O desafio da formação de professores para a educação superior: o programa de profissionalização pedagógica continuada dos professores da Unisul (2004 - 2009)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Paz, Cláudio Damaceno

Orientador

Kassick, Clóvis Nicanor

Coorientador

Resumo

The concern with the pedagogical training of teachers working in Higher Education has become, in the last decades, a recurring theme of research. In order to understand the trajectory of continued pedagogical training at UNISUL, this study was initiated. Therefore, the aim of this thesis was defined as: to promote a reflection about teacher training for Higher Education, and in this context, the Continued Pedagogical Training Program of UNISUL’s teachers, running on the period between 2004 and 2009. The way chosen in this study was the historical method and, consequently, the exploratory and descriptive bibliographic research. For reasons relating to design and research perspective, that is, the way of research, data collection, analysis and presentation of results, this study was distributed in four main themes. The first theme represents an approach to the trajectory of the university as an institution for Higher Education throughout the historical process. The emphasis, on the second theme, is the function performed by the university through research, education and extension. The third theme addresses issues concerning the role of the teacher who works in Higher Education face the complications of teaching in this educational level. On the fourth theme the presentation and analysis of the trajectory of the Continued Pedagogical Training of UNISUL’s Teachers Program (2004-2009) is approached, with all its achievements and shortcomings, focusing on the need for its implementation, the actions that guided it, the acceptance or resistance from teachers of that institution of higher education, the assessment, by teachers, on the program's contribution to their educational performance, as well as the reasons for UNISUL to resize it.
A preocupação com a formação pedagógica dos professores que atuam na Educação Superior tem se constituído, nas últimas décadas, tema recorrente de pesquisa. Na perspectiva de compreender a trajetória da formação pedagógica continuada na Unisul, empreendeu-se este estudo. Por isso, definiu-se como objetivo geral desta dissertação: promover uma reflexão sobre a formação de professores para a Educação Superior e, neste contexto, o Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul, em execução no período entre 2004 e 2009. O percurso escolhido neste estudo foi o método histórico e, em decorrência, a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória e descritiva. Por razões referentes ao design e a perspectiva da pesquisa, isto é, o modo de investigação, a coleta de dados, a análise e a apresentação dos resultados, o presente estudo compreende quatro grandes temas. O primeiro tema corresponde a uma abordagem da trajetória da universidade, enquanto instituição destinada a Educação Superior ao longo do processo histórico. Enfatiza-se, no segundo tema, a função da universidade exercida por meio da pesquisa, do ensino e da extensão. O terceiro tema aborda questões referentes ao papel do professor que atua na Educação Superior frente à complexidade inerente à docência neste nível educacional. No quarto tema procede-se a apresentação e análise da trajetória do Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos Professores da Unisul (2004-2009), com todas as suas conquistas e percalços, enfocando a necessidade de sua implantação; as ações que o nortearam; a aceitação ou resistência dos professores da referida Instituição de Educação Superior; a avaliação, pelos professores, sobre a contribuição do Programa para a sua atuação docente; bem como as razões da Unisul para redimensioná-lo.

Palavras-chave

Universidade, Professores, Formação continuada

Citação