Programa de Pós-Graduação em Educação

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  • Dissertação Acesso fechado
    POLÍTICA CURRICULAR DE ALFABETIZAÇÃO EM SANTA CATARINA: SUA OBJETIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
    (2023-10-20) Oliveira, Marizete de
    Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Educação, História e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Está vinculada ao grupo de estudos e pesquisas em Políticas Públicas para Educação Básica, História, Alfabetização e Letramento (GEPPHALE). O estudo investiga como se dá a aquisição da leitura e da escrita no ciclo alfabetizador por meio de práticas pedagógicas, sob o viés da Teoria Histórico-Cultural, e a partir do que dispõe a Política Curricular Catarinense para o Ciclo Alfabetizador. A questão-problema que norteia a pesquisa é: as práticas pedagógicas, desenvolvidas por professores do ciclo alfabetizador do ensino fundamental, estão em conformidade com a Política Curricular de Alfabetização do Estado de Santa Catarina? O objetivo geral é analisar a materialização da Política Curricular de Alfabetização, em Santa Catarina, em práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do ciclo alfabetizador do ensino fundamental – tais como relatadas por eles – verificando sua conformidade ou não com os pressupostos teórico-metodológicos dessa política, bem como identificando pontos de fragilidade e possibilidades de superação. Os sujeitos integrantes da pesquisa são professoras que atuam em turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental – anos iniciais, pertencentes à rede pública estadual de educação, especificamente à Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão – Estado de Santa Catarina. Os instrumentos de coleta de dados foram três: revisão bibliográfica, análise documental e formulário de pesquisa estruturado. O processo analítico baseou-se em autores que fundamentam a Teoria Histórico-Cultural e pesquisadores da área de linguagens que têm contribuído com estudos sobre o processo de alfabetização nessa perspectiva teórica – bem como pesquisadores da área de políticas educacionais e de currículo alinhados com as políticas curriculares de alfabetização. Os resultados apontaram que o arcabouço teórico do currículo catarinense é de conhecimento das professoras, contudo ainda é possível perceber uma prática pedagógica baseada no ecletismo pedagógico e com poucas evidências em relação à apropriação, pelas docentes, dos pressupostos teóricos que sustentam a política curricular catarinense. Em síntese, podemos concluir que a Teoria Histórico-Cultural é reconhecida como fundamento da proposta curricular de Santa Catarina, oferecendo uma base sólida para a melhoria da qualidade da educação escolar, porém esses pressupostos teórico-metodológicos ainda não ressoam de forma efetiva no âmbito da práxis pedagógica.
  • Dissertação Acesso fechado
    Educação Infantil – que direito é esse? (Im) possibilidade do direito à Educação Infantil no município de Tijucas/SC
    (2023-06-30) Santos, Priscila Vieira de Souza dos
    Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Educação, História e Política do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Vinculada ao grupo de estudos e pesquisas em Políticas Públicas para Educação Básica, História, Alfabetização e Letramento – GEPPHALE. Possui como problemática de pesquisa: “partindo do marco legal, como o direito à educação infantil materializa-se na educação pública, no Município de Tijucas (SC)?” Possui como objetivo geral investigar como o direito à educação infantil materializa-se na educação pública, no Município de Tijucas/SC, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: a) descrever como o direito à educação infantil está assegurado, nos documentos oficiais do Município de Tijucas/SC; b) identificar quais são os critérios de acesso às creches, nesse Município; e, c) verificar se as condições da qualidade do atendimento ao direito à educação infantil estão sendo asseguradas às crianças de Tijucas/SC. A base teórico-metodológica adotada, no estudo, para a análise, fundamenta-se na abordagem materialista histórico-dialética. No que concerne ao percurso metodológico, quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. O percurso analítico foi realizado a partir de autores que tratam do direito à educação infantil e das políticas públicas educacionais direcionadas à educação infantil, tais como: Ariès (1986), Carvalho (2002), Cohn (2005) Gonçalves (2016), Heywood (2004), Kramer, (2003), Kuhlmann (1998;1999), Libâneo (2004; 2012; 2018), Marchi (2005), Oliveira, (2005), Sarmento (2007), Sarmento e Pinto (1997), Saviani (2008; 2011; 2013), entre outros. A partir da análise dos dados, verificou-se que a Lei Complementar nº 45/16 do Município de Tijucas/SC traz as dimensões do cuidado e da educação como indissociáveis, orientadas pelas perspectivas do princípio do direito e da proteção integral da criança. Quanto ao Plano Municipal de Educação (Lei nº 2599/2015), a meta 1 prevê um aumento de 35%, percebeu-se que o Município não conseguiu atender integralmente à demanda para o período integral, no ano de 2022. Para o período parcial, os documentos públicos disponíveis não informam a respeito da quantidade de vagas disponíveis nos Centros de Educação Infantil, nem mesmo quantas crianças não foram atendidas nesse ano. Observou-se, também, que o PPP do Município está desatualizado, datado de 2020, o que possui desdobramentos substanciais em relação à qualidade do atendimento. Além disso, o direito à Educação Infantil para todas as crianças fica relativizado, porque é exigido que os pais trabalhem de forma integral, o que pode solidificar a ideia de assistencialismo. Também foi possível constatar que o direito à educação infantil, de acordo com o que preconiza o marco legal, no Município de Tijucas/SC, ainda não se efetivou integralmente, considerando que esse direito vai além da presença da criança nos Centros de Educação Infantil. São dados, ainda, preliminares, já que o PME é até 2024. Por fim, esta pesquisa reafirma a importância da luta em defesa de uma Educação infantil pública e de qualidade.
