Ensino Médio e pandemia do covid-19: contribuições da pesquisa-ação na promoção do pensamento crítico e no desenvolvimento socioemocional de estudantes da rede pública estadual de um município do sul de SC

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Data

2021

Tipo de documento

Artigo Científico

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Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

MODOLON, Elizângela Corrêa

Orientador

YARED, Yalin Brizola

Coorientador

Resumo

A pandemia trouxe inúmeros problemas e situações adversas, em que a resiliência teve que prevalecer junto à adoção de aulas remotas, impactando a vida emocional de muitas pessoas, inclusive a formação integral dos estudantes. Assim, apresentamos a problemática: Como a Educação Emocional e a promoção do pensamento crítico podem contribuir para a formação de estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública Estadual de Tubarão/SC, em tempos de pandemia do COVID-19? Com isso, objetivamos investigar e analisar como a Educação Emocional e a promoção do pensamento crítico podem contribuir na formação dos referidos estudantes de uma turma de 3 ano do Ensino Médio Inovador (EMI) em tempos de pandemia do COVID-19. A pesquisa foi pesquisa-ação em consonância com a pesquisa participativa, de natureza exploratória e descritiva, pautada no materialismo histórico dialético, que utiliza o método dialético de análise da realidade. Os encontros com os sujeitos da pesquisa, estudantes do EMI da referida escola, foi organizado através de uma plataforma virtual (sala de aula virtual), onde fizemos intervenções para a nossa coleta de dados, com dinâmicas, organização de debates, questionamentos e rodas de conversa, totalizando 05 encontros – (90 min cada encontro) por videoconferências, usamos inovações tecnológicas para nos auxiliar nessa busca de dados, visando refletir sobre a educação emocional e o pensamento crítico na formação destes estudantes em tempos de pandemia. Os dados serão analisados por meio da técnica da análise de conteúdo pautada em Triviños (2012) e Bardin (2014). Os principais referenciais teóricos são: Vieira e Vieira (2005); Yared, Melo e Vieira (2020), Tenreiro-Vieira (2014); Dominguez (2015); Fraiman, (2009); Goleman (2001 e 2006); Vieira, Tenreiro-Vieira (2003), Triviños (2012), Bardin (2016). Os resultados da pesquisa foram muito significativos, pois, registraram a importância da educação emocional para a vida das pessoas na atualidade. O reflexo destes encontros promoveu impactos positivos na vida destes estudantes, como mostra na fala dos mesmos e na avaliação positiva dos encontros. Com isso, mostramos a importância das habilidades socioemocionais, buscamos educar corações e inspirar mentes. E, com êxito e de forma autônoma, eles tornaram-se mais críticos e um pouco mais emocionalmente saudáveis, com isso, pode-se dizer que contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, justa, humana e crítica através desses encontros.

Palavras-chave

Educação Emocional, Pensamento Crítico, Ensino Médio, Pandemia do COVID-19

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