Saberes locais e escola: entre olhares, diálogos e encantos

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Data
2014
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silveira, Elaine Machado
Orientador
Marcomin, Fátima Elizabeti
Coorientador
Resumo
The popular knowledge of artisanal fishermen is rich, dynamic, a way of composing different life under very peculiar relationship with the natural environment. Area Imarui/SC, over the years, the artisanal fisherman was being placed in the margins of public policies, especially in the economic and cultural context, and the school can stand out as a place of possible perpetuation and dissemination of knowledge related to the popular cultural identity of these communities. Over six months, diagnostics and constructive intervention process were performed by the students, teachers and administrators in the School of Basic Education Eulina Heleodoro Barreto aiming to instigate processes sensitizers with the school community to value the popular knowledge related to artisanal fisheries with a view to stimulating the context of such knowledge to the educational process. We used a methodological hybridity involving participation research, ethnoecology and study of the environment, anchored in phenomenology, directing the actions that were performed during diagnostic and interventional construction of the six meetings. Besides raising awareness of the importance of knowledge related to artisanal fisheries, much broader discussions, especially those related to recognition of participants as belonging to their communities, the concepts of culture and local culture subjects occurred, as well as matters relating to critical reflection about being and the world, under the responsibility and care. However, due to various factors, teachers and administrators attended the meetings sporadically, thus incorporating the educational process of knowledge related to fishing did not occur satisfactorily. However, several strategies/tactics that promoted interventional constructive discussion and awareness for the development of artisanal fisheries in the school environment were used. We therefore recommend that the working conditions of these subjects, a greater awareness of the whole school community, thus focusing on the effective incorporation of such knowledge to the educational process , occurring a formative action of longer duration, with teachers and administrators, adequate ( actors ), thereby encouraging greater involvement of the whole school. Keywords: Popular knowledge. Artisanal fishermen. School. Constructive intervention process.
Os saberes populares, dos pescadores artesanais, são ricos e dinâmicos, compondo um modo de vida diferenciado mediante relações muito peculiares com o ambiente natural. Na região de Imaruí/SC, ao longo dos anos, o pescador artesanal foi sendo colocado à margem das políticas públicas, principalmente no âmbito econômico e cultural, sendo que a escola pode se destacar enquanto local de possível perpetuação e disseminação dos saberes populares ligados à identidade cultural destas comunidades. Ao longo de seis meses, foram realizados diagnósticos e um processo interventivo construtivo, junto a alunos, professores e gestores da Escola de Educação Básica Eulina Heleodoro Barreto, com o objetivo de instigar processos sensibilizadores, junto à comunidade escolar, para a valorização dos saberes populares relacionados à pesca artesanal, com vistas a estimular a contextualização de tais saberes ao processo educativo. Utilizou-se de um hibridismo metodológico envolvendo pesquisa ação participante, etnoecologia e estudo do meio, ancorados na fenomenologia, direcionando as ações que foram realizadas ao longo dos diagnósticos e dos seis encontros interventivos construtivos. Além da sensibilização para com a importância dos saberes relacionados à pesca artesanal, ocorreram discussões muito mais amplas, principalmente aquelas relacionadas ao reconhecimento dos participantes enquanto sujeitos pertencentes à suas comunidades, aos conceitos de cultura e cultura local, bem como a questões relativas à reflexão crítica sobre o ser e sobre o mundo, no âmbito da responsabilidade e do cuidado. Porém, devido a vários fatores, os professores e gestores participaram esporadicamente dos encontros, portanto, a incorporação ao processo educativo dos saberes relacionados à pesca não ocorreu de maneira satisfatória. No entanto, foram utilizadas diversas estratégias/táticas interventivas construtivas que promoveram a discussão e a sensibilização para a valorização da pesca artesanal no ambiente escolar. Portanto, recomendamos que, para uma maior sensibilização de toda a comunidade escolar, incidindo assim sobre a efetiva incorporação de tais saberes locais ao processo educativo, ocorra uma ação formativa de maior duração, junto aos professores e gestores, adequada as condições de trabalho destes sujeitos (atores), favorecendo desse modo um maior envolvimento de toda a escola.

Palavras-chave
Saberes populares, Pescadores artesanais, Escola, Processo interventivo construtivo
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