Programa de Pós-Graduação em Educação
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Dissertação Acesso fechado A DIMENSÃO SEXUALIDADE E O NOVO ENSINO MÉDIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CADERNO 03 DO CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE(2024-04) Uliano, Rafaela BeckhauserA sexualidade é um tema rodeado de tabus, dúvidas e estereótipos. E conseguir trabalhar com o tema sexualidade de forma intencional nas escolas foi e ainda é um desafio de muitos professores e professoras. Nos últimos anos, o Brasil enfrenta um fortalecimento de movimentos fundamentalistas e ultraconservadores que buscam reprimir os direitos conquistados neste campo ao longo da história. Entretanto, em 2020 foi elaborado um documento que busca expandir os aprendizados promovidos pela formação geral e que, talvez, vislumbre metodologias ativas em interface com a promoção de um pensamento crítico, bem como, que proporcione processos de Educação Sexual sob o paradigma da emancipação no Território Catarinense: o Portfólio das Trilhas de aprofundamento da Base Curricular do Território Catarinense do Ensino Médio (CBTCem). Diante desse contexto, esse estudo objetivou investigar como a sexualidade e a Educação Sexual são abordadas, particularmente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no CBTCem – Caderno 3, Portfólio de Trilhas de Aprofundamento. Trata-se de uma pesquisa pautada no materialismo histórico- dialético, realizada numa perspectiva exploratória de análise documental e de conteúdo. A análise seguiu os passos da técnica de análise temática pautada em Bardin (2016). Os indicadores foram elaborados a partir das vertentes pedagógicas cunhadas por Nunes (1996) somados aos indicadores descritos por Machado (2022). Como resultado foi possível registrar que há o predomínio dos indicadores da vertente pedagógica de Educação Sexual Dialética e Política. O que aponta que nas quatro Trilhas de Aprofundamento da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exploradas por este estudo, sustentam oportunidades legais para se desenvolver processos intencionais de Educação Sexual emancipatória.Dissertação Acesso fechado A flexibilização curricular e o direito à educação em Santa Catarina no contexto da lei nº 13.415/2017: formação humana integral protelada.(2023-12) MATIOLLA, Carla Gonçalves PereiraO presente estudo está articulado à linha de pesquisa Educação, História e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino Médio (GREPEM). O problema desencadeador desta pesquisa é o interesse em analisar se a organização curricular proposta pela Lei 13.415/2017 garante o direito dos jovens de terem acesso aos conhecimentos historicamente produzidos e se proporciona uma formação humana integral. Para responder ao problema de pesquisa, estabelecemos como objetivo geral: analisar os limites e perspectivas da flexibilização curricular do Novo Ensino Médio no que se refere à garantia dos direitos dos jovens a terem acesso aos conhecimentos historicamente produzidos e à formação humana integral. A base teórica utilizada está pautada nas contribuições de pesquisadores brasileiros, com destaque a Dermeval Saviani e a Gaudêncio Frigotto. Como método, utilizamos a abordagem teórico metodológica crítico-dialética a partir das categorias metodológicas da totalidade, historicidade e contradição. As categorias de conteúdo que emergiram dos dados da pesquisa foram: precarização das condições de oferta da formação geral básica; a flexibilização e o esvaziamento curricular; protelação da formação humana integral e expectativas amplas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise documental, entrevista em grupo e entrevista semiestruturada. A pesquisa empírica foi dividida em duas etapas: a primeira etapa consistiu em realizar a entrevista em grupo com os alunos do Novo Ensino Médio com a finalidade de identificar, por meio de questões objetivas, o perfil dos sujeitos, aspectos do acesso e permanência, condições de oferta e elementos da formação ofertada. Já na segunda etapa da empiria, foram entrevistados, via entrevista semiestruturada, os alunos que manifestaram, na primeira etapa da coleta de dados, interesse em conceder a entrevista e que se relacionaram com os objetivos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes das 2ª séries do Novo Ensino Médio de duas escolas estaduais que aderiram ao Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, no município de Laguna. Com base nos resultados das análises dos dados, concluímos que a atual reforma do Ensino Médio protela a formação humana integral dos jovens quando fragiliza o conceito de Educação Básica e nega o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos. Constatamos que somente a centralidade dos conhecimentos científicos, artísticos, culturais e filosóficos em articulação com o trabalho integrado dos professores, possibilitará aos estudantes do Ensino Médio ampliarem suas visões de mundo, ressignificarem seus conhecimentos, terem melhores oportunidades e serem cidadãos conscientes de seus direitos.Dissertação Acesso aberto A MATERIALIZAÇÃO DO TRABALHO DO SEGUNDO PROFESSOR NO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA(2023-12) REIS, Éllen da Silva RufinoA presente dissertação de mestrado está inserida na área das Ciências da Educação, especificamente na linha de pesquisa Educação, História e Política, com foco na temática da inclusão escolar, sobre as políticas educacionais do trabalho do segundo professor. Parte das hipóteses que a atribuição principal do segundo professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual do município de Araranguá/SC pode estar centrada mais em assistencialismo do que em práticas pedagógicas colaborativas; que a rotina diária do segundo professor pode ser predominantemente preenchida com demandas emergenciais; que a falta de incentivo financeiro de horas a serem pagas para planejamento e estudo contribui para a fragilidade do serviço prestado pelo segundo professor; que não existe trabalho conjunto entre o professor titular e o segundo professor; e que o segundo professor se torna o professor titular do estudante com TEA na prática. O problema da pesquisa é: comparado ao prescrito na Resolução CEE/SC nº 100, 13 de dezembro de 2016, quais são as atribuições do segundo professor responsável pelo acompanhamento do estudante com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais do município de Araranguá/SC? O objetivo da pesquisa é investigar as atribuições e restrições do segundo professor do estudante com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o propósito de entender como sua atuação influencia no processo de aprendizagem do estudante com TEA. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na perspectiva sócio-histórica para a concepção de homem, de ciência e o propósito de explicar a realidade, buscando possibilidades para sua transformação. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa exploratória com professores que atuam como segundo professor em séries iniciais do Ensino Fundamental no município de Araranguá/SC. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista. A partir dos resultados obtidos detectamos as dificuldades encontradas pelo segundo professor em sala de aula e as soluções estabelecidas, bem como se averiguou os diferentes níveis de preparação e formação do professor. Assim, identificamos as aproximações e distanciamentos das atribuições, restrições e prática do segundo professor em relação à Resolução CEE/SC nº 100/2016. Esperamos que essa pesquisa possa contribuir na revisão das políticas de inclusão vigente e que forneça subsídio para melhorar as práticas de formação dos segundos professores, contribuindo na elaboração das formações continuadas.Dissertação Acesso aberto A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): AVANÇOS E DESAFIOS EM REDES ESTADUAIS DE ENSINO(2024-02) BORGES, M.E.MO presente estudo está articulado à linha de pesquisa Educação, História e Política, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino Médio (GREPEM). Estabeleceu-se como objetivo geral analisar os avanços e desafios relacionados à valorização docente no Ensino Médio em Santa Catarina e no Rio Grande Norte, considerando os contextos histórico, político e educacional brasileiro. Buscou-se analisar, de forma crítica, aspectos relacionados à formação e às condições de trabalho docente pautadas nas categorias do método crítico-dialético, com ênfase na totalidade, historicidade e contradição. Duas categorias de conteúdo emergiram da análise dos dados: formação docente no Ensino Médio e condições de trabalho dos professores. A análise realizada aponta avanços educacionais tímidos e, ao mesmo tempo, que muitos são os desafios enfrentados por ambos os estados para superar a desvalorização docente no contexto do Ensino Médio, ofertado nas escolas das redes estaduais de ensino. Com relação à formação inicial, na análise do indicador “Adequação da Formação Docente”, os dados expuseram um significativo número de pessoas “lecionando” sem adequada formação ou com licenciatura, mas não na disciplina que lecionam, e evidenciam o distanciamento do preconizado na meta 15 do PNE. No contexto da Formação Continuada, destacam-se avanços obtidos pelos estados pesquisados para o alcance da meta 16, já que percentuais maiores de professores obtiveram acesso à especialização. Por outro lado, ressalta-se o desafio de ampliar as taxas de mestres e doutores. No contexto das metas 17 e 18 do PNE, ficaram evidentes as precárias condições de trabalho, expressas na manutenção de percentuais altíssimos de professores com contratos temporários e com uma jornada de trabalho intensa e extensa. Ao problematizar o indicador Esforço Docente, constatou-se que os professores do Ensino Médio das escolas estaduais lecionam em mais de uma escola, em três turnos, em mais de uma etapa da Educação Básica e têm muitos alunos. Conclui-se, com base nos resultados das análises dos dados, que Santa Catarina e Rio Grande do Norte têm grandes desafios relacionados à formação, carreira e condições de trabalho docente e que foram negligentes em garantir o Ensino Médio com qualidade social. Tal realidade distancia os dois estados da federação de se alinhar ao direito à educação de qualidade socialmente referenciada.Dissertação Acesso fechado A valorização dos professores no contexto do novo ensino médio nos estados de Santa Catarina e Ceará: limites persistentes(2024-02) FRANCISCO, Naira LarroydA presente pesquisa materializa-se a partir das inquietações surgidas dos desafios da profissão docente frente à implantação do Novo Ensino Médio, no ano de 2020. A aprovação da Lei n° 13.415/2017 estabelece as novas diretrizes com relação à reforma da última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio, implementadas em escolas piloto, a partir do ano de 2020 e em todas as escolas no ano de 2022. Com discurso de flexibilização, a referida lei impacta diretamente a organização curricular e, consequentemente, o trabalho docente dos professores que atuam nesta etapa. O objetivo proposto é compreender os desafios e limites à formação e às condições de trabalho docente, diante da implantação do Novo Ensino Médio, sob a perspectiva da valorização de professores presente no Plano Nacional de Educação (2014). Com vistas a compreender os desdobramentos do contexto recente, no qual o Ensino Médio se apresenta como palco de disputas, propõe-se a análise de dados quantitativos, tendo como fonte o Censo Escolar 2013-2022, ao considerar-se os professores do Ensino Médio Estadual dos estados do Ceará e Santa Catarina. A pesquisa suscita uma abordagem Dialética, pois, ao problematizar a valorização dos professores no Novo Ensino Médio, considera aspectos mais amplos no cenário educacional brasileiro. A natureza do objeto de pesquisa sugere uma imersão nos textos e contextos relacionados ao Novo Ensino Médio. Para tal, faz-se necessário um resgate histórico das reformas e políticas públicas das últimas décadas, no Brasil, com objetivo de compreender a atual conjuntura educacional. A partir dos pressupostos apresentados, foi possível estabelecer relações entre os dados analisados e as Metas 15, 16, 17 e 18 do PNE, relacionadas às dimensões envolvidas na valorização do professor, tais como: formação inicial e continuada, remuneração, carreira e condições de trabalho. Para aprofundar e enriquecer a discussão proposta, foram elencados teóricos educacionais, a fim de que proporcionasse uma análise qualitativa dos elementos envolvidos neste cenário. Por meio da análise do Indicador Educacional Adequação da Formação Docente foram tecidas considerações às políticas públicas com relação à formação inicial e continuada dos professores do Ensino Médio Estadual. Constatou-se que há inadequação docente nos estados analisados, o que constitui um grande desafio à conquista de uma