O pequeno príncipe: contribuições de uma prática de leitura para a promoção do pensamento crítico em estudantes do ensino fundamental II
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Data
2021
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Passos, Monier Julio dos
Orientador
Yared, Yalin Brizola
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa objetivou refletir sobre a importância e contribuição da leitura na promoção do pensamento crítico em estudantes do Ensino Fundamental II. Assim, analisou-se a importância do desenvolvimento do pensamento crítico através da leitura almejando ampliar novas competências intelectuais, pessoais, sociais e profissionais. Visa contribuir para a formação de cidadãos capazes de agirem racionalmente e intervir socialmente nas tomadas de decisões, sendo eles ativos e agentes numa sociedade democrática, científica e tecnologicamente avançada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. O tipo de estudo foi a partir de um estudo bibliográfico da obra O Pequeno Príncipe realizado à luz das teorias do pensamento crítico. Utilizou-se a técnica de análise textual discursiva que busca compreender a teoria com a prática, pois considera a existência de relação entre a realidade e o objeto de estudo. Portando, com esta pesquisa registrou-se resultados que mostram que os estudantes são capazes de construir o conhecimento e desenvolveram habilidades de pensamento que precisam para a vida, tendo um exercício de uma cidadania ativa e responsável e tendo a capacidade de atuar com critério próprio para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, mais justa, sustentável e humanista.
Palavras-chave
Pensamento Crítico, Leitura, Conhecimento científico