  • Dissertação Acesso fechado
    Contribuições de uma proposta teatral no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em um município do extremo sul catarinense
    (2023-07-17) Medeiros, Natanael
    A violência sexual (VS) é um problema de saúde pública e, por se tratar de uma violação dos direitos humanos, não basta apenas compreendê-la, mas enfrentá-la. Ao longo do tempo, acompanhamos uma evolução nos trabalhos que abordam a temática, na tentativa de combater e prevenir esse tipo de violência. Entre as estratégias que vêm sendo adotadas, destacam-se as apresentações teatrais, que abordam o tema de uma forma lúdica. Diante desse contexto, uma empresa de iniciativa privada elaborou uma proposta teatral de enfrentamento à VS, voltada para crianças e adolescentes, intitulada “Inocência Roubada”. Este estudo tem como objetivo investigar os possíveis contributos dessa proposta teatral, na perspectiva das crianças participantes, à luz da Educação Sexual emancipatória, no enfrentamento da VS. Participaram desta pesquisa as crianças estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal do sul catarinense, que assistiram às peças teatrais. Esta pesquisa está amparada no materialismo histórico-dialético. Em função dos objetivos propostos, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratória, e a coleta de dados deu-se por meio de observação participante, uso de diário de bordo e grupo focal, com entrevista oral. Na busca pela coerência metodológica, encontramos na análise de conteúdo a estratégia de análise ideal para o desenvolvimento da pesquisa. Registramos que a proposta teatral se mostra como uma estratégia didático-pedagógica importante para o enfrentamento da VS, contribuindo para o reconhecimento de uma das formas de manifestação dessa violência, bem como para a importância de relatar a vitimização. Em razão da complexidade desse fenômeno, faz-se necessário o desenvolvimento de múltiplas estratégias intencionais de enfrentamento das violências na escola, preferencialmente, dentro de um programa de enfrentamento contínuo, pautado nos Direitos Humanos, visando à emancipação dos sujeitos, para que os estudantes desenvolvam as habilidades de autoproteção: reconhecer, reagir e relatar.
  • Dissertação Acesso aberto
    Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Escolar em Tempos de Pandemia da Covid-19
    (2022-12-06) Jovati Quintino Calenga, Ruth
    No decorrer da pandemia da Covid-19, no Brasil, a educação escolar sofreu um relevante impacto, principalmente no que tange o processo de ensino e aprendizagem. Em primeira instância, devido às orientações da comunidade científica, a fim de estancar a propagação da coronavírus, foi decretado o isolamento social. Como desdobramento, foi estabelecida a interrupção do processo de ensino e aprendizagem no formato presencial, consolidando temporariamente o processo de ensino e aprendizagem em um formato remoto. Destarte, a presente dissertação teve como enfoque de estudo as implicações do ensino remoto e híbrido no processo de ensino e aprendizagem na educação escolar em tempos de pandemia da Covid19, em especial das crianças/adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, o objetivo geral foi analisar as implicações do ensino remoto e híbrido no processo de ensino e aprendizagem das crianças/adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental em tempos de pandemia da Covid-19. O percurso investigativo procurou atingir os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar as especificidades das modalidades de ensino remoto e híbrido que foram disponibilizadas para os alunos; b) Explicitar o processo de efetivação das modalidades de ensino remoto e híbrido junto aos alunos; c) Identificar a abrangência dos conteúdos curriculares trabalhados nas modalidades de ensino remoto e híbrido; e d) Verificar as condições de ensino para a aprendizagem dos alunos por meio das modalidades de ensino remoto e híbrido. Como referencial teórico-metodológico, os pressupostos fundamentais para a realização do processo investigativo de maneira coesa e plausível ocorreu por meio de pressuposto oriundos da teoria social materialista histórico-dialética, por sua condição ontológica. No que se refere à concepção de educação, este estudo se apoia na teoria pedagógica histórico-crítica. Quanto ao aspecto técnico-metodológico, trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa. Para tanto, como procedimento operacional da pesquisa, recorreu à aplicação de um questionário e à realização de uma entrevista com seis (06) professores atuantes em duas escolas estaduais localizadas no município de Tubarão (Santa Catarina). Constatou-se que os professores, quanto às atividades voltadas ao ensino remoto e híbrido, apontaram dificuldades no processo de transmissão dos conhecimentos historicamente sistematizados.
  • Dissertação Acesso fechado
    Processo de ensino-aprendizagem no curso de enfermagem em tempos de pandemia da covid-19: implicações sobre a formação humana integral
    (2022-12-16) Acacio, Débora Goulart
    O ano 2020 foi marcado por uma nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19. Frente a esta, dentre as medidas sanitárias, os locais que eram passíveis de aglomeração de pessoas foram rapidamente orientados a restrição ou cancelamento de suas atividades, sendo as escolas e as universidades espaços a seguirem essa orientação. Como forma de sustentar os espaços de ensino, estabeleceu o Ensino Remoto de Emergência (ERE). Dessa forma, o texto em tela teve como principal enfoque investigar as especificidades do ERE no processo de ensino-aprendizagem de um curso de graduação de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19, em uma universidade localizada no sul de Santa Catarina. Como referencial teórico-metodológico procuramos nos aproximar de pressupostos do materialismo histórico-dialético, além de recorrermos a pedagogia histórico crítica, como uma teoria pedagógica, com a finalidade de trabalhar as questões relacionadas à educação, principalmente, no que tange aos aspectos históricos, filosóficos e políticos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, no sentido de compreender os documentos legais emitidos em âmbito federal, estadual (Santa Catarina) e municipal relacionados ao ERE e ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e uma pesquisa de campo, por meio de questionário e entrevista dirigidos a docentes e estudantes do curso de enfermagem, no sentido de levantar dados na tentativa de aprofundar como se deram o processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ERE, durante a pandemia da Covid-19. Concluímos, por meio de documentos analisados e das falas de docentes e estudantes, que a materialização do ERE se deu de forma insidiosa, onde os atores desse processo precisaram se adaptar instantaneamente, sem as mínimas condições necessárias. É possível notar que esse formato leva somente a uma formação instrumental ao estudante, excluindo a possibilidade concreta de uma formação integral. Constatou-se que houve uma descaracterização da função docente, levando-o a se apresentar como um mero facilitador na entrega de conteúdos por meio virtual. O ERE, de maneira implícita ou explicitamente, corrobora com a falácia neoliberal de fracasso da educação pública em proveito da mercantilização da educação.