educação de qualidade. No que se refere à formação continuada, os números tímidos com relação a professores mestres e doutores mostram que ainda são necessárias ações mais concretas para que haja crescimento na qualificação profissional docente. Com relação às condições de trabalho, verifica-se que há uma grande quantidade de professores admitidos em caráter temporário, o que gera instabilidade e insegurança para a profissão, e mostra a necessidade de investimentos em concursos públicos. Quanto ao esforço docente, é possível observar um crescente movimento de extensão e intensificação da jornada de trabalho, o que evidencia a desvalorização dos professores. E, por fim, no que se refere às condições infraestruturais das escolas de Ensino Médio, percebe-se um cenário de falta de materiais e instalações adequadas para a garantia de um acesso igualitário ao ensino, assim como para assegurar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Os aportes teóricos possibilitam a compreensão de que a melhora neste cenário passa, necessariamente, pela priorização do PNE e pela instituição de um Sistema Nacional de Educação.Dissertação Acesso aberto Acesso dos afrodescendentes ao sistema educacional(2015) Silva, Robson Heinzen daA presente pesquisa em nível de mestrado teve como objetivo explicitar, compreender e analisar as Leis do Ventre Livre (1871) e Afonso Arinos (1951) nas suas dimensões contextuais indicando avanços e/ou retrocessos no atual processo de acesso dos afrodescendentes no contexto educacional formal. Considerando tal objetivo definiu-se como objetivos específicos: identificar o contexto histórico dos dois momentos históricos estudados; localizar o processo histórico da escolarização dos afrodescendentes a partir da Lei do Ventre Livre e da Lei Afonso Arinos; cotejar o contexto histórico em que foram gestadas essas leis com o atual estado das políticas de acesso dos afrodescendentes no processo de escolarização. Para alcançar tais objetivos elegeu-se como metodologia de pesquisa a análise de documentos, mais especificamente a Lei do Ventre Livre (1871), a Lei Afonso Arinos (1951), além de um cotejamento com a Lei 10.639 (2003). Porém, esta última não foi objeto de análise direta, apenas serviu como referência do atual estágio das políticas de acesso dos afrodescendentes à educação superior. A riqueza de informações que se pode extrair de tais documentos pode justificar o seu uso em várias áreas das Ciências Humanas e Sociais no sentido de ampliar o entendimento de questões sociais cuja compreensão necessita de contextualização histórica e sociocultural. Em especial, no que diz respeito à inserção dos afrodescendentes no contexto educacional formal. O referencial teórico de base para as análises teve sustentação em estudos que focavam as relações étnico raciais e de afrodescendentes. Nas análises evidenciou-se o cenário histórico e as transformações sociais ocorridas no Brasil que proporcionaram o advento da Lei do Ventre Livre e da Lei Afonso Arinos, bem como a influência do sistema econômico como um dos vetores que impulsionavam essas modificações na sociedade brasileira. Em uma análise ascendente das duas leis percebeu-se um avanço na medida que a Lei do Ventre Livre proporcionou o acesso dos afrodescendentes ao ambiente formal de educação ao libertar os nascidos após essa lei e no caso de seus senhores os entregarem ao governo poderiam aceder a instituições de educação formal. A Lei Afonso Arinos, por sua vez, fez vigorar uma garantia de permanência dessas pessoas na escola ao garantir que as matrículas dos mesmos não poderiam ser negadas e prever punição aos discriminadores e "contraventores".Dissertação Acesso aberto Acesso e permanência das camadas sociais subalternizadas na educação superior(2013) Canarin, Ricardo TeixeiraA presente dissertação aborda questões a respeito da importância da Universidade como instituição social propícia à formação de indivíduos críticos. Discutimos a questão do acesso e permanência dos alunos que pertencem às camadas sociais subalternizadas (aqueles que precisam de algum tipo de subsídio para a sua permanência na Universidade) nas dimensões contextuais da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) num período de 2000 até 2010. Uma vez que a sociedade se estrutura de forma excludente para uma grande parte da população, a permanência na Universidade torna-se dificultada. No decorrer da dissertação caracterizamos o conceito de formação cultural do sujeito que possa potencializar a sua emancipação, concorrendo para a libertação do homem e da mulher das tutelas a que se encontram submetidos. Nossa hipótese é que esse procedimento pode ser facilitado a partir do acesso/permanência/egresso na Educação Superior. Nesse contexto, realizamos um estudo de caso na UNISUL que nos possibilitou uma análise das condições locais, regionais e da relação de igualdade e inclusão social no sentido do acesso/permanência dos acadêmicos nessa universidade. O procedimento metodológico utilizado na presente dissertação compreendeu quatro etapas. A primeira consistiu em analisar os dados da UNISUL, objetivando conhecer o contexto histórico e político da Universidade. Posteriormente obtivemos os números de alunos matriculados nos curso de graduação, no intervalo de 2000 a 2010. A próxima etapa foi coletar dados numéricos de bolsas e benefícios que foram ofertados pela instituição no referido período. A quarta e última parte foi dedicada à análise dos dados. Desse modo, fez-se necessário reconhecer quais as políticas de inclusão e permanência que a instituição oferece aos alunos de graduação que pertencem às camadas subalternizadas da sociedade. Os dados obtidos indicam que a proporção de benefícios/alunos de graduação frente às políticas de inclusão da referida instituição podem influenciar na permanência dos/as beneficiários/as por tais políticas na instituição. Sendo assim, por meio dessa permanência, os/as beneficiários/as podem estabelecer uma relação diferenciada com a sua formação ao longo do seu percurso acadêmico e diante das necessidades que se apresentam enquanto pertencentes ao que denominamos, neste trabalho, de camadas sociais subalternizadasDissertação Acesso embargado Uma “ad-miração” do ser no mundo d@s catad@res de material reciclável(2019) Silva, Rafael Cardoso daTexto indisponívelDissertação Acesso aberto Alfabetização de crianças da modalidade educação especial matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatal(2014) Mendes, Jacira AmadeuA presente pesquisa aborda o processo de alfabetização de crianças com deficiência matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatal-SC, com o objetivo de conhecer como ocorre o processo de alfabetização dessas crianças matriculadas em duas escolas da rede pública de Gravatal. Os sujeitos da pesquisa são duas crianças que frequentam o Bloco Alfabetizador em turmas do 1º e do 3º ano na rede pública do município de Gravatal, sendo uma escola municipal e outra estadual. Os dados foram coletados através de observação nas escolas/turmas em que as crianças sujeitos da pesquisa estudam e de entrevistas com suas professoras e diretores dessas escolas. O resultado das análises evidencia que os professores e diretores conhecem, em parte, as leis que regulamentam o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular. Os mesmos, também, afirmam que sentem dificuldades para o desenvolvimento das práticas pedagógicas envolvendo crianças com necessidades educacionais especiais, o que dificulta o seu processo de alfabetização pode estar contribuindo com a falta de frequência regular delas às aulas.Dissertação Acesso aberto Ambientalização curricular na educação infantil : um diálogo possível a partir das relações com a natureza, o afeto e o cuidado(2016) Zeglin, Irene VonsoviczThis research in a master¿s degree level, had as an objective to analyze if the Curricular Orientations for the Child Education in the Municipal Network (FLORIANÓPOLIS, 2012) in theCenter of Pedagogical Action of the Relations with the Nature and the National Curricular Guidelines for the Child Education (BRASIL, 2009a) present evidence and aids that collaborate with the curricular environmentalization process and consider the affection relationship and caring as essential to the forming process of the Child Education. The research, of qualitative, exploratory and documental matter, comprehended an analysis of the mentioned documents. The bibliographical uprising (literature) considered the theoretical assumption of the environmentalization theme. Twenty key-expressions that can signalize the existence of evidence and aids of an environmentalized curriculum: Social/Society, Sustain/Sustainability, social-environmental, ecology/ecologic, nature/natural (FIGUEIREDO; GUERRA, 2014) and others defined by this research (Environment Education, Environment, natural environment, biodiversity, environment sustainability, sustainability development, water, energy, consume, residue/trash, care, affection, tenderness, human values and love)were used. The searching for these key-expressions, in both documents, happened according to a generated file in a researchable Portable Document Format (PDF), using the ¿search¿ tool (SANTOS; FERREIRA, 2015). The reflection throughout the findings happened correlating with the researches in the area. Among the results, it was observed that, in the National Curricular Guidelines for the Child Education, from the twenty key-expressions researched, seven have been contemplated. Whereas, in the Curricular Orientations for the Child Education at the Municipal Network of Florianópolis, specifically at the Center of Pedagogical Action of the Relations with the Nature and the National Curricular Guidelines for the Child Education, twelve key-expressions have been contemplated. It is suitable to reinforce that the contexts of the key-expressions remind partially the evidence and aids to an environmentalized curriculum. Although the information found does not reflect a reality of a consolidated environmentalization process, it shows some possibilities in that way. It is important to emphasize that the simple occurrence of the key-expressions in the body of the studied documents does not necessarily mean that the curricular environmentalization have been fully incorporated, but may indicate some preoccupation in treating/incorporating the reflection/discussion of the aspects of the environmental problematic in this significant stage of the Basic Education. This research did not have as an objective to evaluate the documents, neither to attribute them a value judgment. It is believed that both documents may contemplate even more the relating aspects to the environmentalization and to the dimensions of the affection and caring in the Child Education. The tests done in this research, as aids to the Child Education, came from some adaptations of related authors. An environmentalized curriculum, in the conception of this research, must predict/propitiate that the unities of Child Education establish a more balanced and sustained relation with the environment; To commit with a formation founded in the affection and caring, organizing the institutions to be examples to the children and to the community . The educational environment, when applying approaches committed to the environmentalization and under the affection and caring, has the opportunity of becoming a reference to its community and to contribute to the formation of sensitive, affectionate, responsible, ethic citizens that are willing to assume a commitment with the social-environmental sustainability in all its nuances and dimensions.Dissertação Acesso embargado O ambiente natural como potencializador no processo educacional das pessoas com deficiência: sinuosas possibilidades(2019) Laurindo, GrazielaTexto indisponívelDissertação Acesso aberto A amorosidade no processo educativo(2013) Rodrigues, Márcia de SouzaO processo educativo escolar encontra-se imerso em um universo de contradições. Por um lado um discurso teórico que não se efetiva na prática e por outro um ensino totalmente desvinculado das vivências dos alunos. Durante séculos a escola se mantém com a mesma arquitetura escolar deixando à margem grande parte dos alunos do processo ensino e aprendizagem. Neste sentido, propus a temática A Amorosidade no processo Educativo, pelo fato de perceber na pesquisa a possibilidade de discutir questões relevantes acerca da prática pedagógica nas séries iniciais, especificamente da 1ª série do Ensino Fundamental, bem como inserir reflexões sobre a importância da afetividade no processo pedagógico. Visando contribuir com essas discussões, delimitei o enfoque da pesquisa: a amorosidade no processo educativo contribui para a aprendizagem dos alunos e para uma formação humana diferenciada? Utilizei como método a pesquisa qualitativa e uma investigação híbrida