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Título: A inclusão das TICS no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental
Autor(es): Pimentel, Ana Carla
Carmo, Danielle Adriane Gomes do
Lopes, Leticia de Matos
Dalfior, Michelle Nunes
Silva, Taynara Leticia Alves da
Orientador: Piva, Adriana
Tipo de material: Monografia
Data: 12-Jul-2021
Palavras-chave: Tecnologias digitais da informação e comunicação
TICs
Aplicativos educacionais
Formação docente
Políticas educacionais
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: Esta monografia teve como objetivo analisar como o Núcleo de Tecnologia Municipal de Betim executa seu projeto e qual sua contribuição para a rede escolar de Betim. Foram analisados os conceitos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, onde a palavra tecnologia não se refere somente aos aparelhos mais sofisticados que temos hoje, mas a todo objeto que desde os primórdios buscasse de alguma forma facilitar a vida e as atividades no cotidiano das pessoas. Evoluíram até chegar às Tecnologias da informação e comunicação e aos instrumentos digitais mais sofisticados. As TICs estão presentes também nas escolas e, refletindo sobre a importância do papel do professor, para utilização das ferramentas digitais, compreende-se a necessidade da capacitação docente inicial e continuada, para que as aulas se tornem cada vez mais atrativas e benéficas tanto para os alunos, quanto para professores no processo de ensino-aprendizagem. Verificando o histórico das políticas educacionais para o uso das TICs, compreendemos que elas são fundamentais para a implantação de projetos educacionais e de recursos digitais nas escolas de forma a contribuírem com a educação. Desde quando começou a se pensar no uso das TICs nas escolas, vários programas foram criados, como o Proinfo, o Educação Conectada e os Núcleos de Tecnologias Estaduais. A pesquisa de campo realizada neste trabalho analisou justamente a prática da utilização das TICs com aplicativos educacionais em escolas de Betim, através da ação do Núcleo de Tecnologia do município (NTM). A partir desta ação, vêm sendo utilizados aplicativos educacionais nas escolas através de jogos, plataformas e programas que se adequam a alunos de todos os anos do ensino fundamental. Esse projeto visa utilizar a informática com fins educativos, onde os alunos possam aprender a ler o computador, dominar a tecnologia com objetivos pedagógicos direcionados através do suporte do Núcleo em parceria com professores, gestores e toda rede escolar.
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