O trabalho docente e o atendimento socioeducativo nos espaços de privação de liberdade em Tubarão/SC

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Carniato, Márcio Henrique Teixera

Orientador

Cruz, Tânia Mara

Coorientador

Resumo

The research, with an exploratory nature, aimed to analyze the pedagogical experiences of teachers who teach at a socioeducational service center in the municipality of Tubarão. The production of data took place from a semi-structured interview with three teachers who worked in the spaces of deprivation of liberty intended for adolescents. As research results, the following stand out: the expression of fear feelings coming from teachers who work in the socioeducational space, the obstacles that concern with institutional security in the deprivation of liberty spaces creates in the pedagogical relationship, the difficulty of contextualizing the curriculum for these spaces and, finally, the need for pedagogical support and continuing education for teachers who teach in the socioeducational context.
A pesquisa, de caráter exploratório, teve por objetivo analisar as experiências pedagógicas de professores que lecionam em um centro de atendimento socioeducativo no Município de Tubarão. A produção de dados se deu a partir de entrevista semiestruturada com três professoras que atuaram nos espaços de privação de liberdade destinados aos adolescentes. Para referencial teórico pautou-se em autores como Lígia Martins e Tiago Lavoura (2018), Cyntia Bisinoto (2015) e Ana Luiza Castro (2008), e Emerson José Diecks Fernandes (2017. Como resultados da pesquisa destacam-se: a expressão de sentimentos eventuais de medo dos professores que atuam no espaço socioeducativo, os obstáculos que a preocupação com a segurança institucional nos espaços de privação de liberdade cria na relação pedagógica, a dificuldade de contextualização do currículo para estes espaços e, por fim, a necessidade de suporte pedagógico e de formação continuada para professores que lecionam no contexto socioeducativo.

Palavras-chave

Experiências docentes, Atendimento socioeducativo, Educação em espaços de privação de liberdade

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