entre a fenomenologia e o estudo de caso por meio da pesquisa autobiográfica. Busquei investigar se o processo educativo, com o qual trabalhei com os alunos da Escola Giesberts, em Armazém/SC, do período compreendido entre 1983 a 2008, trouxe algum diferencial à vida acadêmica e pessoal desses alunos. Além de discutir se a amorosidadeconstitui-se elemento essencial à formação humana procurei analisar a importância de incorporar a Educação Ambiental no processo educativo escolar. A referida abordagem metodológica impulsiona essa investigação pelo sentido inovador, pensamento reflexivo e paixão que desperta em fazer pesquisa. Os resultados apontaram nas seguintes direções: o processo pedagógico quando conduzido com amor produz um diferencial na aprendizagem dos alunos; as emoções são a base do aprender; o aluno deve ser visto pelo professor de forma individualizada e em suas múltiplas dimensões, o processo pedagógico deve partir das vivências dos alunos; o diálogo é fundamental no processo ensino-aprendizagem; a educação trabalhada no espaço escolar deve buscar a felicidade; a ação pedagógica deve buscar a melhoria das relações sociais e a base epistemológica da Educação Ambiental é fundamental nesse processo, ou seja, contribui na formação dos alunos para edificar uma outra lógica planetária; o processo de ensinar a ler e escrever deve vir acompanhados de significados humanos; na 1ª série, do Ensino Fundamental, deve haver a fusão entre alfabetização e letramento; é importante ousar dentro do atual contexto escolar; não deve haver a separação entre o cognitivo e o afetivo no processo ensino e aprendizagem; o aluno deve ser acolhido em sua singularidade dentro do espaço escolar; enfim, que a sala de auladeve constituir-se em um ambiente de convivência amoroso porque o amor amplia a inteligência e contribui para tornar as pessoas melhores. Neste cenário de argumentações e memórias, deixo o convite para esse novo caminhar com o qual ouso sugerir a continuidade do presente estudo, com a esperança do sonho continuar e tornar-se uma realidade nas escolas. Uma borboleta traz em suas asas as cores que podem ser pintadas no papel, nós professores podemos trazer em nossas ¿asas¿ as cores com que queremos pintar essa nova escola.Dissertação Acesso fechado Aprendizagem do conceito teórico de equação do primeiro grau por estudantes do sétimo ano do ensino fundamental(2022-12-19) Gomes, GislaineO objetivo desta pesquisa foi investigar indícios de aprendizagem do conceito de equação do primeiro grau, em nível teórico, nas manifestações de estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, ao desenvolverem uma Tarefa de Estudo. Desse modo, a pesquisa foi realizada com base no método dialético, por meio do desenvolvimento de um experimento didático desenvolvimental sistematizado com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (DAVÍDOV, 1988) e Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2017). O experimento didático envolveu vinte e um estudantes matriculados no sétimo ano de uma escola pertencente a uma rede pública de ensino do sul do estado de Santa Catarina, ao longo de doze aulas distribuídas nos meses de outubro e novembro de 2022. Portanto, o meio de apreensão dos dados consiste em uma tarefa de estudo composta por quatro ações de estudo, conforme seguem: 1) revelação da relação essencial do conceito de equação (relação todo - partes) nas formas objetal e gráfica; 2) modelação da relação entre o todo e duas de suas partes na forma literal; 3) transformação do modelo geral da relação essencial em equações particulares para o estudo da interconexão de seus elementos; e 4) concretização de procedimentos de solução de equação enquanto síntese das múltiplas determinações estudadas nas ações anteriores. Os dados foram capturados por meio de registros fílmicos, fotográficos e escritos. Para a análise foram selecionados episódios de manifestações orais, gestuais e/ou escritas que contiveram indícios de aprendizagem do conceito de equação do primeiro grau, em nível teórico.Dissertação Acesso aberto A arquitetura organizacional dos processos educativos do curso de direito da Unisul – unidade de Araranguá(2019) Machado Júnior, LaércioThe purpose of this project is to present the ongoing research linked to the post-graduate program stricto sensu in Education, UNISUL, bringing as a theme the training of teachers for Higher Education. The Law on the Guidelines and Bases of National Education - LDB, Law No. 9.394/96 and National Curricular Guidelines for the Law Undergraduate Course (DCN), as well as the pedagogical documents of the institutions of Higher Education - PPI and PPC, describe a profile with reflexive posture and critical view of the egress of the course of law, with a full training of the human person, fit for the exercise of citizenship and qualification for work. The research aims to analyze if the organizational architecture of the educational process (mainly through its objectives, teaching strategies and evaluation) proposed in the teaching plans of Unisul law course, unit of Araranguá, make it possible to achieve the established egress profile documents of the course. The research is based, theoretically, on the productions of Pimenta & Anastasiou (2003), Anastasiou & Pessate Alves (2006), Cunha (2014), Becker (1993), Mizukami (1986), Moraes (2014), Piaget (1985), Perrenoud (1999), Severino (2016), among other authors. The research will be developed from the historical-cultural theoretical-methodological reference, proposed by Le Goff, in the Book History and Memory (1990), that will allow the researcher's look on the historical documents, intentionally fabricated by that society that produced it, demystified (dismantled, demolished) by the set of monuments (inheritance of the past) created around the document (such as classroom or teaching plan), digging the truth behind the document (researcher's role is critical to the document), seeking the lived history, and not simply the objective and scientific history described in the document. This methodology allows us to know the present by the past and the past by the present, and in its dialectical dimension of the narrated stories allows us to seek the present-future or future-present with the suggestion of techniques of "teaching" (ANASTASIOU & PESSATE ALVES, 2006) and evaluation as an ally in the formation of the student profile. The research will be developed by the inductive