A percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem em relação ao estágio curricular supervisionado na formação do enfermeiro de uma universidade privada na Grande Florianópolis
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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Costa, Bruno Marcos
Orientador
Sanceverino, Sérgio Luiz
Coorientador
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma ferramenta fundamental na formação do enfermeiro. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato com a realidade na qual será inserido. Objetivo: Conhecer qual é a percepção dos acadêmicos do curso de enfermagem em relação ao ECS na formação do enfermeiro. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva. Desenvolvido na Universidade do Sul de Santa Catarina, uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no município de Palhoça, no Estado de Santa Catarina, com alunos matriculados nas Unidades de Aprendizagem do ECS da nona fase no semestre de 2021/1. Os dados foram obtidos por meio de um questionário aplicado via plataforma eletrônica Google Forms®. Foi realizada a análise estatísticas dos dados e feita a análise de conteúdo descrita por Bardin. Resultados: A partir da análise emergiram cinco categorias: “O Estágio Curricular Supervisionado”, “Percepção entre a associação da teoria e a prática”, “Aspectos que dificultaram o ECS”, “Benefícios do Estágio Supervisionado na formação do profissional enfermeiro” e “Relação entre ECS e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)”. Conclusão: O ECS traz para o acadêmico fortalecimento na construção do profissional, embasado nas competências existenciais em ser enfermeiro, na qualificação do seu trabalho e na sua formação. Visto que, o desenvolvimento do estágio é orientado conforme as normas regulamentadoras das DCN, constatou que na prática isso não ocorreu, nem todos os campos contemplam condições adequadas e suficientes. Além disso, o contexto atual Pandêmico do COVID-19 altera drasticamente o projeto pedagógico das universidades.
Palavras-chave
Aprendizagem, Educação em enfermagem, Educação, Estágios, Ensino superior