O pensamento crítico na formação de professores de ciências e biologia: análise de uma disciplina remota em tempos de pandemia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-06-30

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Yared, Yalin Brizola
Manoel, Cíntian Fernandes

Orientador

Yared, Yalin Brizola

Coorientador

Resumo

Presente artigo discorre sobre a potencialidade da disciplina ‘Tecnologias e Mídias Educacionais’, ofertada remotamente em 2020/B no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNISUL, na promoção do pensamento crítico (PC) durante a formação inicial de professores em tempos pandêmicos. Objetivamos analisar como a referida disciplina ofertada por aulas remotas síncronas pode contribuir na promoção do PC durante a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Orientada pelo materialismo histórico-dialético, configurou-se como pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou o método dialético para análise da realidade. Como instrumento de coleta foi utilizado o questionário semiestruturado e os sujeitos participantes compreenderam os/as acadêmicos/as matriculados na disciplina à época. Para análise, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Como resultado, registramos que a interação e o diálogo foram indicadores expressivos na prática da docente durante aulas remotas síncronas e que podem contribuir para o estímulo e desenvolvimento do PC dos/as estudantes, futuros professores de Ciências e Biologia.

Palavras-chave

Formação de professores de Ciências e Biologia, Pensamento crítico-reflexivo, Estratégias didático-pedagógicas, Interação e diálogo.

Citação