method and the technique of bibliographical and documentary revision, being of qualitative character, which, according to Severino (2016) leads to the analysis of the contents of the research, and not only the quantities or percentages, even though they are relevant . The collection and collection of data will take into account the analysis of bibliographic references and pedagogical instruments that guide the Law Course of Unisul, unit of Araranguá, to confront them with the teaching plans of teachers. The semi-structured interview with teachers can also be used when and if necessary for a better understanding and complementation of the data collection. We will analyze 10 teaching plans, randomly chosen, one for each semester, from the beginning to the end of the course, between the learning units with 60 hours. In the analysis of the plans, it was possible to observe the prevalence of relational pedagogy, with dialectical teaching and learning practices, dialogic expository classes, group work development, encouragement of academic research and production, activities that allow approximation to practice, and many experiences creative and well structured in teaching strategies. However, although this choice of relational and dialectical strategies of teaching and learning is visible, the same movement is not perceived in the methods of evaluation, where it is verified that about 80% of the chosen methods are restricted to written evaluations that value the memorization, without concern for the procedural nature of the evaluation, restricting the student's conceptualization. As results, we intend to verify if the methodological and evaluative choices proposed by the teacher account for forming the egress profile as defined in these instruments. It also seeks to demonstrate the need for pedagogical training of the law professor for the best practice of teaching practice.Dissertação Acesso aberto Aspectos sociais, culturais e escolares das crianças que reprovam no 3º ano do ensino fundamental, no estado de Santa Catarina(2021) Nogaredo, Angelina dos Anjos SilvaA presente pesquisa tem como objetivo conhecer os aspectos sociais, culturais e escolares das crianças que reprovaram no 3º Ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas do estado de Santa Catarina. As informações foram obtidos na base dos microdados do senso escolar, ano 2013 no indicador de sinopses e estatísticas, nas pastas Escola, Turma, Matrícula e Docente, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Buscaram-se, também, informações na base dos microdados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem teórico metodológica do Materialismo histórico-dialético. Os principais autores, que serviram de base para a presente pesquisa, foram: Gaudêncio Frigotto (2000), Antonio Gramsci (1995), e Antônio Joaquim Severino (2001) sobre Materialismo histórico-dialético; Luiz Carlos de Freitas (2004), sobre Aprendizagem em ciclos e avaliação; Magda Soares (2003), sobre Alfabetização e letramento; e Regina Leite Garcia (2001), sobre a Alfabetização das classes populares. Os resultados mostraram que, no ano de 2013, um total de 7% de crianças reprovaram ao fim do 3º Ano no estado de Santa Catarina, a maioria meninos, em torno de 66%. O índice maior de reprovação aconteceu entre os alunos de raça branca, residentes nas periferias do perímetro urbano. As reprovações ocorreram tanto nas escolas da rede estadual (40,3%) quanto das municipais (59,7%), percentuais proporcionais à distribuição das matrículas entre estas redes. A idade das crianças reprovadas variou entre 7 e 15 anos, sendo que 34,7% delas tinham 10 anos. Outro aspecto que parece ter contribuído para a reprovação no 3º Ano, foi a falta de condições de trabalho para os professores, a carreira imprecisa e a baixa remuneração, pois, no estado, 50% dos professores que atuaram no 3º Ano, em 2013, eram Admitidos em Caráter Temporário (ACT), condição que inviabiliza a continuidade de trabalhos na escola, dada a troca de estabelecimento de ensino a que estão submetidos anualmente. Além dos aspectos citados, outros foram levantados durante a pesquisa revelando que são muitos os fatores que contribuíram para a reprovação dos alunos no terceiro ano do Ensino Fundamental em 2013, em Santa Catarina.Dissertação Acesso aberto Assistente técnico-pedagógico (pedagogo) na escola pública catarinense: significados e sentidos da profissão.(2024-03) FILIPPI, ElianeA presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina dentro da Linha de Pesquisa Educação, História e Política, sob a temática da formação inicial do Pedagogo, especificamente sobre as finalidades desse profissional na função de Assistente Técnico Pedagógico (ATP). O objetivo central foi compreender as finalidades do cargo de Assistente Técnico Pedagógico (pedagogo) das escolas da rede pública estadual de Santa Catarina - SC. Os objetivos específicos estabelecidos foram: 1) identificar os condicionantes sócio históricos das políticas educacionais de Santa Catarina no cargo de ATP (pedagogo); 2) refletir sobre relações da educação com o processo de globalização neoliberal estabelecidas a partir dos anos 1990 e a criação do cargo do ATP; 3) conhecer aspectos legais da história de formação de pedagogos no Brasil e a influência no percurso do ATP; 4) Problematizar as finalidades da existência do cargo, identificando os sentidos e os significados do profissional do ATP (pedagogo) escolar. O estudo parte da hipótese de que o cargo de ATP (pedagogo) apresenta indefinições quanto à natureza, as finalidades e as atribuições específicas determinadas na Lei Complementar Nº 668, de 2015 (Santa Catarina, 2015a). Como problema da pesquisa, buscou responder: Quais as finalidades do cargo de ATP (pedagogo), que compõe o quadro de Apoio Técnico nas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina? Autores que ajudaram a elucidar o contexto pesquisado foram: Libâneo (2007; 2010; 2021; 2022); Saviani (1999; 2007; 2008; 2011; 2020); Gatti et al. (2019); Pinto (2006); Pimenta (2021); Pimenta, Pinto e Severo (2022); Cury (1986); Frigotto (1997; 2009); Cunha, Sousa e Silva (2023); e Evangelista (2014). A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, sendo também exploratória, com estudo documental, descritivo e interpretativo. Foram utilizadas entrevistas com 8 (oito) servidores (ativos/inativos/desligados) da Secretaria da Educação (SED) do Estado de Santa Catarina para a