Descobrindo um outro cinema: Uma animação 2D

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silveira, Ricardo Mendonça
Orientador
Silva, Cláudio Henrique
Coorientador
Resumo
The Brazilian cinema has seen an increasing number of views in the last decade, but it still has a small box office when compared to major international productions. And, this same issue is repeated in the broadcasting of films and national series in the programming of television stations and the provision of content on streaming platforms. As a result, the propagation of national culture has just been directly affected, which no longer has the prominence it should have, as well as affected the entire Brazilian population, which, in turn, ceases to be represented on the screens, with its cultural features lost and holding the possibility of enjoying the advances in the production of this art nationally, that is, not only from a social, but also an economic perspective. In the midst of this problem, the objective arose, through Animation Design and an animated short, to highlight the importance of national cinema as a way of preserving Brazilian culture and as a tool for identifying people with cinematographic productions. To this end, it was decided to promote, initially, a theoretical / bibliographical study of the connection between design and culture, national cinema and its barriers, the designer's contributions to animation and the principles of animation. field with the intention of understanding the motivations of the population's lack of interest in relation to national productions and, later, the animated short about the importance of national cinema as a form of cultural self-affirmation. For that, the research method of Prodanov and Freitas and the method of Bugay Animation Design were used. Thus, through the theoretical and field research that justified this project, it was understood, as a final result, the main reasons that distance people from national cinema, namely, the low offer and promotion when compared to other films and the phenomenon called “ foreignism ”, conception developed as a result of the strong influence that foreign contents, materials and thoughts end up projecting on the Brazilian population. Finally, through studies about animation design, it was possible to obtain the expected result, the conclusion of the animated short called “Discovering Another Cinema”.
O cinema brasileiro obteve um crescente número de visualizações na última década, porém ainda assim possui bilheterias pouco expressivas quando em comparação com as grandes produções internacionais. E, esta mesma questão se repete na veiculação de filmes e séries nacionais na programação das emissoras de televisão e disposição de conteúdos nas plataformas de streaming. Com isso, acaba diretamente atingida a propagação da cultura nacional, a qual deixa de ter o destaque que deveria, bem como, afetada toda população brasileira que, por sua vez, deixa de se ver representada nas telas, tendo seus traços culturais perdidos e não detendo a possibilidade de desfrutar dos avanços da produção desta arte nacionalmente, ou seja, não apenas num viés social, mas também econômico. Em meio a esta problemática surgiu então o objetivo de, por meio do Design de animação e de um curta animado ressaltar a importância do cinema nacional como forma de preservação da cultura brasileira e de ferramenta de identificação das pessoas com as produções cinematográficas. Para isso, optou-se por promover, inicialmente, um estudo teórico/bibliográfico da conexão do design com a cultura, do cinema nacional e suas barreiras, das contribuições do designer para a animação e dos princípios da animação, na sequência, uma pesquisa de campo com a pretensão de compreender as motivações do desinteresse da população em relação as produções nacionais e, posteriormente, o curta animado acerca da importância do cinema nacional como uma forma de autoafirmação cultural. Para tanto, foi utilizado o método de pesquisa de Prodanov e Freitas e o método de Design de Animação de Bugay. Assim, por meio da pesquisa teórica e de campo que justificou este projeto restou compreendido, como resultado final, os principais motivos que distanciam as pessoas do cinema nacional, quais sejam, a baixa oferta e divulgação quando comparado aos demais filmes e o fenômeno denominado “estrangeirismo”, concepção desenvolvida em decorrência da forte influência que os conteúdos, materiais e pensamentos estrangeiros acabam por projetar sobre a população brasileira. Por fim, através dos estudos acerca do Design de animação foi possível obter o resultado esperado, a conclusão do curta animado denominado “Descobrindo um Outro Cinema”.

Palavras-chave
Cinema nacional, Cultura, Design de animação
Citação
Coleções