Nefesh - escola da vida

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Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Guimarães, Samuel

Orientador

Prado, Silvio Hickel do

Coorientador

Resumo

Desde a revolução industrial o modelo de “maquinaria escolar” tem se perpetuado nas edificações escolares até os dias atuais. Salas retangulares uma ao lado da outra, com corredores longos conformando um pátio central em U, cores pálidas nas paredes e na parte externa, portões e grades altas juntamente com as salas da diretoria em locais estratégicos. Essa descrição poderia ser facilmente uma prisão. As pessoas não são máquinas, não são feitas por linha de produção, mas porque ainda são formadas e desenvolvidas nas escolas como se fossem? Por que se utiliza a mesma forma e critério de desenvolvimento, descartando dons, talentos e sonhos únicos de cada ser? Desde o século XVIII Jean-Jacques Rousseau já defendia que a criança deveria ser educada para tornar-se um ser-humano completo e não para uma profissão específica. Atualmente, a Constituição Federal brasileira, diz no art.205 que é direito de todo ser o pleno desenvolvimento da pessoa. No entanto, ainda não vemos isso em nossas escolas. A escola Nefesh nasce dessa grande necessidade, um edifício que é construído junto com uma metodologia de ensino inovador, que desenvolve o ser como um ser integral para uma vida equilibrada. Baseado em 4 pilares de desenvolvimento, físico, mental, social e espiritual. A Escola da vida é a proposta da escola que desenvolve a criança, adolescente e jovem para a vida, para a socialização, para desenvolvimento físico, desenvolvimento de inteligências múltiplas e para o despertamento do senso de propósito único de cada ser. A escola Nefesh para ensino fundamental e médio tem capacidade de mais de 1200 alunos, localizando-se no bairro Rio Tavares, na cidade de Florianópolis (SC) no Brasil. Se desenvolve em volta da grande árvore que está no pátio central e serve de ponto focal de referência na entrada. Os 4 blocos crescem em escala na medida que o usuário adentra o projeto e são interligados pela grande cobertura em Madeira Laminada Colada (MLC).
Since the industrial revolution, the “school machinery” model has been perpetuated in school buildings to the present day. Its general structure is made of rectangular classrooms next to each other, followed by long corridors creating a central U-shaped courtyard, pale walls, gates, and high railings together with the boardrooms in strategic locations. It seems to be a prison-like description. People are not machines, they are not made by production lines, so why are they still raised in schools as if they were? Why do the same way and criteria of human development, which discards students' unique abilities, talents, and dreams remain nowadays? According to Jean-Jacques Rousseau in the 18th century, every child should be educated to become a complete human being, not only for a specific career. The Brazilian Federal Constitution says in article 205 that every person has the right to complete development. However, this is not the reality in our schools. Nefesh School comes from the great need for change - a building that is built together with an innovative development approach, which prepares students for a balanced life with integrity based on the 4 pillars of development: physical, mental, social, and spiritual. The School of Life is a project in the school that develops children and young people for life, socialization, physical development, growth of multiple intelligences, and for the awakening of students' purpose of life. The Nefesh school is designed for elementary and high school, and it holds over 1200 students. It is located in the Rio Tavares area (Florianópolis - SC, Brazil). It is built around a large tree in the central courtyard, which is a focal point at the entrance. 4 blocks grow in scale as the user enters the project; they are interconnected by the large Glued Laminated Timber (Glulam) roof.
Desde la revolución industrial, el modelo de “maquinaria escolar” se ha perpetuado en los edificios escolares hasta la actualidad. Salas rectangulares una al lado de la otra, con largos pasillos formando un patio central en forma de U, colores pálidos en las paredes y en el exterior, portones y rejas altas junto con las salas del directorio en ubicaciones estratégicas. Esta descripción fácilmente podría ser una prisión. Las personas no son máquinas, no están hechas por líneas de producción, pero ¿por qué todavía se forman y desarrollan en las escuelas como si lo fueran? ¿Por qué utilizar la misma forma y criterio de desarrollo, descartando dones, talentos y sueños únicos de cada ser? Desde el siglo XVIII Jean-Jacques Rousseau ya defendía que el niño debería ser educado para convertirse en un ser humano completo y no para una profesión específica. Actualmente, la Constitución Federal brasileña, indica en el art.205 que es derecho de todo ser humano el pleno desarrollo de la persona. Sin embargo, todavía no vemos esto en nuestras escuelas. De esta gran necesidad nació la escuela Nefesh, un edificio que se construye en conjunto con una metodología de enseñanza innovadora, que desarrolla el ser como un ser integral para una vida equilibrada. Basado en 4 pilares del desarrollo, físico, mental, social y espiritual. Escuela de la Vida es la propuesta de la escuela que desarrolla a los niños, adolescentes y jóvenes para la vida, para la socialización, para el desarrollo físico, el desarrollo de inteligencias múltiples y para el despertar del sentido de propósito único de cada ser. La escuela Nefesh en primaria y secundaria tiene una capacidad de más de 1200 alumnos, ubicada en el barrio Rio Tavares, en la ciudad de Florianópolis (SC) en Brasil. Crece alrededor del gran árbol que está ubicado en el patio central y sirve como punto focal de referencia en la entrada.

Palavras-chave

Escola, Arquitetura, Escola inovadora, Arquitetura e Urbanismo, Samuel Guimarães, TCC escola, Escola da Vida, TCC escola arquitetura, Nefesh, Florianópolis, Rio Tavares, Campeche, Ensino fundamental, Ensino médio

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