Ciências Econômicas

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Lavagem de dinheiro e a contribuição para a instabilidade economica e social brasileira
    (2023-12) ISERI, Vitória França; TRAJANO, Sarah Sousa; FERNANDES, Guilherme Hideiky; PICONI , Guilherme Cezarini; REIS, Camila Silva
    O presente artigo trata da cooperação da lavagem de dinheiro - LD para a instabilidade econômica e social brasileira. Por intermédio de uma breve análise da sua origem inicial que foi nos Estados Unidos, é possível interpretar e compreender as etapas desse processo ilícito que afeta negativamente a economia mundial. Dada a amplitude do crime, o trabalho objetiva analisar os impactos diretos e indiretos que o crime gera no âmbito macroeconômico e social, contribuindo para a desestabilização econômica e impactando na falha na alocação de recursos, taxa de câmbio e taxa de juros, na produção, renda e emprego, além de aumentar a criminalidade. Este estudo utiliza como método a pesquisa bibliográfica com resultados tratados qualitativamente, a partir da coleta de informações em fontes secundárias. No decorrer do desenvolvimento é possível compreender as ações iniciadas e estabelecidas pelo Brasil para cooperar mundialmente após o acordo estabelecido durante a Convenção de Viena ocorrida em 1988. Além das Leis e da importância dos órgãos reguladores, pode-se analisar o estudo do caso da Lava Jato que impactou o país e verificar comparativos de dados entre o Brasil e os principais países impactados pelo crime do mundo. Por fim, apesar da dificuldade de mensurar tal crime, é de suma importância que os países tomem as medidas eficazes de coibição ao crime, atuando em consonância com a cooperação internacional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise da crise financeira do Subprime: impactos econômicos no Brasil
    (2023-12) RAIMUNDO, Amanda Rosa; CELESTRINO, Italo Ribeiro; BARTOLOMEI, João Victor Albano; RODRIGUES, Matheus Henrique dos Santos; SANTOS, Rafael Izidoro de Souza
    O artigo tem como objetivo analisar as principais políticas macroeconômicas no Brasil com os impactos da crise do subprime, iniciada nos Estados Unidos e que impactou o mundo inteiro. Essa recessão acontece em 2008, iniciada devido a uma inflação na bolha imobiliária dos Estados Unidos, que cederam um número alto de empréstimos para pessoas com baixa capacidade de honrar dívidas. Com a chegada da crise no Brasil, o Sistema Financeiro Nacional mostra-se altamente resiliente diante do caos estabelecido, adotando políticas econômicas que mitigam os impactos imediatos da recessão, com destaques para as políticas de renda e fiscal, classificada como anticíclica, essenciais para que a nação não sofresse com uma retração gerada pela queda da demanda externa. Complementarmente, o grupo apresenta como o Brasil se posicionou com os anos posteriores à crise, com a retomada das exportações e o crescimento do Produto Interno Bruto, encerrando a análise com uma breve consideração de todo o artigo, ressaltando a dificuldade brasileira em conter o aumento do nível de desemprego durante a crise.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Ánalise dos indicadores do perfil dos jovens "nem-nem" no Brasil em 2022
    (2023-12) SANTOS, Eduardo Rodrigus dos
    O objetivo deste artigo é apresentar alguns indicadores sobre o perfil dos jovens “nem-nem” no Brasil, no ano de 2022. Para atingi-lo o artigo foi dividido em duas partes. Na primeira foi construída uma revisão bibliográfica sobre os jovens “nem-nem” e os materiais de estudos que foram concatenados. Na segunda parte foram analisados alguns dados sobre o objeto da pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a perpetuação da condição “nem-nem” maior em percentual para mulheres, pessoas de baixa renda e pretos ou pardos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Práticas sustentáveis no mercado financeiro
    (2023-12) ALVES, Daniel Pericles de Souza; ALVES, Guilherme Vanzella; CORDIOLI, Victor César
    Nesta pesquisa, procuramos abordar o problema do Greenwashing no mercado financeiro, onde há empresas que fazem alegações enganosas de sustentabilidade. Isso resulta em uma distorção na concorrência, prejudicando investidores e enganando os consumidores. Dito isso, nós teremos o objetivo de avaliar como ocorre um impacto nas decisões de investimento, analisando o greenwashing no contexto financeiro, trazendo exemplos e propor soluções para promover a sustentabilidade genuína. Almejamos mostrar que o greenwashing tem sérias consequências econômicas e sociais e que a regulamentação rigorosa pode ser uma solução para este caso.
  • Monografia Acesso aberto
    Crescimento e retração na economia brasileira - os ciclos ao longo do governo lula
    (2022-12-09) Fazolim, Izabela; Maciel, Luana; Santos, Thais; Gonçalves, Vitor
    Com a nova candidatura do Lula à presidência, tornou-se necessária uma análise de como foram seus dois governos anteriores. Nesta pesquisa buscamos analisar os aspectos econômicos e sociais, focando nos avanços ou retrocessos em relação às gestões anteriores. A pesquisa foi conduzida analisando dados como o IPCA, PIB e desemprego e revisando literaturas do período. Identificamos que ações tomadas no governo Lula foram fundamentais para a retirada do Brasil do mapa da fome, reduzindo o número de pessoas abaixo da linha da pobreza de 8,1% para 3,1%, além da ascensão de cerca de 30% da classe D para a classe C. Concluímos que no âmbito econômico tivemos muitos avanços e o ganho de estabilidade nas relações internacionais, mas o principal ganho de sua gestão definitivamente foi nas áreas sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relações comerciais do Brasil com os demais integrantes do brics
    (2022-12-09) Rodrigues, César; Pereira, Gabriel; Rocha, Gabriel; França, Matheus; Cadette, Michel
    O objetivo deste artigo é demostrar a relação do Brasil com os demais países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Esse artigo vai abordar brevemente a história de cada país para entendermos o que motivou a criação desse mecanismo político internacional de cooperação mútua entre países emergentes, como funciona, sua importância na geopolítica internacional, os impactos positivos e negativos na economia do Brasil e por que o bloco perdeu sua relevância com o tempo. Através de dados econômicos sobre os países envolvidos abordaremos como o Brasil se beneficiou com a criação do bloco, trazendo informações com ênfase no impacto na balança comercial brasileira, destacando as exportações e importações, suas relações políticas e por fim, discutirmos a viabilidade ou não do BRICS em tempos atuais.