  • Dissertação Acesso fechado
    Aprendizagem do conceito teórico de equação do primeiro grau por estudantes do sétimo ano do ensino fundamental
    (2022-12-19) Gomes, Gislaine
    O objetivo desta pesquisa foi investigar indícios de aprendizagem do conceito de equação do primeiro grau, em nível teórico, nas manifestações de estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, ao desenvolverem uma Tarefa de Estudo. Desse modo, a pesquisa foi realizada com base no método dialético, por meio do desenvolvimento de um experimento didático desenvolvimental sistematizado com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (DAVÍDOV, 1988) e Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2017). O experimento didático envolveu vinte e um estudantes matriculados no sétimo ano de uma escola pertencente a uma rede pública de ensino do sul do estado de Santa Catarina, ao longo de doze aulas distribuídas nos meses de outubro e novembro de 2022. Portanto, o meio de apreensão dos dados consiste em uma tarefa de estudo composta por quatro ações de estudo, conforme seguem: 1) revelação da relação essencial do conceito de equação (relação todo - partes) nas formas objetal e gráfica; 2) modelação da relação entre o todo e duas de suas partes na forma literal; 3) transformação do modelo geral da relação essencial em equações particulares para o estudo da interconexão de seus elementos; e 4) concretização de procedimentos de solução de equação enquanto síntese das múltiplas determinações estudadas nas ações anteriores. Os dados foram capturados por meio de registros fílmicos, fotográficos e escritos. Para a análise foram selecionados episódios de manifestações orais, gestuais e/ou escritas que contiveram indícios de aprendizagem do conceito de equação do primeiro grau, em nível teórico.
  • Dissertação Acesso aberto
    Documentar na educação infantil: Um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche
    (2022-12-20) Márcias Regina Mendes
    RESUMO Esta pesquisa vem tematizar o ato de documentar na Educação Infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche. O presente estudo foi realizado em uma instituição de Educação Infantil da rede pública do município de Imbituba, sul do estado de Santa Catarina, e teve como sujeitos uma diretora e quatro professoras que atuaram na creche nos anos de 2017, 2018 e 2019. A metodologia desta pesquisa pauta-se em uma perspectiva qualitativa, construindo os estudos de caso de maneira a articular o empírico ao teórico. O percurso metodológico da pesquisa foi construção conjunta entre pesquisador e sujeitos da pesquisa e se caracterizou em uma experiência singular ao longo de cinco encontros remotos que aconteceram no período de novembro a dezembro de 2020. Foram propostos momentos consideráveis a fim de levar as professoras à leitura, reflexão, interpretação e às narrativas do que contam as documentações pedagógicas e sua relevância nas suas práticas educativas na Educação Infantil. Ao longo dos encontros no percurso de documentar a observação participante, registros escritos, fotográficos, audiovisuais, as cartas escritas pelas professoras no findar desse percurso, foram os instrumentos deste trabalho de pesquisa. Os resultados apontam para o fato de que a documentação pedagógica se evidencia como uma narrativa preciosa que se constitui no encontro entre o docente e a criança no espaço da creche. Identifica se nas narrativas das professoras e nas documentações pedagógicas construídas a concepção de criança como sujeito de direitos, criadora, potente, ativa no processo de construção histórica. Essa concepção possibilitou pensar outra forma de docência na creche, que compreenda as crianças e suas infâncias, não sob um ângulo de análise autocêntrico, mas a partir da lógica infantil, que tem no brincar sua forma privilegiada de ser, estar e conhecer o mundo. O gesto de documentar permitiu também revisitar e compartilhar tais documentações. Observou-se que quando esse compartilhamento acontece, constitui-se uma experiência (trans)formadora, potencializando um percurso formativo com professores. Trata-se de lançar outros olhares, novas perspectivas capazes de promover outras lógicas para pensar a formação docente. Palavras-chave: documentação pedagógica; formação docente; educação infantil.
  • Dissertação Acesso aberto
    Educação infantil como espaço de inclusão da criança com deficiência
    (2022) BROCKVELD, DENISE ELAINE GIL
    Este trabalho teve como principal enfoque a importância do planejamento pedagógico da prática educativa do professor em proveito do processo de inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil. Destarte, partiu-se da problematização como problema de pesquisa, ao questionar como são materializadas as práticas educativas de um grupo de atuação de professores, no que se refere ao processo de inclusão da criança com deficiência, em uma unidade de Educação Infantil localizada no município de Florianópolis (Santa Catarina). Nesse sentido, teve como objetivo geral analisar as especificidades das práticas educativas de um grupo de atuação de professores para o processo de inclusão da criança com deficiência em uma unidade de Educação Infantil. Tivemos como objetivos específicos: a) analisar a importância da brincadeira de papéis sociais, como atividade dominante, para o desenvolvimento da criança com deficiência no âmbito da Educação Infantil; b) identificar as especificidades do planejamento no que se refere, em especial, ao desenvolvimento da criança com deficiência; c) analisar a relação entre forma e conteúdo, considerando as singularidades das crianças com deficiência. Como referencial teórico-metodológico: 1) pressupostos do materialismo histórico-dialético relacionados à compreensão sobre o processo de existência do ser humano; 2) aspectos da Psicologia Histórico-Cultural, no sentido de compreender o desenvolvimento da criança; 3) elementos da Pedagogia Histórico-Crítica, na tentativa de evidenciar a importância do ensino sistematizado no bojo da Educação Infantil, com vistas ao processo formativo integral da criança, considerando as suas singularidades. Como procedimento técnico-metodológico foi aplicado, de forma online, um questionário e realizada uma entrevista semiestruturada com seis professores, responsáveis por um grupo de crianças da pré-escola. Por meio desse estudo foi possível concluir, a partir dos eixos analisados, que as crianças com ou sem deficiência estão sendo privadas de conhecimentos científicos, objetivo da educação escolar, desde a Educação Infantil. Constatou-se, na fala dos professores entrevistados, a importância do planejamento intencional, mas se percebeu também a ausência da brincadeira de papéis sociais, como atividade dominante no período pré-escolar, como motor para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças com ou sem deficiência. Com base nisso, considera-se fundamental ressaltar a importância do ensino sistematizado nos espaços de Educação Infantil, onde os professores assumem intencionalmente a função de socializar o saber historicamente elaborado, criando motivos para o desenvolvimento integral de todas as crianças, como preconiza a Psicologia Histórico-Cultural.
  • Dissertação Acesso fechado
    Movimento do pensamento em nível téorico do conceito de ângulo: uma proposta de ensino desenvolvimental em articulação com a atividade orientadora de ensino no sexto ano do ensino fundamental
    (2022-11) Back, Tiago
    A presente pesquisa fundamenta-se no movimento do pensamento matemático em nível teórico-científico do conceito de ângulo, por meio do desenvolvimento de um experimento didático em uma escola da rede estadual de ensino situada na cidade de Tubarão/SC, com 6 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se guiou pela seguinte pergunta: como promover o movimento do pensamento, em nível teórico, durante o ensino e aprendizagem da grandeza ângulo, por meio de uma proposta de Ensino Desenvolvimental em articulação com a AOE no sexto ano do Ensino Fundamental? Para tanto, possui como objetivo investigar um modo de organização de ensino do conceito científico de ângulo em nível teórico, fundamentado na Teoria do Ensino Desenvolvimental e na Atividade Orientadora de Ensino. Desse modo, sua base de análise foi um experimento didático desenvolvido por meio de quatro Situações Desencadeadoras de Aprendizagem em articulação com as seis ações de Davídov. As quatro primeiras ações foram desenvolvidas por meio de dois jogos objetais sensoriais, um jogo no computador e uma história virtual do conceito. A quinta e a sexta ação foram contempladas durante todo o experimento formativo por meio de análises, intervenções e orientações. O experimento foi desenvolvido em sala de aula e no laboratório de informática, e a comunicação entre os estudantes participantes e o professor orientador foi registrada com apoio de câmeras, diário de bordo e aparelhos celulares para capturar áudios. A análise aponta que os estudantes, com base na necessidade de localização, abstraíram a gênese do conceito de ângulo: o movimento de rotação. Pela aprendizagem dos elementos que compõem o sistema conceitual, os participantes desenvolveram componentes condizentes ao pensamento em nível teórico em razão da apropriação do conceito da grandeza ângulo por meio da relação que fizeram entre esses elementos e a necessidade de quantificar esse movimento.
  • Dissertação Acesso fechado
    Educar para continências ou para contingências? Práticas e sentidos de cidadania na escola cívico-militar
    (2021-07) Barros, André Luís de Almeida
    O exercício da cidadania institucionalizada na Constituição Federal de 1988 tem como pressuposto a compreensão da realidade por parte do sujeito. Assim, impõe-se à educação a atribuição de preparar o aluno para o exercício da cidadania. A atual gestão do Governo Federal preconiza o modelo de educação básica da escola cívico-militar e vem firmando parcerias com estados e municípios para expandir esse modelo. Por isso, mostra-se relevante investigar as práticas peculiares que são adotadas nessas escolas, a fim de questionar se esse modelo escolar atende à finalidade de formar cidadãos. Desse modo, a presente pesquisa teve por objeto as relações entre educação e cidadania no contexto do Brasil atual, constituindo o objetivo geral buscar compreender, se – e em que aspectos e medida – o modelo da Escola Cívico-Militar pode, ou não, contribuir para a formação de cidadãos no momento atual da história brasileira. Para alcançar esse objetivo, foram discutidas as relações essenciais entre educação e o ser social, bem como investigados os aspectos fundamentais da cidadania institucionalizada no Brasil com a promulgação da CRFB/1988. Também foram analisadas as normas jurídicas que atualmente direcionam a política da educação básica no Brasil e, por fim, foram identificadas e analisadas as Categorias da Organização Militar, bem como sua presença e influência no processo de formação da Escola Cívico-Militar. Nesse caminho, foram abordadas as práticas específicas adotadas na escola cívico-militar no que diz respeito à formação para cidadania. Diante disso, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: qual a cidadania traçada na Constituição de 1988? Quais os atributos fundamentais que devem estar presentes no sujeito-cidadão? A escola militar é apta a desenvolver nos alunos os atributos fundamentais para o exercício consciente da cidadania? Ao longo da investigação, adotou-se o Materialismo Histórico Dialético como referencial teórico-metodológico, conforme a obra de Karl Marx, Friedrich Engels dentre outros autores, a fim de compreender as categorias do ser social numa perspectiva histórico-ontológica. Com base nesse referencial, buscou-se estabelecer, com a máxima clareza possível, a compreensão dos laços entre sociabilidade, história e educação para fundamentar a discussão sobre educação e cidadania no contexto especificamente observado. As categorias do trabalho, da reprodução, da ideologia, da alienação, da totalidade e da contradição – identificadas no contexto histórico determinado pela divisão social do trabalho, pela existência de classes sociais e do Estado – orientaram a presente pesquisa. Essas categorias são perfeitamente observáveis no contexto da sociedade brasileira atual. Desse modo, a compreensão das relações entre cidadania e educação abordou a realidade histórica como complexo de ralações sociais determinado na dimensão das categorias supramencionadas, realidade tomada enquanto totalidade concreta marcada pela contradição essencial entre as classes sociais que a compõem. Ao fim, restou demonstrado que, no modelo da escola cívico-militar, predominam aspectos não condizentes com a cidadania formalmente instituída pelo Estado Brasileiro desde 1988.
  • Dissertação Acesso fechado
    A questão de gênero na formação de bibliotecárias/os: um estudo de caso no curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas.