coleta de dados. O materialismo dialético foi o caminho para analisar os dados desta pesquisa. As categorias encontradas foram as seguintes: a) finalidades/atribuições do cargo de ATP (pedagogo) escolar em Santa Catarina; b) a formação inicial e continuada do pedagogo escolar no Brasil e Santa Catarina; e c) sentidos e significados do profissional ATP (pedagogo) escolar em Santa Catarina. Os resultados permitem identificar mais de um posicionamento acerca das finalidades da existência do referido cargo. Observaram-se marcas de um sistema educacional pensado na intenção de adequação aos princípios organizativos da economia global capitalista.Dissertação Acesso aberto Avaliação nacional de alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013-2015(2017) Alberton, RosaneThe research titled National Evaluation of Alphabetization (NEA) and its implications of everyday life in school from the perspective of the headmasters of the municipality of Braço do Norte 2013-2015 is part of a research project linked to the Observatory Program of Education – CAPES/OBEDUC that has been in development since 2012. It aims to investigate the repercussions/impacts of the National Evaluation of Alphabetization in the everyday life of the public schools of Braço do Norte, a municipality in the Association of Municipalities in the Region of Laguna – SC from the perspective of the headmasters of the schools in this municipality. Therefore, the specific objectives: identify the guiding directives of national evaluation policy for basic education; identify the principles, guidelines and characteristics of the National Evaluation of Alphabetization; identify the daily activities of the alphabetizing teachers related to the National Evaluation of Alphabetization; verify how the results of the National Evaluation of Alphabetization is utilized in the school routine of the alphabetizing classes. The data was obtained through questionnaire and interview with all the headmasters of the schools in the researched municipality. According to the national educational policy, the test will produce indicators that will contribute to the process of alphabetization in Brazil’s public schools. With these results, it is expected that the educational networks and the government will stablish improvement strategies regarding the educational processes. Regarding to the alphabetizing cycle, that comprehends 1st to 3rd grade of elementary school (INEP, 2013a), the results showed, on one hand, that there is a distancing between this External Evaluation established by the Ministry of Education and the pedagogical practice applied in the everyday of the schools. On the other hand, there is an adequacy of the schools to external determinations. From the information obtained from the headmasters of the schools, it is possible to infer that there is unfamiliarity, from the majority of the school community, in regard of the realization and the role of this evaluation. The application of the evaluation occurs in the schools, in most part, devoid of any discussion. In the same way, the results, when accessed by the schools, get little consideration from the teachers when reflecting upon the process of teaching and apprenticeship. At the same time, there is evidence of concern in regard of this evaluation, up to the point that it influenced alphabetizing teachers to take part in the National Pact of Correct Age Alphabetization, whose program has, as a goal, the training of the alphabetizing teacher, and the matters of the National Evaluation of Alphabetization having its contents and methods adjoined with the contents and methods of this Program. Key words: National Evaluation of Alphabetization. Alphabetization Evaluation. Policies of the Evaluation of Alphabetization.Dissertação Acesso aberto A banalização das práticas pedagógicas: notas sobre uma pedagogia de exceção em um centro de internação de adolescentes(2014) Silva, Otoniel RodriguesLa presente disertación tuvo como objetivo analizar, por intermedio de fuentes documentales, las prácticas pedagógicas que pasaron el proceso educacional de resocialización en el Centro Educacional Regional São Lucas (CER São Lucas), localizado en la Municipalidad de São José/SC, durante el tiempo de los años 2007 a 2011, ocurridas mediante la escolarización y profesionalización de jóvenes que cumplían medida socioeducativa de internación. El São Lucas funcionó durante 37 años como la principal institución destinada a la reclusión y aplicación de pedagogías correctivas/coercitivas a los jóvenes en el Estado de Santa Catarina. El problema de la búsqueda estaba relacionada al funcionamiento de la institución y las posibilidades educacionales de una institución que aprisiona para educar. Precisamente, la pregunta a ser respondida es ¿¿Qué tipo de `pedagoga¿ motivaba el cotidiano violente, degradante y sin perspectivas del desenvolvimiento humano para los internos?¿ En virtud de la imposibilidad de una búsqueda etnográfica, pues el CER fue demolido en 2011, se optó por el método de análisis documental teniendo como fuente principal los registros oficiales producidos por la secretaria de Seguridad Pública de Santa Catarina y demás órganos provinciales, además de otros registros como reportajes de periódicos y fotografías. A partir del análisis de estas fuentes, fue posible correlacionar las prácticas educativas desenvueltas en el CER São Lucas a lo que dicen los referenciales teóricos que tratan este campo. Para esto, utilizamos, principalmente, las consideraciones de Michael Foucault sobre el objetivo de las prisiones y los reflejos que la actuación de estas instituciones producen en el medio social. En hipótesis inicial, se deslumbró que el fracaso institucional del CER São Lucas estaría directamente relacionado a la macro-estructura socio-política, que todavía no concibe la marginalidad y sus desdoblamientos como problemas de origen socio-económico. Siendo así, el cuestionamiento delictivo de manera general y, específicamente, de la delincuencia juvenil sigue siendo tratado a partir de un lado punitivo, lo que ha contribuido para el agravamiento del problema. Al cabo de las análisis, se buscó descortinar en lo que se traducía la violencia que pedagógicamente era imputada a los internos de la institución, concluyendo tratarse de una ¿pedagógica exceptiva¿, que era imputada sobre el individuo aprisionado. Se alega que aprisionar adolescentes, por tras del discurso del