A importância da arte como ferramenta no ensino da Biologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Biológicas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Barreto, Escarlette Yzabelle Mota Santos

Orientador

Montenegro, Ana Karla Araujo

Coorientador

Wiltshire, Flávia Michelle Silva

Resumo

O presente trabalho propõe um estudo acerca da utilização da arte como ferramenta para o ensino de Biologia, iniciando uma discussão de como se desenvolveu a educação no Brasil e apresentando os métodos educativos durante este processo histórico. Logo, uma apresentação da disciplina de Biologia e sua relação interdisciplinar, a qual promove várias interações com outras áreas de estudos e ferramentas. Desta forma, o objetivo é entender como a arte pode ser uma ferramenta importante, principalmente, nas aulas de Biologia. Tendo em vista, que no ensino de Biologia, há uma ideia estereotipada a respeito das aulas práticas, onde acredita-se que a ideia de prática remete apenas a aulas laboratoriais, assim, deve-se entender que estas práticas podem ser trabalhadas de outras maneiras e a arte pode ser uma delas. A arte como ferramenta pedagógica apresenta várias modalidades de ensino, que podem ser agregadas no ensino da Biologia, de forma a possibilitar aulas diferenciadas e mais próximas à realidade do aluno e à sua cultura, conforme é apresentado nos resultados e discussões, com modelos específicos de trabalhos destacando a arte como ferramenta. Além disso, também se realizou um levantamento porcentual de artigos que abrangem este tema. Diante do estudo é possível compreender que propiciar uma aula em que o aluno seja ativo no processo é de suma importância, pois, as modalidades que a arte apresenta como ferramenta tendem a promover um processo de investigação, vivenciar o exercício crítico e reflexivo com base no conteúdo trabalhado

Palavras-chave

Arte, Ensino, Ferramenta, Métodos

Citação