    (2021-07) Gonçalves, Luiza Glaciete Freire
    A temática de “Educação Superior, Biblioteconomia e Gênero” é recente nos estudos da área da Ciência da Informação, mas tem crescido em função da demanda apresentada por movimentos sociais, bem como por acadêmicas/os do campo das Ciências Humanas. A presente pesquisa, em nível de mestrado, fundamenta-se na necessidade de refletir sobre a profissão e as questões de gênero na formação profissional nos cursos de graduação, compreendendo e refletindo sobre as transformações curriculares em curso, analisando as lacunas existentes para que se possam, em momentos de debates curriculares, contribuir com bases teóricas e visão crítica para possíveis reformulações. Partiu-se da hipótese de que a temática de gênero interfere de algum modo na formação da profissional de Biblioteconomia, quer seja por sua ausência, já que não levar em conta faz com que se mantenha a visão sexista predominante socialmente no que se convencionou chamar de currículo oculto, quer seja por sua presença e, havendo a presença da temática, como ela se daria nos modos prescrito e praticado. Como objetivo geral, buscou-se analisar se os estudos de gênero são contemplados no currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas UFAL. Definiu-se, como objetivos específicos da pesquisa, identificar se há referência sobre gênero no Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia; averiguar se os discentes da Graduação e o conjunto de docentes consideram necessária a inserção da questão de gênero no currículo do curso e investigar como os docentes dos cursos de graduação de Biblioteconomia da UFAL compreendem as relações de gênero na profissão. A pesquisa qualitativa e de estudo de caso teve como lócus uma universidade pública e utilizou-se para produção dos dados a pesquisa documental e a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas virtualmente com discentes e docentes da graduação do Curso de Biblioteconomia da UFAL. No universo de discentes, foram entrevistadas duas estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Biblioteconomia que participam do colegiado do Curso. Entre os docentes, foram entrevistadas cinco professoras e um professor, titulares da graduação de Biblioteconomia que se dispuseram a participar da pesquisa. Assim, tanto no momento de produção dos dados quanto em suas análises, partiu-se de um enfoque teórico materialista histórico-dialético, que buscou captar o movimento de construção e reconstrução do objeto por meio do roteiro semiestruturado na categorização e análise após os resultados de campo, cotejados com a revisão bibliográfica do campo. Nesta busca do movimento do “era, é, tende a ser”, objetivou-se proporcionar um conhecimento crítico que contribua para a transformação social. Entre outras questões, a análise dos dados mostrou que as disciplinas tecnológicas ou tradicionais são ministradas por professores de ambos os sexos. Sobre os conteúdos de gênero, houve um conhecimento comum entre o conjunto de entrevistadas/os, ainda que em graus de conhecimento diferentes. Sobre gênero no currículo do curso, observou-se que, tanto no PPC de 2017 quanto no novo, de 2019, a temática aparece de forma semelhante, constando em algumas ementas e bibliografias de forma transversal. Em se tratando de raça, esta aparece no PPC de 2017 e de 2019, mas é detalhada apenas no último, indicando, inclusive, uma relação bibliográfica da qual devem ser extraídas as obras a serem trabalhadas transversalmente em várias disciplinas. Por fim, a transversalidade defendida por docentes ainda requer um aprofundamento para que gênero seja contemplado de forma mais abrangente na formação de bibliotecárias/os, sobretudo na UFAL.
  • Dissertação Acesso fechado
    Narrativas de trabalhadoras egressas do programa mulheres mil de Alagoas
    (2021-07) Silva, Sávio Lima da Costa e
    Em seus objetivos institucionais, o Programa Mulheres Mil (PMM) propõe-se a estimular o desenvolvimento de uma formação cidadã para as mulheres, com elevação da escolaridade e qualificação profissional por meio da educação não formal. A metodologia do Programa almeja a promoção de melhores condições de inserção social e profissional de suas participantes e destaca a importância do empoderamento das mulheres. O estudo acerca do Programa Mulheres Mil faz-se necessário na medida em que promove a visibilidade a um grupo que necessita ter voz, assim como ter os olhares das políticas públicas voltados para si. Tem-se como objetivo geral analisar como o Programa Mulheres Mil contribui para a redução das desigualdades sociais e econômicas das mulheres alagoanas participantes. Como objetivos específicos, buscou-se: compreender as contribuições do PMM para a formação da cidadania; verificar se o Programa possibilita a inserção de mulheres no mercado de trabalho na área do curso e as estratégias utilizadas pelas participantes; identificar se houve melhoria nas condições de vida das participantes do curso; e, ainda, analisar se, no âmbito da subjetividade, as egressas expressam uma visão de mundo crítica e transformadora sobre as relações de gênero frente às suas relações no trabalho e em outros âmbitos de suas vidas. Adotou-se como método de produção e de análise de dados o Materialismo Histórico-Dialético. Além disso, a pesquisa desenvolveu-se pautada na metodologia da História oral, com história de vida temática, sendo as entrevistas virtuais baseadas em um roteiro semiestruturado e realizadas em 2020, junto a 10 egressas que concluíram nos anos de 2017 e 2018, tanto de áreas urbanas, quanto rurais do estado de Alagoas. Os dados foram complementados por uma pesquisa documental em materiais informativos do Programa Mulheres Mil e em diálogo com um conjunto de pesquisas sobre o Programa realizadas em diferentes estados do Brasil. Os referenciais teóricos do trabalho estão ancorados em um conjunto amplo de autores, dentre os quais destacam-se alguns por áreas específicas de contribuição. Para a área da Educação e Políticas Públicas, o estudo pautou-se em Saviani (1991), Freire (2019), Libâneo (2010), Barros (2018), Melin e Tavares (1998), Braz (2004), Amaral (2010) e Gayatto (1989). Para a educação não formal, buscou-se Cunha (1997), Gohn (2008), Manfredi (2002), Ferreira (2017), Chiavenato (2002) e Libâneo (2010). Acerca de gênero, as autoras de referência foram: Abramowicz (2005), Rosa (2011), Rosemberg (2013), Davis (2018), Garcia (2011), Stromquist (2007) e Bandeira (2014). Como resultados, em relação às mudanças econômicas, vimos que o tipo de curso ofertado e escolhido reflete no sucesso da egressa quanto a sua inserção no mercado de trabalho: dificuldades com o curso de “Agricultora Familiar”, que depende de uma gama de fatores como os geográficos e as políticas econômicas, e com o curso de “Pintora de Obras Imobiliárias”, que enfrenta o sexismo na área da construção civil; facilidades com cursos na área de confeitaria, costura e cartonagem, que permitiram auferir recursos financeiros mensais e maior liberdade de produção como autônomas. Em relação ao mercado formal de trabalho, o Programa é insuficiente para inserção das egressas. Em relação aos processos de mudança de visão de mundo, os resultados foram contraditórios: demonstraram individualmente um alto empoderamento e autoestima e uma variável compreensão acerca de desigualdades entre homens e mulheres nas diversas situações das relações de sociabilidade humana, com maior escala na crítica à sociedade sexista como um todo e em locais de trabalho. Todavia, expressaram contradições frente a situações sexistas no cotidiano, ainda que questionassem a hierarquia nas relações amorosas; poucas passaram a exercer uma cidadania ativa relacionada à consciência dos direitos das mulheres e às suas questões como trabalhadoras autônomas, vendo-se como um grupo de mulheres no sentido do pertencimento, mas não no da práxis coletiva. Nesse contexto, vislumbramos que a educação, ainda que não seja a solução para os problemas de classe, raça e gênero, necessitando de outras experiências, pode contribuir para a construção da visão crítica de mundo.
  • Dissertação Acesso fechado
    Formação continuada de professores de educação física: esvaziamento das pautas educacionais
    (2021-12) Farias, Silvio Romero de Araújo
    A formação continuada constitui-se como um processo inerente para a atividade profissional do professor. Neste sentido, procurou-se abordar o processo formativo disponibilizado pelo Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF10), para os licenciados em Educação Física atuantes na prática escolar, no período de 2016 a 2020. Estabeleceu-se como problema de pesquisa a seguinte indagação: Quais as especificidades dos cursos de aperfeiçoamento ofertados pelo CREF10 e suas relações com os conteúdos que compõem o currículo escolar? Com base nesse questionamento, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as ações de formação continuada promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da Paraíba para os licenciados em Educação Física, no período acima citado. No que tange ao aspecto teórico-metodológico, a presente pesquisa procurou se aproximar de elementos oriundos do materialismo histórico-dialético (perspectiva ontológica) e de elementos oriundos da pedagogia histórico-crítica, articulada com a teoria crítico-superadora (perspectiva pedagógica). No âmbito técnico-metodológico, por se tratar de uma pesquisa documental, recorremos à leitura analítica (análise temática; análise interpretativa; problematização e síntese pessoal). Os resultados indicaram que o CREF10 não realiza um processo de formação continuada, mas apenas Ações de Aperfeiçoamento, como assim intitulam suas iniciativas pedagógicas, que não apresentam relações entre si. Verificou-se, também, que tais Ações estão direcionadas para o Bacharelado, em detrimento da Licenciatura. Compreendemos que as atividades realizadas por esse Conselho não se configuram, conforme mencionado, como formação continuada e, ainda, contribuem para estabelecer um esvaziamento de pautas educacionais no processo formativo do professor licenciado, associado ao CREF10. Este trabalho propõe-se, então, a incitar reflexões que possam contribuir com o debate, em especial no que se refere à legitimidade do CREF10 no processo formativo de licenciados, bem como procurar identificar os motivos, explícitos ou implícitos, que convergem para o esvaziamento das pautas educacionais no bojo das chamadas Ações de Aperfeiçoamento.
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    A relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicas
    (2021-09) Silva, Simone Antunes Veronêz da
    A presente pesquisa tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre as relações das crianças com a natureza no espaço da creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, propõe o método como desvio (BENJAMIN, 1984, 1986; PANDINI-SIMIANO, 2015), configurando-se num estudo de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Ao considerar tal pressuposto, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC. E, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuaram na creche nos anos de 2017, 2018 e 2019. O percurso da pesquisa foi construído ao longo de cinco encontros virtuais no período de novembro a dezembro de 2020. A proposta dos encontros consistiu em oferecer um tempo e espaço capazes de convidar as professoras a ler, interpretar e narrar sobre o que contam as documentações pedagógicas produzidas por elas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, registros gráficos, fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas escritas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. O referencial teórico da pesquisa dialoga e cruza com os estudos de diversos autores, entre os quais se destacam: Benjamin (1984, 1986, 1994, 2017), Larrosa (1998, 2002, 2011, 2016), Rinaldi (2012), Pandini-Simiano (2010, 2015, 2017), Santos (2018), Tiriba (2005, 2018), Piorski (2016). Considerando a criança como um ser ativo, potente e de direitos (RINALDI, 2012), e a creche um lugar fundamental para a constituição humana, onde a criança tem o direito de estar em contato com a natureza (TIRIBA, 2018), buscou-se lançar um olhar para a documentação pedagógica, aqui compreendida como uma narrativa peculiar que é tecida entre adultos e crianças (PANDINI-SIMIANO, 2015). Os resultados apontam que, embora as professoras pesquisadas busquem visibilizar, por meio das documentações, uma imagem de criança que se configura como protagonista no espaço em que está inserida, a criança ainda parece não ser vista como natureza. Por sua vez, a natureza se configura em algo à parte, que está à disposição do ser humano, em muitos momentos sendo apresentada de forma didatizada. No contexto pesquisado, observou-se que os tempos/espaços da creche pouco permitem interações e brincadeiras livres das crianças em sua integralidade com e na natureza. O processo de documentar e de revisitar tais documentações possibilitou às professoras repensar a docência e produzir outras sensibilidades. Trata-se de um movimento que permitiu um outro olhar sobre as crianças e a natureza, potencializando a construção de outras narrativas sobre ser professora, ser criança e estar na natureza nos espaços da creche.
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    Programa ensino médio inovador: um estudo exploratório sobre o uso de metodologias ativas em uma escola pública estadual de Santa Catarina
    (2021-09) Cardoso, Morgana Lopes de Matos
    Esta pesquisa objetivou analisar a contribuição das metodologias ativas em uma Escola Estadual de Educação Básica de um município do extremo sul de Santa Catarina, a partir da implementação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI almeja, a partir do suporte às Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal, desenvolver ações de melhoria referente a qualidade do Ensino Médio não profissionalizante. Desta forma, dando ênfase em projetos pedagógicos, visa promover a educação científica e humanística, bem como a valorização da leitura, da cultura e da relação teoria e prática por meio de novas tecnologias e metodologias criativas e emancipadoras. Os movimentos metodológicos desta pesquisa incluem características qualitativas, através de um estudo exploratório e descritivo baseado no paradigma filosófico do materialismo histórico-dialético. Trata-se de um estudo de caso, que possui população intencionalmente definida pelo grupo de 09 professores que participaram em algum momento do EMI na escola lócus da pesquisa, no período entre 2014 e 2020. Para a análise dos dados, foi adotada a técnica de Análise de Conteúdo pautada em Triviños (2012) e Bardin (2021). Para as considerações finais desta pesquisa de mestrado, apresentamos as contribuições que as metodologias ativas proporcionaram a partir da implementação do ProEMI, bem como colaboramos na propagação das metodologias ativas de forma plena, crítica e efetiva. Além disso, apontamos para a necessidade da criação de mais programas nacionais que visem intencionalmente a educação científica, tecnológica e humanística. As contribuições que as metodologias ativas proporcionaram à escola foram significativas, e, apesar de todas as lacunas e contradições, os/as docentes sustentaram assertivas que apontaram para a sensibilização na vivência do programa. Essa sensibilização promoveu possibilidades na superação de uma educação fragmentada e bancária. Ainda, os/as docentes se mostraram abertos à mudanças, o que mobilizou para a busca de uma modificação paradigmática na educação escolar. O incentivo a utilização da tecnologia, trouxeram impactos positivos para a vida pessoal e até mesmo profissional dos/as estudantes.
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    Na teia das relações: reflexões sobre as relações interpessoais a partir das abordagens pedagógicas de professores do ensino superior
    (2021-07) Silva, Karen Kauffmann
    As Relações Interpessoais são de suma importância para uma vida em sociedade, podendo essas serem consideradas grande aliadas ao processo pedagógico da educação superior. A presente pesquisa objetivou compreender a relação interpessoal entre professor e aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, com vistas a identificar as implicações essas relações podem trazer ao processo educacional. Como objetivos específicos foram elencados o de estudar as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação brasileira; verificar a percepção de um grupo de docentes universitários sobre o relacionamento interpessoal entre professor e aluno no ensino superior; perceber essa relação e as suas abordagens pedagógicas, e por fim, articular as tendências pedagógica estudadas com a abordagem dos professores pesquisados. A pesquisa se desenvolveu apoiada pela concepção teórico-metodológica da fenomenologia, com um olhar especial para o conceito de percepção individual de cada ser. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório em que se utilizou a técnica de Grupo Focal com oito docentes dos Cursos de Economia Criativa de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, sitiada da Região do Vale do Taquari. O estudo possibilitou verificar e refletir sobre as implicações trazidas pela relação interpessoal do professor para com o aluno. Como achado dessa pesquisa, a constatação de que, uma vez que estamos falando sob um contexto em que ambos sujeitos são considerados, em sua maioria, adultos, logo detentores de seu ir e vir, a construção de um relacionamento com base no diálogo e mediações com vistas a viabilizar a aprendizagem pode auxiliar os docentes universitários em seu protagonismo na edificação de uma sociedade autônoma e com sujeitos críticos e que se permitam evoluir.
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    Ler com os bebês: um olhar para o que contam as documentações pedagógicas sobre a docência e as interações das crianças bem pequenas com o objeto livro
    (2021-09) Margotti, Gláucia Guarezi
    A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas acerca da ação docente e as interações das crianças bem pequenas, desde bebês, com o objeto livro no espaço da creche. O estudo pautase no diálogo entre diferentes autores, tais como Benjamin (2012, 2002), Ariès (1981), Ostetto (2017), Mantovani (2014), Pandini-Simiano (2010, 2015), Guimarães (2011), Formosinho e Pascal (2019) e Debus e Gonçalves (2020). Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se em uma perspectiva qualitativa, propôs o método como desvio (BENJAMIN, 2012), tomando a estrutura dos estudos de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Partindo dessa perspectiva, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC e, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuam na creche. O percurso metodológico da pesquisa foi construído ao longo de quatro meses e teve por instrumentos metodológicos a observação participante, registros fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas produzidas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. A especificidade da docência com crianças pequenas pauta-se na afirmação de que todas as ações que envolvem o cotidiano educativo se constituem por dimensões relacionais. Considerando o objeto livro uma materialidade presente no contexto educativo, a leitura como gesto de apropriação, invenção, produção de significados, apostou-se na documentação pedagógica, como forma de conhecer sobre as narrativas tecidas entre adultos e crianças na Educação Infantil. Pôde-se perceber que embora haja um esforço das professoras em possibilitar o acesso das crianças, desde bebês, aos livros, ainda se evidenciam traços de uma ação docente diretiva, mais centrada no adulto que lê e conta histórias para as crianças. Considera-se relevante contar histórias para as crianças cuja narração permite o encontro com a linguagem e amplia possibilidades de construir significado com/no mundo. No entanto, enfatiza-se que a ação docente também necessita acontecer de forma indireta, quando o adulto não é o centro, mas organiza os espaços potentes, com diversidade de livros para as crianças terem acesso desde bebês. No encontro dos bebês com os livros, percebeu-se que eles fazem suas leituras com o corpo por meio de todos os sentidos. O gesto de documentar permite à professora reconhecer, valorar e assim redimensionar a ação docente, construindo um outro olhar sobre os bebês, os livros e a especificidade da docência na Educação Infantil.
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    Organização do ensino que orienta o pensamento dos estudantes no movimento de redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto: um olhar a partir da gênese do conceito de função
    (2021-10) Goulart, Dayane Goulart Martins
    Na presente pesquisa, busca-se refletir sobre a possibilidade de transformação da atividade pedagógica a fim de oportunizar, aos estudantes, as possibilidades de superação do conhecimento oriundo do senso comum, bem como elaborarem uma concepção de mundo de maneira crítica e consciente, por meio da aprendizagem dos conteúdos escolares. Para tanto, a base teórica dessa reflexão é os fundamentos e desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino. Por meio de uma pesquisa de natureza experimental, foi realizado um experimento didático desenvolvimental com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, durante quatro semanas, nos meses de fevereiro e março do ano de 2021. O problema de pesquisa consiste em: como organizar o ensino de Matemática de forma a proporcionar a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico do conceito de função? Foram consideradas as seguintes significações teóricas: relação de correspondência entre as duas variáveis representativas, a variável dependente e a variável independente; lei quantitativa que sustenta o conceito de função, por meio de uma definição analítica; os sistemas cartesianos de referência; a representação geométrica da função. Também, centra-se na relação que se estabelece entre as leis matemáticas e as leis geométricas com as expressões analíticas e os lugares geométricos, bem como sua unificação dos campos da Álgebra e da Geometria, até então, campos distintos. O método que sustenta nossas ações de pesquisa e ensino é o materialismo histórico-dialético. Foi realizado o estudo dos fundamentos teóricos. Durante a fase experimental da pesquisa, os dados foram coletados por meio do desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem do conceito de função com base nas grandezas de comprimento, largura e área. O movimento conceitual foi organizado no contexto das quatro ações de estudo de (DAVYDOV, 1988) por meio da redução do concreto ao abstrato e ascensão do abstrato ao concreto, em torno de sua essência. A análise foi composta por: unidades, isolados, episódios, cenas e flashes. Durante o desenvolvimento da Situação Desencadeadora de Aprendizagem, os estudantes foram orientados a refletirem sobre seus erros e acertos, a compreenderem as causas dos erros e buscarem estratégias para chegar à sua solução correta. Assim, gradativamente, que os estudantes se tornaram autônomos no processo de estudo, o que possibilita o desenvolvimento da responsabilidade perante a aprendizagem, bem como o compromisso com o estudo. Após realização do experimento, constatou-se que é possível desenvolver reflexões em nível teórico com os estudantes. Mas, para isto é necessário que o ensino seja organizado, sistematizado, que o professor tenha domínio do conceito a ser desenvolvido, que haja um planejamento detalhado das ações, bem como das tarefas de estudos, tarefas particulares, que possibilitem os estudantes estarem em atividade de estudo, a fim de promover a aprendizagem do conhecimento científico em nível teórico.
