Pesquisa de clima organizacional: Como a pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada na empresa Nextar.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Tipo de documento
Relatório de Estágio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ferreira, Luana Antunes
Orientador
Roecker, Rejane
Coorientador
Resumo
The organizational climate of a company refers to the degree of satisfaction of its employees. This climate can be positively and negatively affected by several factors, such as benefits, work environment, feedback and recognition. In this internship report, an Organizational Climate Survey was developed to identify and analyze the climate present in Nextar. For this study, some topics were addressed, such as administration, people management, organizational climate and Organizational Climate Survey. The research, as for the object, was classified as exploratory and descriptive, having the classification of data collection by bibliographic type and by survey, used of primary and secondary data for data collection and performing the analysis and interpretation of the data in a qualitative and quantitative way. This study allowed the elaboration of an organizational climate survey with 30 questions, which was applied in the company Nextar. The survey was available for employees to respond from 08/10/2020 until 14/10/2020, where all 78 employees were invited to respond, but 41 responses were obtained. Analyzing the data obtained it was possible to identify the strengths, being the offer of good benefits to employees, supply of the necessary materials for work, feeling of pride on the part of employees in relation to their team and the company, the healthy relationship between employees, the feeling of trust in leaders and experts and the freedom to export ideas and suggestions, and it was also possible to analyze the weaknesses, being the lack of a career plan, feeling of not having the work recognized or valued by the company and the lack of transparency in relation to the objectives and decisions taken. With the weaknesses defined, an action plan was elaborated using the 5W2H tool, so that the company can improve these points. The 5W2H was prepared with 3 actions, one for each weak point, being preparation of a career plan, monthly meetings for positive feedback with leaders and employees and the dissemination of information about the decisions made by the company. Each action plan relies on why the action needs to be prepared, how it will be done, costs and the person responsible in the company so that these points can be put into practice and thus improve the climate present in the company.
O clima organizacional de uma empresa se refere ao grau de satisfação dos seus funcionários. Esse clima pode ser afetado positivamente e negativamente por diversos fatores, como benefícios, ambiente de trabalho, feedback e reconhecimento. Neste relatório de estágio foi desenvolvido uma Pesquisa de Clima Organizacional para identificar e analisar o clima presente na empresa Nextar. Para esse estudo foram abordados alguns temas, como administração, gestão de pessoas, clima organizacional e Pesquisa de Clima Organizacional. A pesquisa, quanto ao objeto, foi classificada como exploratória e descritiva, tendo a classificação da coleta de dados por tipo bibliográfico e por levantamento, utilizado de dados primários e secundários para a coleta de dados e realizando a análise e interpretação dos dados de forma qualitativa e quantitativa. Esse estudo permitiu a elaboração de uma pesquisa de clima organizacional com 30 questões, que foi aplicada na empresa Nextar. A pesquisa ficou disponível para os colaboradores responderem do dia 08/10/2020 até o dia 14/10/2020, onde todos os 78 colaboradores foram convidados a responder, mas obteve-se 41 respostas. Analisado os dados obtidos foi possível identificar os pontos fortes, sendo o oferecimento de bons benefícios aos colaboradores, fornecimento dos materiais necessários para o trabalho, sentimento de orgulho por parte dos funcionários em relação a sua equipe e a empresa, o relacionamento saudável entre os colaboradores, o sentimento de confiança nos líderes e especialistas e a liberdade para exportar ideias e sugestões, e também foi possível analisar os pontos fracos, sendo a falta de um plano de carreira, sentimento de não ter o trabalho reconhecido ou valorizado pela empresa e a falta de transparência em relação aos objetivos e decisões tomadas. Com os pontos fracos definidos, foi elaborado um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H, para que a empresa consiga melhorar esses pontos. O 5W2H foi elaborado com 3 ações, uma para cada ponto fraco, sendo elaboração de um plano de carreira, reuniões mensais para feedbacks positivos com os líderes e colaboradores e a divulgação de informações sobre as decisões tomadas por parte da empresa. Cada plano de ação conta com o motivo pelo qual a ação precisa ser elaborada, como será feita, custos e o responsável na empresa para que esses pontos possam ser colocados em prática e, assim, melhorar o clima presente na empresa.

Palavras-chave
Gestão de pessoas, Pesquisa de Clima Organizacional, Empresa Nextar
Citação
Coleções