A importância da arte como ferramenta no ensino da Biologia
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Biológicas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Barreto, Escarlette Yzabelle Mota Santos
Orientador
Montenegro, Ana Karla Araujo
Coorientador
Wiltshire, Flávia Michelle Silva
Resumo
O presente trabalho propõe um estudo acerca da utilização da arte como ferramenta para o ensino de Biologia, iniciando uma discussão de como se desenvolveu a educação no Brasil e apresentando os métodos educativos durante este processo histórico. Logo, uma apresentação da disciplina de Biologia e sua relação interdisciplinar, a qual promove várias interações com outras áreas de estudos e ferramentas. Desta forma, o objetivo é entender como a arte pode ser uma ferramenta importante, principalmente, nas aulas de Biologia. Tendo em vista, que no ensino de Biologia, há uma ideia estereotipada a respeito das aulas práticas, onde acredita-se que a ideia de prática remete apenas a aulas laboratoriais, assim, deve-se entender que estas práticas podem ser trabalhadas de outras maneiras e a arte pode ser uma delas. A arte como ferramenta pedagógica apresenta várias modalidades de ensino, que podem ser agregadas no ensino da Biologia, de forma a possibilitar aulas diferenciadas e mais próximas à realidade do aluno e à sua cultura, conforme é apresentado nos resultados e discussões, com modelos específicos de trabalhos destacando a arte como ferramenta. Além disso, também se realizou um levantamento porcentual de artigos que abrangem este tema. Diante do estudo é possível compreender que propiciar uma aula em que o aluno seja ativo no processo é de suma importância, pois, as modalidades que a arte apresenta como ferramenta tendem a promover um processo de investigação, vivenciar o exercício crítico e reflexivo com base no conteúdo trabalhado
Palavras-chave
Arte, Ensino, Ferramenta, Métodos