cuidado o de la resocialización, es una antigua práctica de control social que, con el pasar del tiempo, viene renovándose, a modo de atender las necesidades socio-económicas y políticas de la época. La sociedad se encuentra por delante de un camino sin salida, que puede ser, la existencia de instituciones disciplinares que normalizan adolescentes a través de prácticas punitivas, pero, dichas prácticas están endesacuerdo con lo que previene la letra de la Ley. La explicitación de la ¿pedagógica exceptiva¿ contribuyó para que el São Lucas fuera intermitido y demolido. ¿Será necesario otro?Dissertação Acesso fechado A base nacional comum curricular (BNCC) e as concepções de educação integral(2021) Flôr, Maira de SouzaA presente pesquisa tem como foco as concepções de Educação Integral presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este conceito vem sendo usado na história da educação brasileira desde o início do século XX, remontando a proposta escolanovista na figura de Anísio Teixeira, com reedições nas décadas seguintes sob diferentes perspectivas de compreensão: tempo integral; formação humana integral; formação multidimensional do ser humano; proteção social integral, ou seja, um conceito polissêmico que, a depender do contexto e interesse, parece indicar diferentes direções. O conceito não é novo e a linguagem por si só não é transparente, por isso foi preciso analisá-lo em sua totalidade para desvelar a ideologia que o atravessa. A BNCC é um documento normativo que visa a balizar a qualidade da educaão brasileira e anuncia seu compromisso com a Educação Integral, propondo como fundamento pedagógico a noção de competência. Como a Base foi concebida em meio a uma crise política e econômica no Brasil, com influência da ideologia neoliberal, definiu-se como problema: quais as concepções de Educação Integral adotadas na BNCC? E como objetivo: compreender as concepções de Educação Integral presentes na BNCC. Para responder a este objetivo foi necessário: caracterizar diferentes concepções de Educação Integral ao longo da história; identificar as concepções de Educação Integral na BNCC; problematizar o contexto políticoeconômico da formulação da BNCC; analisar as concepções de Educação Integral presentes na BNCC. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental, com enfoque teórico conceitual, cujo documento base é a própria BNCC (BRASIL, 2018). Uma pesquisa orientada pela abordagem teórico-metodológica materialista histórico-dialética, utilizando os autores de referência: Martins (2008), Tonet (2011), Frigotto (1991), Thompson (1981), Kosik (1976), dentre outros. O processo da pesquisa passou por múltiplos movimentos de ênfase entre as fases de abstração, análise e síntese. Neste processo realizou-se uma seleção, organização e sistematização dos excertos da BNCC referentes à Educação Integral que culminou na definição de 4 categorias de conteúdo: Educação Integral apresentada como justificativa de ordenamento jurídico das políticas públicas para educação; Educação Integral como sinônimo de formação multidimensional; Educação Integral na perspectiva pragmatista e Educação Integral como garantia de direitos humanos. Como resultado encontrou-se o predomínio da presença da ideologia neoliberal que perpassa todas as categorias, marcadas pelo atravessamento do conceito de competência como fundamento pedagógico, norteador de uma quantificação da educação a partir de parâmetros internacionais, incentivando a construção de currículos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Médio, que facilitem uma Educação Integral forjada de responsabilização individual por desempenho. Um processo que tira o foco da necessidade de uma solução efetiva para garantia de condições de acesso e permanência na escola. Pode-se concluir, portanto, que os silêncios, em nome da neutralidade, assim como a vulgarização do conceito de Educação Integral, com a popularização do seu significado, revelam seu esvaziamento semântico e apontam para a necessidade da leitura crítica das outras costuras ideológicas incluídas na BNCC.Dissertação Acesso aberto Bloco alfabetizador(2013) Cardoso, Rosinete Costa Fernandes,Resumo: O estudo apresenta uma discussão a respeito da atuação dos gestores em relação aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, denominado Bloco Alfabetizador, após a materialização da Lei nº 11.274, de 06 de junho de 2006. O foco nesses profissionais sustentase no pressuposto de que estes ocupam uma função com condições de interferir no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, com possibilidades de oportunizar que mais crianças apropriem-se de tal conhecimento, fundamental para que outros, atrelados ao papel da escola, sejam, então, acessados. Propõe-se, para tanto, a reflexão sobre o contexto onde atuam esses profissionais, qual seja, sobre o modelo de gestão que impregna a escola e sua influência nos posicionamentos e entendimentos que marcam a atuação dos gestores junto aos professores e crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto discorre, também, sobre a aprendizagem da leitura e da escrita como um conhecimento que, a despeito de servir a interesses presentes na agenda da reestruturação capitalista, a qual realinha seu modo de produção de forma a manter a hegemonia, configura-se como um instrumento importante para que as contradições imanentes à sociedade capitalista se desocultem para a população sujeita às aviltantes desigualdades sociais. Foi traçado como objetivo geral conhecer a atuação dos gestores em relação ao Bloco Alfabetizador nas escolas públicas da região da Associação dos Municípios da Microrregião de Laguna (AMUREL); e como objetivos específicos: descrever a percepção dos gestores sobre o Ensino Fundamental de nove anos, e analisar a atuação dos gestores em relação ao Bloco Alfabetizador nos momentos reservados ao planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi orientada pela perspectiva do materialismo histórico-dialético, dadas as condições que oferece para o desvelamento do complexo de determinações do objeto de estudo. A entrevista semiestruturada e a análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que apontaram práticas de resistência e de reprodução entre os gestores, evidenciadas em denúncias e ações que suplantam as dificuldades encontradas, ou na estagnação, consolidada por uma gestão que descentraliza para a escola demandas aquém das condições aí encontradas