Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14856
Título: O pensamento crítico na formação de professores de ciências e biologia: análise de uma disciplina remota em tempos de pandemia
Autor(es): Yared, Yalin Brizola
Manoel, Cíntian Fernandes
Orientador: Yared, Yalin Brizola
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 30-Jun-2021
Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia
Pensamento crítico-reflexivo
Estratégias didático-pedagógicas
Interação e diálogo.
Tipo de acesso: Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
Resumo: Presente artigo discorre sobre a potencialidade da disciplina ‘Tecnologias e Mídias Educacionais’, ofertada remotamente em 2020/B no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL, na promoção do pensamento crítico (PC) durante a formação inicial de professores em tempos pandêmicos. Objetivamos analisar como a referida disciplina ofertada por aulas remotas síncronas pode contribuir na promoção do PC durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Orientada pelo materialismo histórico-dialético, configurou-se como pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou o método dialético para análise da realidade. Como instrumento de coleta foi utilizado o questionário semiestruturado e os sujeitos participantes compreenderam os/as acadêmicos/as matriculados na disciplina à época. Para análise, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Como resultado, registramos que a interação e o diálogo foram indicadores expressivos na prática da docente durante aulas remotas síncronas e que podem contribuir para o estímulo e desenvolvimento do PC dos/as estudantes, futuros professores de Ciências e Biologia.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas- Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CINTIAN - VERSÃO RUNA - PDF .pdf323.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons