Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14910
Título: A ESCRITA DE RECORDAÇÕES: A CONSTITUIÇÃO DE MEMÓRIAS SOCIOCULTURAIS COM ALUNOS DO NIVELAMENTO DO EJA DE TUBARÃO-SC
Autor(es): Mendes, Walquiria Guedert
Orientador: Junior, Mario Abel Bressan
Tipo de material: Dissertação
Data: 17-Jun-2021
Palavras-chave: Memória Coletiva
Memória Individual
Memória Afetiva
Nivelamento
EJA
Modalidade de acesso: Acesso aberto
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as memórias socioculturais dos alunos do nivelamento Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina, em relação a vivência, em sala de aula, durante o período escolar de sua infância. Para isso, fez-se uma investigação sobre o termo Memória embasado nos conceitos teóricos de Memória Coletiva (HALBWACHS, 1990), Memoria Individual e Memória Herdada (POLLAK, 1989, 1992). Projetou-se, através de registros, o que os alunos identificaram sobre suas Memórias Afetivas e, por meio de seus relatos orais, verificou-se quais as memórias que eles traziam consigo sobre sua infância dentro da sala de aula e na relação com os professores. Em seus relatos, ficou destacado como suas recordações funcionam para rememorar as lembranças das suas ações. Também ocorreu a entrevista com a responsável pelo Ensino de Jovens e Adultos em Santa Catarina, para nos dar um aporte sobre o tema, bem como falar sobre a memória deste tipo de educação em nosso estado.
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação (Walquíria) — 2021-1 (versão para a biblioteca, PDF-A).pdf998.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons