A experiência de crianças da pré-escola no espaço da escola de ensino fundamental

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Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Carvalho, Fernando

Orientador

Simiano, Luciane Pandini

Coorientador

Resumo

The present research has the theme of Early Childhood Education. It aims to analyze the experience of pre-school children who are inserted in the space of elementary school. For that, an empirical research of the type of case study with ethnographic inspiration was carried out. The research subjects are a group of 15 children attending preschool enrolled in a Municipal Primary School located in Tubarão, southern Santa Catarina state. As a methodological strategy, field diaries, photographic records and children's drawings were used. In the analysis, we focused on the dialogue between authors and perspectives, such as ViñaoFrago;Escolano (1998), Benjamin (1994), Pandini-Simiano (2010, 2015), André (2000) and others. As a result, it’s emphasized that space isn’t something given, natural, neutral, hence the importance of an organized space for pre-school children. It’s understood that the organization of space can expand or limit the possibilities of children's experiences in Early Childhood Education. It was observed that the materiality of the space of the room frequented by children of the preschool in elementary school is composed of large tables and chairs, few toys, and the scarcity of external spaces. The organization of time is fragmented by pedagogical activities that reduce playing time and show a kind of acceleration, which places the preschooler in the face of the students' tasks. Such a perspective leads to the understanding that the insertion of pre-school children into the school space has encouraged educational relations with schooling, thus neglecting the specificities and the rights of children to a quality Early Childhood Education. In this sense, it’s important to rethink the insertion of children in these spaces, based on the needs and desires of children, considering their own way of relating to spaces, with others and with nature.
A presente pesquisa tem por tema a Educação Infantil. Objetiva analisar a experiência de crianças da pré-escola que estão inseridas no espaço da escola de Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica, do tipo estudo de caso, com inspiração etnográfica. Os sujeitos da pesquisa são um grupo de 15 crianças que frequentam a pré-escola inserida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada em Tubarão, sul do estado Santa Catarina. Como estratégia metodológica, foram utilizados diário de bordo, o registro fotográfico e os desenhos das crianças. Na análise, apostou-se no diálogo entre autores e perspectivas, como, por exemplo, Viñao Frago; Escolano (1998), Benjamin (1994), Pandini-Simiano (2010, 2015), André (2000) e outros. Destaca-se que o espaço não é algo dado, natural, neutro, daí a importância de um espaço organizado para as crianças da pré-escola. Entende-se que a organização do espaço poderá ampliar ou limitar as possibilidades de experiências das crianças na Educação Infantil. Observou-se que a materialidade do espaço da sala frequentado pelas crianças da pré-escola na escola de Ensino Fundamental é composta por mesas e cadeiras grandes, poucos brinquedos, além da escassez de espaços externos. A organização do tempo é fragmentada pelas atividades pedagógicas que reduzem o tempo de brincadeira e evidenciam uma espécie de aceleramento, que coloca a criança da pré-escola diante de afazeres dos sujeitos alunos. Tal perspectiva leva a compreender que a inserção das crianças da pré-escola no espaço da escola tem incentivado relações educativas escolarizantes, negligenciando-se, assim, as especificidades e os direitos das crianças a uma Educação Infantil de qualidade. Nesse sentido, ressalta-se a importância de se repensar a inserção das crianças nesses espaços, a partir das necessidades e dos desejos das crianças, considerando seu modo próprio de se relacionar com os espaços, com o outro e com a natureza.

Palavras-chave

Educação infantil, Pré-escola, Crianças, Espaço, Ensino fundamental

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