Educação Física

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prevalência de lesões em atletas de voleibol: uma revisão da literatura.
    (2023-12) HENINGS, Kelly Maiza; COSTA , Igor da; SILVEIRA , João Victor César Ferreira
    Introdução: O voleibol, uma das modalidades esportivas mais populares globalmente, enfrenta crescente preocupação com a saúde e segurança de seus praticantes, especialmente devido às lesões associadas à prática. Com fundamentos específicos que envolvem movimentos explosivos e saltos frequentes, ficando mais propensos a lesões. Objetivo: A pesquisa busca identificar a prevalência de lesões em atletas de voleibol, explorando os segmentos corporais mais afetados e os tipos mais comuns. Métodos: O presente estudo apresenta uma revisão narrativa da literatura. Foram selecionados 6 artigos, utilizando como base de dados o Google Acadêmico, como critérios de inclusão selecionamos artigos que analisaram a prevalência de lesões em atletas de voleibol, bem como o título condizente com nossa pesquisa, a pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2023. Resultados: Após a análise dos artigos identificou-se que o tornozelo é o segmento corporal mais afetado, seguido por joelhos, ombros e mãos. A entorse é considerada a maior causadora de lesões no tornozelo. No caso do joelho, lesões no ligamento cruzado anterior são mais comuns. O ombro também é suscetível a lesões devido aos movimentos repetitivos associados a bloqueios, saques e ataques. As mãos e dedos apresentam menor índice de lesões, porém impactos fortes podem resultar em luxações ou fraturas. Fatores de risco incluem a repetição de gestos motores específicos, prática intensiva e técnicas inadequadas. Conclusão: Com base na coleta e análise dos resultados, a pesquisa destaca que as lesões mais prevalentes no voleibol se concentram no tornozelo, seguidas pelos joelhos, ombros e nas mãos. Essas lesões frequentemente resultam em afastamento dos jogadores para recuperação. A implementação de estratégias preventivas eficazes é crucial para reduzir tais lesões.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O efeito do exercício físico na função cognitiva de crianças com TDAH: uma revisão literária
    (2023-12) SOUZA, Lucas Reinert de; OLIVEIRA, Felipe Gustavo
    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema amplamente discutido nos dias de hoje, afetando cerca de 5% a 8% das crianças em todo o mundo, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). O tratamento inclui abordagens medicamentosas e a utilização de exercícios físicos, como o futebol, lutas, danças entre outras modalidades que podem melhorar a atenção e a concentração. O TDAH é um transtorno que afeta crianças, mas pode persistir na vida adulta, causando problemas de comportamento, cognição e humor. É importante reconhecer que o TDAH pode afetar pessoas de todos os gêneros, embora seja mais frequentemente diagnosticado em meninos devido a diferenças na expressão de sintomas. Se não for tratado, pode levar a complicações na vida adulta, incluindo problemas de comportamento, cognição e humor, que podem se manifestar na forma de depressão e ansiedade. Esse estudo destaca a importância do exercício físico como parte do tratamento para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Vários estudos têm demonstrado os benefícios do exercício físico na melhoria da função cognitiva e no controle dos sintomas do TDAH. Entende-se destacar a importância do exercício físico no desenvolvimento de crianças com TDAH. A inclusão do exercício na rotina das crianças com TDAH pode ter impactos positivos em várias áreas de suas vidas, incluindo o crescimento acadêmico, profissional e social. Além disso, é de muita importância de envolver as crianças em esportes que lhes interessem, pois isso pode aproveitar o conceito de "hiperfoco", onde as crianças com TDAH podem concentrar-se intensamente em atividades que as cativam. Embora os resultados do exercício físico no TDAH possam variar de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de exercício, é uma opção de tratamento importante e natural que pode complementar outras abordagens terapêuticas. Os exercícios aeróbicos, em particular, podem ser benéficos devido aos efeitos positivos sobre os neurotransmissores, como a dopamina, que desempenham um papel fundamental no TDAH.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Relato de observação da interação social dos deficientes intelectuais nas aulas de basquete do projeto “todos no esporte”
    (2022-06-20) Borba, Gustavo; Cunha, Julio; Barboza, André
    A presente pesquisa teve como objetivo fazer um relato de observação da interação social dos deficientes intelectuais nas aulas de basquete do projeto “todos no esporte”, com idade de treze a dezenove anos. Para concretizar esse projeto foi criado um plano de aula com atividades aperfeiçoadas de forma lúdica , cooperativa e comunicativa voltadas ao equilíbrio, corrida, caminhada, flexibilidade, atividades de arremesso a cesta, atividades de agilidade e jogo completo de basquete em grupo. Enquanto o plano de aula era executado, contemplamos a timidez e insegurança dos jovens devido à falta de prática desportiva e má interação social na realização das aulas, entretanto, conforme os avanços das aulas, as orientações e incentivo do instrutor, notamos a redução do constrangimento e o aumento da determinação nas práticas de Basquete. Dessa maneira, concluímos que o basquete atua na melhora das relações sociais.
  • Monografia Acesso aberto
    Tipos de exercícios físicos e desvio postural em adolescentes: uma revisão de literatura
    (2021-12-08) Neumann, João Vitor; da Luz, Vinicius Souza
    O objetivo do trabalho foi revisar a literatura para identificar quais tipos de exercícios físicos são utilizados e trazem benefícios em adolescentes com desvios posturais. Para cumprir com o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de artigos na base de dados PubMed, entre os anos de 2014 e 2021. Dentre os 5 artigos selecionados para a revisão, verificou-se principalmente o uso de exercícios resistidos e de alongamento para a melhora dos desvios posturais em adolescentes.