A contribuição das práticas psicossociais para o empoderamento de adolescentes na favela
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Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ferreira, Camila de Moura
Silva, Érika Divina da
Bicalho, João Luiz Nunes
Orientador
Barros, Roberta Andrade e
Coorientador
Resumo
Neste trabalho, demonstramos de que maneira a experiência com as práticas psicossociais podem contribuir para a promoção da conscientização ético-política e da emancipação de jovens mulheres na favela. Para tanto, defendemos a importância da interseccionalidade como ferramenta metodológica, na perspectiva do feminismo negro e interseccional.
O objetivo foi compreender de que maneira as relações de poder e opressão, como o
machismo, o racismo e o preconceito de classe, bem como as determinações associadas ao território, concorrem para a manutenção das condições de desigualdade de acessos. Analisamos as práticas psicossociais e a relevância de um espaço de escuta como instrumento de diálogo educativo na área de direitos humanos, considerando o paradigma de sujeito sócio-histórico. Concluímos que, sob tais condições, a Psicologia pode contribuir para o empoderamento de jovens mulheres na favela, visando a autonomia individual direcionada à emancipação do grupo.
Palavras-chave
Intervenção Psicossocial, Psicologia, Favela, Comunidade, Território, Empoderamento, Direitos Humanos, Interseccionalidade, Grupos