Ciberarte: uma aproximação em 3 dimensões [semióticas]

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Garcia, Vívian Mara Silva

Orientador

Schuelter, Wilson

Coorientador

Resumo

This study is based on the assumption that art is a powerful form of expression which carries the strength of mutations, producing original perceptions that renew societies. To investigate the state-of-art of art, its trends, characteristics, manifestations or tools, I opted to searching cyberart – a new and complex form of artistic expression that has cyberculture as its native context, and the union of art and science as its base. Therefore, to understand this new practice, the cyberart phenomenon was approached, starting with a short review of the artistic processes of the past and its transformations towards digital art. After that, I described the new supports – hypermedia and cyberspace – as well as the new tools, because ink, brushes or any other instruments usually used by artists for the accomplishment of their artwork are no longer used in cyberart. Finally, a ‘script’ based on Charles S. Peirce’s theory of signs was used to analyze three different pieces of cyberart, according to the purpose of this study.
Este estudo parte do pressuposto de que a arte é uma potente forma de expressão que traz em si a força das mutações, produzindo percepções originais que renovam as sociedades. Para investigar os caminhos da arte hoje, suas características, como se manifesta ou que ferramentas utiliza, optei por pesquisar a ciberarte – uma nova e complexa forma de expressão artística que tem como contexto nativo a cibercultura e como base, a união com a ciência. Portanto, para compreender essa nova prática realizei uma aproximação do fenômeno ciberarte, iniciando por uma curta revisão dos processos artísticos de outrora e suas transformações em direção à arte digital. Em seguida, descrevi seus novos suportes – a hipermídia e o ciberespaço – bem como suas novas ferramentas, porque já não se assemelham em nada às tintas, aos pincéis ou a quaisquer outros instrumentos comumente utilizados pelos artistas para a realização de suas obras. E, por fim, tendo como suporte a Teoria dos Signos de Charles Sanders Peirce, utilizei um “roteiro” para aplicar seus princípios na análise semiótica de 3 ciberobras, conforme o propósito que orientou esta pesquisa.

Palavras-chave

ciberarte, cibercultura, análise semiótica

Citação