A influência das conexões políticas no custo de capital e no desempenho das empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Jaison Caetano da

Orientador

Xavier, Wlamir Gonçalves

Coorientador

Martignago, Graciella

Resumo

The theoretical framework suggests that the government presents difficult access and costly resources for the companies, this way, companies develop strategies to capture and secure such benefits, because these benefits may influence on increasing the company's value or its performance improvement, being the political connection through campaign donations a recurring strategy by the companies. In this context, this study aims to measure the influence of the political connections through donations for the electoral campaigns, considering the capital cost and the performance of the Brazilian Companies mentioned in BM&FBovespa from 1998 to 2015. The theoretical lens used was the Institutional Theory. The financial statements showed the economic and financial data, through secondary sources: Economática, completed with the information on campaign donations reports obtained from the Superior Electoral Court (TSE). Related to analysis and data handling, Stata Software version 13.0 was used to estimate the regression models through Panel Data Analysis, Fixed Effects methods and Random Effects – RE. The main results had no significant statistical relationships, showing little explanatory power, in other words, the results were inconclusive.
O arcabouço teórico sugere que o governo possui recursos que são de difícil acesso e custosos para as empresas e que essas desenvolvem estratégias para capturar e assegurar tais recursos, pois esses benefícios podem influenciar no aumento do valor da empresa ou na melhora de seu desempenho, sendo a conexão política por meio de doações de campanha uma estratégia recorrente das empresas. Diante desse contexto, o presente trabalho se propõe a mensurar a influência das conexões políticas por meio das doações a campanha eleitorais no custo de capital e no desempenho das empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa nos anos de 1998 a 2015. A lente teórica utilizada foi a Teoria Institucional. Os dados econômico-financeiros foram extraídos das demonstrações contábeis mediante fontes secundárias: Economática. Esses dados foram completados com informações dos relatórios de doações a campanhas obtidas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com relação à análise e o tratamento dos dados, foi utilizado o software Stata na versão 13.0 para estimar os modelos de regressão por meio da técnica de dados em painel e métodos de efeitos fixos (fixed effects) e efeitos aleatórios (random effects –RE). Os principais resultados não apresentaram relações estatísticas significantes e pouco poder explicativo, logo os resultados foram inconclusivos.

Palavras-chave

Teoria institucional, Custo de capital, Desempenho, Conexões políticas, Doações de campanha

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