O brownout nas operações de serviços aero médicos do corpo de bombeiros militar de Santa Catarina

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Data

2020

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Engenharias

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Coelho, Matheus da Silva

Orientador

Oliveira, Marcos Fernando Severo de

Coorientador

Resumo

This research aimed at investigating the measures and procedures that pilots in command of the helicopters of the Air Operations Battalion of the Military Fire Brigade of Santa Catarina carry out to prevent brownout. For this, the brownout and its risks for public safety aviation were conceptualized, a questionnaire was formulated and applied to the population of helicopter pilots of the BOA/CBMSC and alternatives were presented to avoid the brownout around the world. It is characterized as an exploratory research with bibliographic procedure in reports, regulations, articles and monographs, and field research, seeking to analyze the data obtained with the questionnaire applied in a predominantly qualitative way through tables and graphs. At the end of the research, it was concluded that in most cases the pilots seek to turn around and find a new place to land, however, there are also cases in which they request that the teams of firefighters on the ground perform the sprinkling of firefighting trucks over the intended landing site in order to avoid a possible dust cloud causing the brownout. These techniques used point out that the BOA/CBMSC bypasses the brownout most often by performing landing techniques, which meets the short-term solutions listed by studies carried out internationally and that, until then, technologies that help pilots are not used, listed in the same study, during the brownout.
A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar quais as medidas e procedimentos que os pilotos em comando dos helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizam para evitar o brownout. Para isso, conceituou-se o que é o brownout e seus riscos para a aviação de segurança pública, formulou-se a aplicou-se questionário para com a população de pilotos de helicópteros do BOA/CBMSC e apresentou-se alternativas para evitar o brownout ao redor do mundo. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória com procedimento bibliográfico em relatórios, regulamentações, artigos e monografias, e de pesquisa de campo, buscando-se analisar os dados obtidos com o questionário aplicado de forma preponderantemente qualitativa através de quadros e gráficos. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que na maioria das vezes os pilotos buscam por arremeter o pouso e buscar um novo lugar para pousar, porém, também há casos em que eles solicitam para que as equipes de bombeiros em solo realizem a aspersão de água, dos caminhões de combate a incêndio, sobre o local pretendido para o pouso a fim de evitar uma possível nuvem de poeira causadora do brownout. Estas técnicas utilizadas apontam que o BOA/CBMSC contorna o brownout na maior das vezes realizando técnicas de pouso, o que vai ao encontro das soluções a curto prazo elencadas por estudos realizados internacionalmente e que, até então, não são utilizadas tecnologias que auxiliem os pilotos, elencadas no mesmo estudo, durante o brownout.

Palavras-chave

Brownout, Aviação de Segurança Pública, Batalhão de Operações Aéreas, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

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