Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14473
Título: | A inclusão das TICS no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental |
Autor(es): | Pimentel, Ana Carla Carmo, Danielle Adriane Gomes do Lopes, Leticia de Matos Dalfior, Michelle Nunes Silva, Taynara Leticia Alves da |
Orientador: | Piva, Adriana |
Tipo de material: | Monografia |
Data: | 12-Jul-2021 |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais da informação e comunicação TICs Aplicativos educacionais Formação docente Políticas educacionais |
Modalidade de acesso: | Acesso aberto |
Resumo: | Esta monografia teve como objetivo analisar como o Núcleo de Tecnologia Municipal de Betim executa seu projeto e qual sua contribuição para a rede escolar de Betim. Foram analisados os conceitos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, onde a palavra tecnologia não se refere somente aos aparelhos mais sofisticados que temos hoje, mas a todo objeto que desde os primórdios buscasse de alguma forma facilitar a vida e as atividades no cotidiano das pessoas. Evoluíram até chegar às Tecnologias da informação e comunicação e aos instrumentos digitais mais sofisticados. As TICs estão presentes também nas escolas e, refletindo sobre a importância do papel do professor, para utilização das ferramentas digitais, compreende-se a necessidade da capacitação docente inicial e continuada, para que as aulas se tornem cada vez mais atrativas e benéficas tanto para os alunos, quanto para professores no processo de ensino-aprendizagem. Verificando o histórico das políticas educacionais para o uso das TICs, compreendemos que elas são fundamentais para a implantação de projetos educacionais e de recursos digitais nas escolas de forma a contribuírem com a educação. Desde quando começou a se pensar no uso das TICs nas escolas, vários programas foram criados, como o Proinfo, o Educação Conectada e os Núcleos de Tecnologias Estaduais. A pesquisa de campo realizada neste trabalho analisou justamente a prática da utilização das TICs com aplicativos educacionais em escolas de Betim, através da ação do Núcleo de Tecnologia do município (NTM). A partir desta ação, vêm sendo utilizados aplicativos educacionais nas escolas através de jogos, plataformas e programas que se adequam a alunos de todos os anos do ensino fundamental. Esse projeto visa utilizar a informática com fins educativos, onde os alunos possam aprender a ler o computador, dominar a tecnologia com objetivos pedagógicos direcionados através do suporte do Núcleo em parceria com professores, gestores e toda rede escolar. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A INCLUSÃO DAS TICs NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 439.88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Termo Autorizacao Ana Carla Pimentel.pdf Until 9999-01-01 | 480.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Termo Autorizacao Danielle Adriane Gomes do carmo.pdf Until 9999-01-01 | 42.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Termo Autorizacao Leticia de Matos Lopes.pdf Until 9999-01-01 | 254.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Termo de Autorizacao Michelle Nunes Dalfior.pdf Until 9999-01-01 | 93.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons