spot, it was found that a luminaire is the urban furniture that is essential for the use of the park. In order to understand the factors that lead to an urban park to have its usefulness, research and planning were carried out to elaborate a luminaire that will influence positively in the Luz Park. In order to arrive at the final alternative, bibliographical researches, comparisons of similar and competing, observation and interviews with users in the place.Monografia Acesso aberto Identidade visual: criação de identidade visual para loja Explosão Modas(2017) Prudencio, TaylinThe aim of this study was to create a visual identity for Explosão Store and also a visual identity manual. Moreover, the work seeks to integrate and apply the project knowledge in the creation of the project, in order to make more important the Explosão Store's expression of values. The creation of a visual identity manual is very relevant for a company, because the brand becomes strong in front of the public, for this reason, it must be followed correctly. Meanwhile, the creation of the visual identity aims to create a new perception of the brand in front of the public, making it visually stronger and memorizing it in the mind of the final consumer. In this way, was searched for a bibliographic review in graphic design, visual communication, visual identity manual, brand book, brand and service marketing. The work had a positive result, it was approved by the Explosion Company's target audience, in this way, accomplished the goal, which was to reposition a company in the current market.Monografia Acesso aberto Projeto de armário para dormitório de área mínima de 9m²(2017) Silva, Luís GustavoThis study’s purpose is to develop a wardrobe for a 9m² bedroom that can be easily assembled and disassembled by the user, allows for a better usage of its internal space, and gives the user a fully customized piece of furniture. To do so, market research and target audience research have been performed in order to understand the real needs found in the context. With basis on research and knowing the products available on the furniture market as of the time of this study, it was possible to develop a product that caters to the users’ needs. This product consists of a line of modules with doors and drawers that fit together, resulting in a wardrobe.Monografia Acesso aberto Projeto de um brinquedo educativo infantil sobre estereótipo de gênero(2017) Machado, Evandro SilvaO presente trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de um brinquedo educativo sobre estereótipo de gênero, para crianças entre 2 a 4 anos de idade. A metodologia de projeto adotado foi o GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (MERINO, 2012), que consiste em uma abordagem a qual emprega o usuário como elemento fundamental, fazendo o uso de três principais etapas: a inspiração, a ideação e a implementação. O resultado foi o projeto de um brinquedo, “DiverCidade”, que apresenta como temática as profissões e possibilita a construção uma cidade a partir de cenários, com personagens de profissões não tradicionais, ampliando a visão de mundo da criança ao brincar.Artigo Científico Acesso aberto Jogo mobile educativo: ensinando biologia para crianças de 8 a 10 anos(2017) Hummelgen, Bárbara ZottisDigital games are the everyday life of the new generations and there’s much potential in using it to assist on education. This Project has a mean to design an educational game for smart cellphone and tablets which children can play it independently of adults to assist them and also entertain kids from age 8 to 10 years old using Jesse Schell methodology. The result was a 2D platform game which the player can customize parts of the avatar’s body into different animals to learn about its functionality. Although the project was all designed as planned, it feels necessary to code the game to test the mechanics, balancing and flow of the game.Monografia Acesso aberto Redesign de interface de landing page: um estudo de caso do site sienge(2017) Citadin, Daniara ReginaEm meio a um mercado competitivo no mundo digital, unir as estratégias de negócio e os fundamentos e a empatia do design são fundamentais. Segundo Royo (2008) um site é praticamente um produto da empresa também, visto que é a porta de entrada do negócio e tem uma importância fundamental na jornada do usuário e na experiência como um todo. Portanto, olhar para um site como sendo algo dinâmico e não mais estático norteia a ideia de otimização de páginas e elementos em busca de melhores resultados. Sendo assim o estudo realizado teve como objetivo promover o redesign de interface da langing page de demonstração do Sienge, o Software de Gestão da Indústria da Construção. Buscando melhorar os resultados das métricas definidas junto a experiência do usuário. Os objetivos específicos são compreender os elementos que compõe a experiência do usuário em uma interface, como: arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, Gestalt e neuro webdesign aplicados à interface. Entender e descrever o comportamento do usuário no seu fluxo atual de navegação e interação com a página. E a identificação dos problemas de design na interface atual para que se consiga ter, com base em dados qualitativos e quantitativos, soluções a serem implementadas e testadas. Tendo como resultado quantitativo o aumento do engajamento da página e a taxa de conversão e qualitativo uma melhoria em usabilidade, arquitetura da informação e interface visual. Para conseguir atender estes objetivos, foi utilizado a metodologia Lean UX, uma metodologia que uni as necessidades de um profissional alinhado aos objetivos da empresa com uma cultura ágil, as experimentações rápidas que gerem aprendizados e pensamento e processo de design thinking para criar soluções. A metodologia parte da criação de hipóteses embasadas através de pesquisas quantitativas e qualitativas, depois a criação da solução de interface baseada nestas hipóteses que tenham mais impacto nos resultados para assim rodar testes entre a nova interface e a interface antiga, e por fim, análises e feedbacks de usuários para entender se a solução foi efetiva, se os objetivos foram alcançados e o que se aprendeu com essa experimentação e quanto ao comportamento dos usuários. Os resultados obtidos neste estudo foram bastante satisfatórios por atender os objetivos definidos e por unir as necessidades identificadas dos usuários com as necessidades do negócio que visa o aumento do número de vendas. Sendo assim, a solução desenvolvida impacta positivamente para mais e melhores leads no processo de vendas. Com a realização de testes de usabilidade, testes de compreensão e análise heurística, os usuários afirmaram a melhoria tanto de usabilidade no preenchimento do formulário da página quanto na experiência que tiveram com a interface em geral. Muito mais confiantes e seguros do que deviam fazer. E quanto a taxa de conversão, que é uma métrica fundamental em marketing digital e processo de vendas, a melhoria também foi bastante significativa e este resultado foi visível através de testes A/B e melhorias contínuas de acordo com os feedbacks dos usuários. Portanto, este estudo conseguiu ser eficiente nos resultados da empresa e respeitando as necessidades dos usuários que muitas vezes acabam sendo ignoradas ou tratadas sem pesquisa e empatia no ambiente profissional. Mostrou também como o designer tem essa responsabilidade de manter o equilíbrio e apresentar soluções que prevaleçam os dois lados resultando em soluções centradas no usuário.Monografia Acesso embargado Acessório de frenagem para competidores de longboard na categoria downhill speed(2017) Emerim, João LucasSkateboard is a sport that is growing more and more. Among the most popular categories among youngsters today is downhill speed, which consists of riding downhill runs with skateboards that surpass the speed of one hundred kilometers per hour. As with any new sport, many of the equipment is not designed for specific use, and can cause consequences to athletes, such as injuries. In the case of equipment related to braking, currently the competitors use ordinary shoes and without any suitability for the practice of the sport. This project aims to develop a device that helps the competitors of downhill speed in the braking maneuver, without disrespecting the national and international rules of the sport.Monografia Acesso embargado O preconceito LGBT no ambiente escolar do ensino médio no Brasil: uma animação 2D(2018) Rocha, Ana Carolina de Sousa Santos daThis project consists on the development of a short animated film with 1 minute of duration integrating animation and social design. The audiovisual product resulting from this project will address the prejudices faced by LGBT students within the school environment in High School in Brazil, aiming equality and the improvement of the quality of life of these students. In order to accomplish it, we used design and animation methodologies and researched different themes such as social design, visual language concepts, animation techniques, the history of the LGBT movement and the prejudice within the school environment, in order to obtain an outcome that is relevant to our society as a whole.Monografia Acesso aberto Design de produto de iluminação focada para serviços manuais em oficinas mecânicas(2018) Waterkemper, GabrielProfissionais que atuam em oficinas mecânicas constantemente necessitam da utilização de um equipamento para iluminar sua área de trabalho. Ao analisar equipamentos do mercado, é possível perceber que eles não satisfazem, ou, satisfazem parcialmente a necessidade do usuário. A iluminação inadequada gera fadiga visual, stress, aumenta a quantidade de erros e da frequência de acidentes. O projeto utiliza a metodologia de Bernd Löbach, contendo 4 etapas de projeto para gerar um produto que visa reduzir estes problemas. A primeira delas é a análise do problema, etapa onde são feitas pesquisas no ambiente de trabalho e com os profissionais que utilizam equipamentos iluminativos. Feito a pesquisa são listados os requisitos técnicos e requisitos do usuário, para então iniciar a geração de alternativas. A alternativa final cumpre todos os requisitos previamente listados e com isso é criado um protótipo para posterior análise do usuário e viabilidade comercial.