A contribuição das práticas psicossociais para o empoderamento de adolescentes na favela

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Ferreira, Camila de Moura
Silva, Érika Divina da
Bicalho, João Luiz Nunes

Orientador

Barros, Roberta Andrade e

Coorientador

Resumo

Neste trabalho, demonstramos de que maneira a experiência com as práticas psicossociais podem contribuir para a promoção da conscientização ético-política e da emancipação de jovens mulheres na favela. Para tanto, defendemos a importância da interseccionalidade como ferramenta metodológica, na perspectiva do feminismo negro e interseccional. O objetivo foi compreender de que maneira as relações de poder e opressão, como o machismo, o racismo e o preconceito de classe, bem como as determinações associadas ao território, concorrem para a manutenção das condições de desigualdade de acessos. Analisamos as práticas psicossociais e a relevância de um espaço de escuta como instrumento de diálogo educativo na área de direitos humanos, considerando o paradigma de sujeito sócio-histórico. Concluímos que, sob tais condições, a Psicologia pode contribuir para o empoderamento de jovens mulheres na favela, visando a autonomia individual direcionada à emancipação do grupo.

Palavras-chave

Intervenção Psicossocial, Psicologia, Favela, Comunidade, Território, Empoderamento, Direitos Humanos, Interseccionalidade, Grupos

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