A política de cotas para ingresso no ensino superior como prática de inovação social emancipatória
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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Pacheco, Diego
Orientador
Nunes, Nei Antonio
Coorientador
Resumo
This research analyzes the quota policy for entering higher education as a practice of emancipatory social innovation in the experience of a professional, scientific and technological education institution. For this, an instrument proposed based on the in-depth analysis model of Buckland and Murillo was used, articulated with the investigative domains of Michel Foucault - knowledge, power and ethics, resulting in five variables: impact and social transformation, intersectoral collaboration, sustainability, type of innovation, scalability and replicability. It is a qualitative case study with an exploratory and descriptive focus, developed from literature review, interviews with quota students, field notes and documentary research. Data analysis was performed using the five-phase Yin cycle. It was found that the quota policy for entry into higher education is an emancipatory social innovation insofar as it intervenes in access to public education - access that is beyond admission, allowing subjects to obtain means of constituting themselves in different ways within the scope of knowledge, power and ethics.
Esta pesquisa analisa a política de cotas para ingresso no ensino superior como prática de inovação social emancipatória na experiência de uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica. Para isso foi utilizado um instrumento proposto a partir do modelo de análise em profundidade de Buckland e Murillo, articulado com os domínios investigativos de Michel Foucault – saber, poder e ética, resultando em cinco variáveis: impacto e transformação social, colaboração intersetorial, sustentabilidade, tipo de inovação, escalabilidade e replicabilidade. Trata-se de um estudo de caso qualitativo com enfoque exploratório e descritivo, desenvolvido a partir de revisão da literatura, entrevistas com alunos cotistas, notas de campos e pesquisa documental. A análise dos dados foi realizada por meio do ciclo de cinco fases de Yin. Verificou-se que a política de cotas para ingresso no ensino superior é uma inovação social emancipatória na medida em que intervém no acesso à educação pública – acesso que é além do ingresso, possibilitando que sujeitos obtenham meios de se constituírem de formas diferentes nos âmbitos do saber, poder e ética.
Esta pesquisa analisa a política de cotas para ingresso no ensino superior como prática de inovação social emancipatória na experiência de uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica. Para isso foi utilizado um instrumento proposto a partir do modelo de análise em profundidade de Buckland e Murillo, articulado com os domínios investigativos de Michel Foucault – saber, poder e ética, resultando em cinco variáveis: impacto e transformação social, colaboração intersetorial, sustentabilidade, tipo de inovação, escalabilidade e replicabilidade. Trata-se de um estudo de caso qualitativo com enfoque exploratório e descritivo, desenvolvido a partir de revisão da literatura, entrevistas com alunos cotistas, notas de campos e pesquisa documental. A análise dos dados foi realizada por meio do ciclo de cinco fases de Yin. Verificou-se que a política de cotas para ingresso no ensino superior é uma inovação social emancipatória na medida em que intervém no acesso à educação pública – acesso que é além do ingresso, possibilitando que sujeitos obtenham meios de se constituírem de formas diferentes nos âmbitos do saber, poder e ética.
Palavras-chave
Inovação social, Emancipação, Ações afirmativas, Política de cotas