Estudo do meio como possibilidade para uma educação libertadora : a festa do Divino Espírito Santo de Mirim(Imbituba) como tema gerador
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Data
2021
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Custódio, Diego Fernandes
Orientador
Valença, Vera Lúcia Chacon
Coorientador
Resumo
Cette étude vise , en bref, pour discuter de la possibilité d'utiliser la méthodologie pour les études de l'environnement comme un mécanisme pour parvenir à une éducation libératrice , à travers le culte de Saint-Esprit dans la communauté de Mirim ( Imbituba / SC ) . En ce sens , l' étude elle-même décrit comme une proposition pour l' histoire de l'éducation dans la 4ème et 5ème années des qualités initiales de l'école primaire, à travers l'étude historique de la Culte Divin . Pour comprendre cette question , imprègne des questions telles que la théologie dogmatique catholique, l'origine du culte du Saint-Esprit en Europe au Portugal et son séjour dans les Açores et les bastions des Açores , la formation de l'identité culturelle - religieuse brésilienne et l'inclusion de la culture Açores , en particulier la dévotion à la Troisième Personne de la Trinité chrétienne , dans la communauté de Mirim ( Imbituba / SC ) . Par conséquent , nous essayons de comprendre ses racines et ses origines [ le culte du Saint- Esprit ] de comprendre les particularités existantes dans ces traditions et d'autres analyses concernant le domaine de l'éducation.
Este estudo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizar a metodologia do Estudo do Meio como mecanismo para se atingir uma Educação Libertadora, tendo como realidade analisada o Culto ao Divino Espírito Santo na comunidade de Mirim (Imbituba/SC), através de identificação de questões suleadoras para aplicação desta metodologia. Nesse sentido, o estudo delineia-se como uma proposta para o Ensino de História no 4º e 5º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, através do estudo histórico do Culto ao Divino. Para compreensão desse tema, permeia-se questões como a teologia dogmática católica, a origem do culto ao Espírito Santo na Europa, em Portugal e sua permanência nos Açores e nos redutos açorianos, a formação da identidade cultural-religiosa brasileira e a inserção da cultura açoriana, em especial à devoção à Terceira Pessoa da Trindade Cristã, na comunidade de Mirim (Imbituba/SC). Portanto, tentou-se entender as raízes e origens do culto ao Espírito Santo para perceber as peculiaridades existentes nessas tradições e posteriormente as análises referentes ao campo da educação, sob a ótica da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, propondo uma adaptação da Metodologia do Estudo do Meio para o Ensino de História na comunidade de Mirim.
Este estudo tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizar a metodologia do Estudo do Meio como mecanismo para se atingir uma Educação Libertadora, tendo como realidade analisada o Culto ao Divino Espírito Santo na comunidade de Mirim (Imbituba/SC), através de identificação de questões suleadoras para aplicação desta metodologia. Nesse sentido, o estudo delineia-se como uma proposta para o Ensino de História no 4º e 5º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, através do estudo histórico do Culto ao Divino. Para compreensão desse tema, permeia-se questões como a teologia dogmática católica, a origem do culto ao Espírito Santo na Europa, em Portugal e sua permanência nos Açores e nos redutos açorianos, a formação da identidade cultural-religiosa brasileira e a inserção da cultura açoriana, em especial à devoção à Terceira Pessoa da Trindade Cristã, na comunidade de Mirim (Imbituba/SC). Portanto, tentou-se entender as raízes e origens do culto ao Espírito Santo para perceber as peculiaridades existentes nessas tradições e posteriormente as análises referentes ao campo da educação, sob a ótica da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, propondo uma adaptação da Metodologia do Estudo do Meio para o Ensino de História na comunidade de Mirim.
Palavras-chave
Culto ao espírito santo, História, Pedagogia libertadora, Estudo do meio