O ensaio videográfico: proposta de oficina para alunos surdos a partir da análise do processo ensaístico
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Vargas, Roberto Dutra
Orientador
Sousa, Ramayana Lira de
Coorientador
Resumo
This research was carried out from the perspective of the Language and Culture Research line
of the Postgraduate Program in Language Sciences (PPGCL) at UNISUL, with a focus on
intersectionality between the areas of fine arts, cinema and education. Through the study of the
video essay, this paper intends to hold a workshop for deaf students based on the analysis of
the essay process. The workshop aims, through the theoretical foundation of cinema studies, to
stimulate the viewing of cinematographic works, and at the same time meeting the specificity
of the visual communication of the deaf student, the study of cinema in a non-narrative, but
interpretative way, producing videographic essays studies through the analysis of
cinematographic works. The procedures for implementing the workshop for deaf students at
the Federal Institute of Santa Catarina, at the Palhoça Bilingual Campus (IFSC / PHB) are part
of this research, including project and lessons planning covering the entire didactic sequence,
as well as the procedures for the assessments, data collection and the strategies used. Taking
accessibility into account, it will also be taught through the Brazilian Sign Language, Libras.
Esta pesquisa foi realizada a partir da ótica da linha de Pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNISUL, com enfoque na intersecção entre os campos das artes visuais, cinema e educação. A dissertação propõe, através do estudo do ensaio videográfico, realizar uma oficina para alunos surdos a partir da análise do processo ensaístico. A oficina tem como meta, através da fundamentação teórica dos estudos do cinema estimular o visionamento de obras cinematográficas, e ao mesmo tempo atendendo a especificidade da comunicação visual do aluno surdo, o estudo do cinema de forma não narrativa, mas sim interpretativa, produzindo ensaios videográficos através da análise de obras cinematográficas. Os procedimentos para a implementação da oficina para alunos surdos no Instituto Federal de Santa Catarina, no Campus Palhoça Bilíngue (IFSC/PHB) fazem parte dessa pesquisa, inclusos projeto e planos de aulas com toda a sequência didática, assim como os procedimentos para a avaliação e coleta de dados e as estratégias utilizadas. Levando em conta a acessibilidade através da comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Libras.
Esta pesquisa foi realizada a partir da ótica da linha de Pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da UNISUL, com enfoque na intersecção entre os campos das artes visuais, cinema e educação. A dissertação propõe, através do estudo do ensaio videográfico, realizar uma oficina para alunos surdos a partir da análise do processo ensaístico. A oficina tem como meta, através da fundamentação teórica dos estudos do cinema estimular o visionamento de obras cinematográficas, e ao mesmo tempo atendendo a especificidade da comunicação visual do aluno surdo, o estudo do cinema de forma não narrativa, mas sim interpretativa, produzindo ensaios videográficos através da análise de obras cinematográficas. Os procedimentos para a implementação da oficina para alunos surdos no Instituto Federal de Santa Catarina, no Campus Palhoça Bilíngue (IFSC/PHB) fazem parte dessa pesquisa, inclusos projeto e planos de aulas com toda a sequência didática, assim como os procedimentos para a avaliação e coleta de dados e as estratégias utilizadas. Levando em conta a acessibilidade através da comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Libras.
Palavras-chave
Ensaio videográfico. Cinema. Surdos. Cinema e o surdo. Ensino do cinema.