O processo de autoavaliação em um Instituto Federal de Ensino: uma análise com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional

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Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Silva, Juliano Reginaldo Corrêa

Orientador

Mussi, Clarissa Carneiro

Coorientador

Resumo

Historically, the institutional evaluation used as a reform instrument, quality tool and criterion for measuring the performance of educational institutions in Brazil, began with the promulgation of Law No. 5,540 / 68. Since then, the evaluation process has been provoking changes in the central areas of higher education and establishing new bases for thinking about it. This research aimed to understand the self-assessment process of a federal teaching institute based on knowledge management and institutional theory. Methodologically, the research was characterized as qualitative, case study type. Data collection occurred through interviews with managers of the institution, participant observation and documentary research. Data analysis followed the procedures of content analysis and the triangulation technique. The research results identify the realization of the self-assessment process as a mechanism of institutional legitimation, little focused on what is recommended by knowledge management. The processes of acquisition, creation, sharing, storage and especially the application of knowledge are compromised by a set of limiting factors. These factors generally relate to management strategy and support, people management policies and practices, culture and environment, structure and roles, processes and technology, individual factors, and measurement of results. It was also identified that the standardization imposed by the legal precepts, is not necessarily an obstacle, and can act as a guiding instrument for the construction of better institutional processes. Finally, it is concluded that the association of knowledge management theoretical lenses and institutional theory provided a more robust understanding of the self-assessment process, enhancing the understanding of its particularities, limitations, facilitators and opportunities for improvement.
De modo histórico, a avaliação institucional utilizada como instrumento de reforma, ferramenta de qualidade e critério para medição do desempenho das instituições de ensino no Brasil, teve seu início com a promulgação da lei nº 5.540/68. Desde então, o processo avaliativo vem provocando mudanças nas áreas centrais do ensino superior e estabelecendo novas bases de pensá-lo. Esta pesquisa buscou compreender o processo de autoavaliação de um instituto federal de ensino com base na gestão do conhecimento e na teoria institucional. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas com gestores da instituição, observação participante e pesquisa documental. A análise de dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados da pesquisa identificam a realização do processo autoavaliativo como um mecanismo de legitimação institucional, pouco voltado ao que preconiza a gestão do conhecimento. Os processos de aquisição, criação, compartilhamento, armazenamento e principalmente de aplicação do conhecimento são comprometidos por um conjunto de fatores limitantes. Esses fatores, de forma geral, dizem respeito à estratégia e apoio da gestão, políticas e práticas de gestão de pessoas, cultura e ambiente, estrutura e papéis, processos e tecnologia, fatores individuais e, mensuração de resultados. Foi identificado ainda que a padronização imposta pelos preceitos legais, não necessariamente é um entrave, podendo atuar como um instrumento norteador para a construção de melhores processos institucionais. Por fim, conclui-se que a associação das lentes teóricas da gestão do conhecimento e da teoria institucional propiciou uma compreensão mais robusta do processo autoavaliativo, potencializando o entendimento das suas particularidades, limitantes, facilitadores e oportunidades de aperfeiçoamento.

Palavras-chave

Avaliação institucional, Autoavaliação, Gestão do ensino superior, Gestão do conhecimento, Teoria institucional

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