A inclusão das TICS no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental

Autores
Pimentel, Ana Carla
Carmo, Danielle Adriane Gomes do
Lopes, Leticia de Matos
Dalfior, Michelle Nunes
Silva, Taynara Leticia Alves da
Orientador
Piva, Adriana
Coorientador
Resumo
Esta monografia teve como objetivo analisar como o Núcleo de Tecnologia Municipal de Betim executa seu projeto e qual sua contribuição para a rede escolar de Betim. Foram analisados os conceitos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, onde a palavra tecnologia não se refere somente aos aparelhos mais sofisticados que temos hoje, mas a todo objeto que desde os primórdios buscasse de alguma forma facilitar a vida e as atividades no cotidiano das pessoas. Evoluíram até chegar às Tecnologias da informação e comunicação e aos instrumentos digitais mais sofisticados. As TICs estão presentes também nas escolas e, refletindo sobre a importância do papel do professor, para utilização das ferramentas digitais, compreende-se a necessidade da capacitação docente inicial e continuada, para que as aulas se tornem cada vez mais atrativas e benéficas tanto para os alunos, quanto para professores no processo de ensino-aprendizagem. Verificando o histórico das políticas educacionais para o uso das TICs, compreendemos que elas são fundamentais para a implantação de projetos educacionais e de recursos digitais nas escolas de forma a contribuírem com a educação. Desde quando começou a se pensar no uso das TICs nas escolas, vários programas foram criados, como o Proinfo, o Educação Conectada e os Núcleos de Tecnologias Estaduais. A pesquisa de campo realizada neste trabalho analisou justamente a prática da utilização das TICs com aplicativos educacionais em escolas de Betim, através da ação do Núcleo de Tecnologia do município (NTM). A partir desta ação, vêm sendo utilizados aplicativos educacionais nas escolas através de jogos, plataformas e programas que se adequam a alunos de todos os anos do ensino fundamental. Esse projeto visa utilizar a informática com fins educativos, onde os alunos possam aprender a ler o computador, dominar a tecnologia com objetivos pedagógicos direcionados através do suporte do Núcleo em parceria com professores, gestores e toda rede escolar.

Palavras-chave
Tecnologias digitais da informação e comunicação, TICs, Aplicativos educacionais, Formação docente, Políticas educacionais
Citação
Coleções