Análise da influência da tranquilidade de compra na satisfação, lealdade e comunicação boca a boca sob a ótica da experiência do cliente de e-commerce

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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Santos, Larissa
Orientador
Zoschke, Ana
Coorientador
Rosumek, Gisele
Resumo
A experiência do cliente é definida como as interações entre o cliente e um produto ou empresa. Ela implica no envolvimento racional, emocional e sensorial do cliente e da empresa em todas as etapas da jornada de compra. Para mensurar a experiência do cliente é preciso entender que ela é composta por quatro dimensões: a experiência com o produto, o foco nos resultados, a tranquilidade, os momentos da verdade, de acordo com Maklan e Klaus (2011; 2013). O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da dimensão Tranquilidade na satisfação, lealdade e comunicação boca a boca sob a ótica da experiência do cliente. Para desenvolver a pesquisa, foi utilizada a pesquisa quantitativa descritiva, com aplicação de 406 questionários de consumidores de e-commerce. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, com análise das médias e desvio padrões das questões e análise confirmatória de dados e modelos de equações estruturais para verificar o percentual de influência da dimensão tranquilidade sobre os principais resultantes do marketing: a satisfação, lealdade e comunicação boca a boca. A partir da análise dos dados, identificou-se que a tranquilidade influencia a satisfação em 81%, seguido da lealdade com 54% e da comunicação boca a boca com 51%.

Palavras-chave
Tranquilidade de compra, Experiência do cliente, Experiência de e-commerce, Mensuração da experiência do cliente
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