Plano de desenvolvimento institucional: uma proposição de gerenciamento estratégico com base no Balanced Scorecard na Universidade Federal do Tocantins

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Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Santos, Doriete Macedo

Orientador

Lima, Maurício Andrade de

Coorientador

Resumo

Universities must always be in the perspective of improving the services provided to different users. In the intention to improve the quality in the follow-up of the strategic planning of the Federal University of Tocantins, in the teaching, research, extension and in what is being offered to the community in general, in the educational context, the study had as general objective to propose the use of the Balanced Scorecard - BSC as a strategic management system based on the Institutional Development Plan - PDI of the Federal University of Tocantins. It is a descriptive research, in the form of a case study, with a qualitative approach, involving the collection of primary and secondary data. The results of this study include: contributing to the University's managers, presenting a proposal to use the performance measurement tool for its deployment and execution of the PDI based on the Balanced Scorecard (BSC), in order to meet academic policies; transparency, real-time monitoring and up-to-date reporting. The proposed model was adequate for monitoring and monitoring the IDP, subsidizing the managers in the monitoring and evaluation of the implementation process, since the BSC is a useful tool to assist the management of the UFT to think strategically and contribute to the improving the institution's performance and enhancing academic activities.
As Universidades precisam sempre estar na perspectiva da melhoria dos serviços prestados aos diversos usuários. Na intenção de melhorar a qualidade no acompanhamento do planejamento estratégico da Universidade Federal do Tocantins, no ensino, na pesquisa, na extensão e no que está sendo oferecido à comunidade em geral, no contexto educacional, o estudo teve como objetivo geral propor o uso do Balanced Scorecard - BSC como sistema de gestão estratégica com base no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da Universidade Federal do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na forma de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, envolvendo a coleta de dados primários e secundários. Como resultados, destacam-se: contribuir com os gestores da Universidade, apresentando uma proposta de uso da ferramenta de medição de desempenho para seu desdobramento e execução do PDI com base no Balanced Scorecard – BSC, para atender as políticas acadêmicas, tendo um instrumento de transparência, acompanhamento em tempo real e relatórios atualizados. O modelo proposto se mostrou adequado para realizar o acompanhamento e monitoramento do PDI, subsidiando os gestores no monitoramento e avaliação do processo de implementação, pois o BSC é uma ferramenta útil para auxiliar a gestão da UFT a pensar de uma forma estratégica e contribuir para a melhoria do desempenho da instituição e potencializar as atividades acadêmicas.

Palavras-chave

Avaliação de desempenho, PDI, BSC, Universidades

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