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    A universalização do ensino médio com qualidade social: uma reflexão nos estados de Alagoas e Goiás
    (2021-10) Silva, Mônica de Morais Sampaio
    O presente trabalho aborda a universalização do Ensino Médio com qualidade social, com foco em dois estados da federação: Alagoas e Goiás. Foram utilizados dados estatísticos relacionadas ao acesso e à permanência, obtidos por meio do Censo Escolar (INEP) e da PNAD Contínua (IBGE). Por se entender que aspectos relacionados ao Ensino Médio estão articulados às questões políticas, sociais, econômicas mais amplas, adotou-se a dialética enquanto abordagem teórico-metodológica. Os aspectos teóricos relacionam uma abordagem da história do Ensino Médio, desde a LDB até a Lei nº 13.415/2017 e seus desdobramentos, para compreender as possibilidades da universalização com qualidade social do Ensino Médio. O estudo aponta as desigualdades educacionais entre dois estados de uma mesma nação e a distância que ambos estão da materialização do proposto nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os dados sugerem políticas públicas regulares para garantir um percurso formativo para todos e sem interrupção. Importa aos estados alcançar as metas estabelecidas no PNE, com destaque à Meta 3. A necessária universalização não se materializou. Os dados dos estados pesquisados expressam uma dimensão da desigualdade educacional: percursos marcados por interrupções e percalços formativos. As condições de oferta se mostraram desiguais. A análise dos dados expressou desafios relativos à formação do estudante, valorização do professor e infraestrutura das escolas. Ao Ensino Médio é relevante e urgente que todos os jovens de 15 a 17 anos o frequentem, salas de aula com menos estudantes, professores com formação e condições de trabalho adequadas e, por fim, mas não menos importante, escolas com infraestrutura adequada. Esse contexto alvissareiro vai de encontro à lógica excludente e seletiva do sistema educacional brasileiro. Aponta a urgência da universalização das oportunidades de acesso e do provimento de condições de permanência dos alunos na escola, garantindo-lhes as condições de ofertas preconizadas nos diplomas legais. Priorizar a educação e o Ensino Médio é absolutamente fundamental. Materializar as metas estabelecidas no PNE é um caminho profícuo para ter todos os jovens de 15 a 17 anos no Ensino Médio e condição necessária na garantia de um mesmo padrão de qualidade.
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    Valorização dos professores do ensino médio em Alagoas e Pernambuco: limites da lei 13.415/2017
    (2021-07) França, Antonio Iatanilton Damasceno de
    A edição da Medida Provisória nº 746/2016 realizada pelo Governo Temer após o impeachment da presidenta Dilma Rousself e, depois, transformada na Lei nº 13.415/2017, provoca-nos as inquietações para esta pesquisa. Considerando as modificações significativas na estrutura do Ensino Médio no país, os limites já existentes e, ainda, considerando a importância da formação integral dos estudantes dessa etapa da educação básica, objetivamos conhecer a formação docente e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede pública estadual de dois estados nordestinos, a saber, Pernambuco e Alagoas. O primeiro por se destacar entre os melhores IDEBs do país e o segundo, por melhorar, nos últimos anos, seus índices nessa avaliação. Para tanto, fizemos, metodologicamente, o uso da abordagem dialética, pois compreendemos que os aspectos quantitativos e a análise qualitativa devem caminhar conjuntamente. Para a coleta de dados, utilizamos o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a fim de se fazer a extração de informações primárias dos microdados dos Bancos Docentes e Escolas do Censo Escolar de 2019. Para nossa pesquisa, construímos um caminho: primeiro, teórico, em que fizemos um percurso histórico de compreensão das mudanças ocorridas, por meio de pareceres, resoluções e diretrizes, utilizando como marco inicial temporal o primeiro mandato do governo do Fernando Henrique Cardoso até o segundo mandato da presidenta Dilma Rousself. A partir de então, fizemos uma discussão sobre as contradições presentes na Base Nacional Curricular Comum, a partir das mudanças propostas pela Lei 13.415/2017. O que se observou é que a Reforma do Ensino Médio parafraseia a Reforma da década de 1990, ampliando a perspectiva neoliberal para educação e silenciando aspectos importantes para valorização do professor e melhoria da qualidade do processo educacional voltado para formação integral dos estudantes. Para nos ajudar em nossas reflexões, tivemos como referência Mônica Ribeiro da Silva, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, Maria Ciavatta, Dalila Andrade de Oliveira, Acácia Kuenzer, Celso Ferreti, dentre outros. Analisamos, ainda, indicadores educacionais dos estados de Pernambuco e Alagoas, como formação, carreira, remuneração e as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais, compreendendo as dificuldades já existentes e destacando a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se confirma diante de um contexto que já é precário. Quanto ao perfil desses professores, há uma predominância do gênero feminino, autodeclarados brancos, com prevalência de idade entre 30 e 49 anos. Observou-se que formação inicial dos professores alagoanos e pernambucanos pesquisados, embora com um percentual expressivo de licenciados, mostrou-se inadequada e fragmentada. Com relação à formação continuada, mais especificamente a formação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, os dados apresentaram limites a serem superados, considerando a meta 16 do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais, observa uma aproximação da meta pelo estado de Alagoas e, ainda, um distanciamento pelo estado de Pernambuco, embora esse tenha alterado a sua meta. A pesquisa também apontou que ingresso por concurso público, o estado de Alagoas com quase 60% de professores com contratos temporários e Pernambuco com quase 40% refletem bem a situação dos docentes e suas condições de trabalho. Ainda a dedicação exclusiva a uma única escola, com único vínculo viii empregatício e infraestrutura adequada são questões ainda distantes da realidade dos professores desses estados, o que significa também um distanciamento do cumprimento das metas presentes no Plano Nacional de Educação e nos planos estaduais para essas questões. Verifica-se, por conseguinte, a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, o que se agrava diante de um contexto que já é precário, uma vez que há um silenciamento na Lei 13.415/2017 na perspectiva de financiamento e melhoria dos aspectos apontados.