RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.
Carregando...
Data
2021
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
do Carmo, Chayane Carolina de Jesus
Moura, Iasmim Mayara Caetano
dos Santos, Luamara Fabrino
Faleiro, Yara Dias
Orientador
Siqueira , Rosani
Coorientador
Resumo
Atualmente, percebemos o quanto práticas racistas e discriminatórias estão presentes no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil, que possam estimular as relações étnico-raciais, visando à promoção da igualdade racial, além de apresentar recursos e metodologias que são importantes para a construção de um ambiente igualitário. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a leitura de diferentes artigos, autores e leis que tratam do tema apresentado. Se fez notória no decorrer da pesquisa a importância do professor na formação da cidadania nas crianças da educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito ao multiculturalismo.
Palavras-chave
Racismo, Igualdade Racial, Práticas pedagógicas, Papel do professor