A legalidade da divulgação nominal da remuneração dos agentes públicos em portais da transparência a partir da edição do decreto 7.724/2012.

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Fraga, Juliana

Orientador

Salvan, Julian de Freitas

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem como foco principal a efetividade e aplicação da Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011.Com o advento desta Lei modificou-se a maneira de dar publicidade aos gastos públicos, especialmente no que tange à divulgação da remuneração dos servidores de forma nominal em sítios na internet. O trabalho aborda também o princípio da publicidade na administração pública e sua aplicação prática. Para tanto analisa sua importância e objetivos, bem como os dispositivos constitucionais e infraconstitucionais que o tutelam e o limitam, sem deixar de desenhar sua trajetória para uma noção de transparência.Além da Lei 12.527 também foi analisado o Decreto que a regulamenta, a forma que lhe foi imposto, as mudanças e as certezas de que junto dele vieram. Foi analisado o posicionamento do STF acerca da divulgação nominal da remuneração dos agentes públicos, as diferentes opiniões acerca do assunto, seus benefícios e malefícios para a sociedade e o âmbito jurídico.Foram verificadas as diferentes vertentes sobre a divulgação nominal da remuneração dos agentes públicos e seu embate diante da proteção da privacidade e intimidade.

Palavras-chave

Direito Administrativo. Administração Pública. Princípio da Publicidade. Direito de Acesso a Informações. Lei de Acesso à Informação. Transparência.

Citação

Coleções