Desenvolvimento de um modelo de avaliação da atenção à saúde bucal da criança

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Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Martins, Luiz Gustavo Teixeira
Orientador
Traebert, Jefferson Luiz
Coorientador
Nickel, Daniela Alba
Resumo
The quality of health services is the object of attention and concern on the part of Brazilian society. The search for quality healthcare services in Brazil has received great feature of the Ministry of Health. Evaluation is an important tool for health management. Enables the identification of weak aspects and indication of measures to correct paths and achieving goals. The state of Santa Catarina has been developing institutionalization of evaluation and program management in Primary Care and Oral Health process. Despite discussions on the subject, there are still few studies in the literature regarding the assessment of oral health care. This work aimed to propose a model for assessing the quality of oral health care of children. The conceptual framework for the elaboration of evaluation matrix was composed of: Literature search for studies evaluating oral health care in Brazil and other countries services, and survey and review of existing public policies related to child health in Brazil and the State of Santa Catarina. The quality of municipal management in primary care of children's oral health was evaluated in two dimensions: Management and Provision. In the first two subdimensions are willing: Articulation and Resources and the second considering the principles of universality and comprehensiveness, we have two sub-dimensions: 'Promotion and Prevention' and 'Diagnosis and Treatment'. The evaluation matrix was composed of nine indicators in the Management dimension and nine in the dimension of Provision. The indicators were developed in workshops with experts. An online form was sent through FormSus software, the 18 municipalities of Santa Catarina and collected data in the information systems. The database was structured with 18 municipalities that answered the form. The 18 indicators were calculated and converted to scores 0, 1 or 2, according to the distribution of values in the set of towns. The values of the scores on the applicability test were summed and shaped the quality score of the municipality for child oral health, creating a value judgment for each municipality. It was concluded that the model is able to be applied to the municipalities with different population sizes, and identifies the points at which managers must improve their actions. Keywords: Health Evaluation. Children's oral health. Evaluation Model.
A qualidade dos serviços de saúde é objeto de atenção e preocupação por parte da sociedade brasileira. A busca pela qualidade dos serviços de assistência à saúde no Brasil tem recebido grande destaque do Ministério da Saúde. A avaliação é um importante instrumento de gestão em saúde. Possibilita a identificação de aspectos débeis e indicação de medidas para correção de rumos e alcance de metas. O Estado de Santa Catarina vem desenvolvendo processo de institucionalização da avaliação da gestão e de programas na Atenção Básica e na Saúde Bucal. Apesar das discussões a respeito do tema, ainda são escassos os estudos na literatura referentes à avaliação da atenção em saúde bucal. Este trabalho teve como objetivo propor um modelo para a avaliação da qualidade da atenção à saúde bucal da criança. O marco conceitual para elaboração da matriz avaliativa foi composto por: revisão de literatura para busca de estudos de avaliação de serviços de atenção à saúde bucal no Brasil e em outros países, e levantamento e revisão das políticas públicas vigentes relacionadas à saúde da criança no Brasil e no Estado de Santa Catarina. A qualidade da gestão municipal na atenção básica da saúde bucal infantil foi avaliada sob duas dimensões: Gestão e Provimento. Na primeira, estão dispostas duas subdimensões: Articulação e Recursos e na segunda, considerando os princípios de universalidade e integralidade, tem-se duas subdimensões: ‘Promoção e Prevenção’ e ‘Diagnóstico e Tratamento’. A matriz de avaliação ficou composta por 9 indicadores na dimensão de Gestão e 9 na dimensão de Provimento. Os indicadores foram elaborados em oficinas com especialistas. Foi enviado um formulário on-line, através do software FormSus, aos 18 municípios catarinenses e coletados dados nos sistemas oficiais de informação. O banco de dados foi estruturado com os 18 municípios que responderam o formulário. Os 18 indicadores foram calculados e convertidos em escores de 0, 1 ou 2, de acordo com a distribuição dos valores no conjunto de municípios. Os valores dos escores no teste de aplicabilidade foram somados e conformaram o escore de qualidade do município para a saúde bucal infantil, criando um juízo de valor para cada município. Concluiu-se que o modelo tem condições de ser aplicado para os municípios com diferentes portes populacionais, e permite identificar os pontos nos quais os gestores devem aperfeiçoar suas ações.

Palavras-chave
Avaliação em saúde, Saúde bucal infantil, Modelo de avaliação
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