A valorização do professor do ensino médio em Santa Catarina e Minas Gerais: limites e possibilidades

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Data

2021

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Medeiros, Gilvan

Orientador

Costa, Gilvan Luiz Machado

Coorientador

Resumo

The present study aimed to understand issues related to the valuation of high school teachers of Santa Catarina and Minas Gerais. To discuss this subject so dear to a quality education, were identified and analyzed journal articles related to the theme. The theoretical discussion was checked against data miners and teachers of Santa Catarina, extracted using the statistical software SPSS, mainly microdata School Census and PNAD (National Household Survey Sampling a), both from 2012. Was resorted also to statistical information of the subject teachers of high school of Santa Catarina and Minas Gerais database search "Teaching Work in Basic Education in Brazil." It was adopted as the axis of the valuation analysis of the high school teacher. Education of teachers of high school, career high school teacher and working conditions of the high school teacher: For this, the following content categories were treated. The study points to the limits and possibilities of exploitation of teachers surveyed states. There are challenges for the initial and continuing education, career, pay and working conditions. The analysis indicates problems of high school and their teachers, while pointing the challenges relating to education, career, pay and working conditions, and can contribute to the discussion on the definition of regular policies that meet the recovery teacher of high school. In this context, institutionalization is the core of the National System of Education as articulating element of a collective effort of federal entities, and the construction of a funding policy anchored in the perspective of quality public education. Such understanding should take into account the sanction made by the President of the Republic of Law. 13.005/2014 approving the National Plan of Education for the next decade.
O presente estudo objetivou compreender aspectos relacionados à valorização dos professores do Ensino Médio de Santa Catarina e Minas Gerais. Para problematizar esse tema tão caro a uma educação de qualidade, foram identificados e analisados artigos de periódicos relacionados à temática. A discussão teórica foi cotejada com dados dos professores catarinenses e mineiros, extraídos por meio do software estatístico SPSS, principalmente, dos microdados do Censo Escolar e Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem a Domicílio), ambos de 2012. Recorre-se, também, às informações estatísticas dos sujeitos docentes do Ensino Médio de Santa Catarina e Minas Gerais do banco de dados da pesquisa “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”. Adotou-se como eixo da análise a valorização do professor do Ensino Médio. Para tanto, foram tratadas as seguintes categorias de conteúdo: formação do professor do Ensino Médio, carreira do professor do Ensino Médio e condições de trabalho do professor do Ensino Médio. O estudo aponta limites e possibilidades à valorização dos professores dos estados pesquisados. A análise expressa problemas do Ensino Médio e de seus professores, ao mesmo tempo em que aponta os desafios relativos à formação, carreira, remuneração e condições de trabalho, e pode contribuir com a discussão sobre a definição de políticas regulares que venham ao encontro da valorização do professor do Ensino Médio. Neste âmbito, ganha centralidade a institucionalização do Sistema Nacional de Educação como elemento articulador de um esforço coletivo dos entes federados, e da construção de uma política de financiamento ancorada na perspectiva de qualidade para a educação pública. Tal compreensão deve levar em conta a sanção efetuada pela Presidenta da República da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação para o próximo decênio.

Palavras-chave

Ensino médio, Valorização docente, Sistema Nacional de Educação

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