Projeto de brinquedo que estimula o desenvolvimento motor fino
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Luz, Giovanna Barbosa
Orientador
Reinert, Fabíola
Coorientador
Resumo
The subject that will be addressed in this study is the fine motor development of
2 to 3 year old children. Neuropsychomotor development, responsible for learning to
control the body's muscles, is characterized by motor (physical) development, affective
(relationships), cognitive (thoughts and information processing) and language
(communication) development. To improve the fine motor development (minor and
specialized movements) of 2 and 3 year old children and prevent possible motor
difficulties, a toy wasdeveloped that has the appropriate activities. This academic work
justifies the choice of the subject and product, presenting the project problem and the
most appropriate solution, through research methodologies and Product Design
methodology. Goals were defined aiming to be fulfilled during the realization of the
project and, using a theoretical basis to analyze the information obtained, concepts
were generated for the generation of alternatives, so that the best one could be
prototyped, altered and detailed towards manufacturing.
O tema que será tratado neste estudo é o desenvolvimento motor fino de crianças de 2 a 3 anos de idade. O desenvolvimento neuropsicomotor, responsável pelo aprendizado de controle dos músculos do corpo, é caracterizado por desenvolvimento motor (físico), desenvolvimento afetivo (relacionamentos), cognitivo (pensamentos e processamento de informações) e da linguagem (comunicação). Para aprimorar o desenvolvimento motor fino (movimentos menores e especializados) de crianças de 2 e 3 anos e prevenir possíveis dificuldades motoras finas, foi desenvolvido um brinquedo que possui atividades adequadas para isso. Este trabalho acadêmico justifica a escolha do tema e produto, apresentando o problema do projeto e a solução mais adequada, através de metodologias de pesquisa e de Design de Produto. Objetivos foram definidos para serem cumpridos durante a realização do projeto e, utilizando uma base teórica para análise das informações obtidas, foram gerados conceitos para a geração de alternativas, para que a melhor pudesse ser prototipada, alterada e detalhada rumo à fabricação.
O tema que será tratado neste estudo é o desenvolvimento motor fino de crianças de 2 a 3 anos de idade. O desenvolvimento neuropsicomotor, responsável pelo aprendizado de controle dos músculos do corpo, é caracterizado por desenvolvimento motor (físico), desenvolvimento afetivo (relacionamentos), cognitivo (pensamentos e processamento de informações) e da linguagem (comunicação). Para aprimorar o desenvolvimento motor fino (movimentos menores e especializados) de crianças de 2 e 3 anos e prevenir possíveis dificuldades motoras finas, foi desenvolvido um brinquedo que possui atividades adequadas para isso. Este trabalho acadêmico justifica a escolha do tema e produto, apresentando o problema do projeto e a solução mais adequada, através de metodologias de pesquisa e de Design de Produto. Objetivos foram definidos para serem cumpridos durante a realização do projeto e, utilizando uma base teórica para análise das informações obtidas, foram gerados conceitos para a geração de alternativas, para que a melhor pudesse ser prototipada, alterada e detalhada rumo à fabricação.
Palavras-chave
Design Brinquedos Desenvolvimento motor fino.